Edição Atual

v. 26 n. 1 (2022): VIRGINIA WOOLF E JANE AUSTEN: LEITURAS CENTENÁRIAS
Capa: Lucas Maranhão

A edição da IPOTESI Revista de Estudos Literários, v. 26, n. 1, de jan./jun. 2022, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, recebeu contribuições que estabelecem diálogos entre a obra woolfiana e a obra austeniana, recuperando e expandindo as leituras encaminhadas pela crítica especializada na celebração do centenário da publicação do ensaio de Virginia Woolf, intitulado “Jane Austen Practising” (1922), cujas repercussões ainda hoje informam possíveis leituras da obra austeniana. As impressões de Woolf sobre a juvenília de Jane Austen coletadas no ensaio de 1922 revelam alguns dos traços que dariam à Austen um lugar cada vez mais privilegiado na ideia woolfiana de tradição. Afinal, já neste ensaio Woolf afirma que a voz da escritora circunscreve os mundos e as personagens que cria, claramente delimitando o horizonte das experiências femininas e ironicamente esboçando um riso que pode colocar este mesmo horizonte em tensão. Tomando parte neste ano de celebrações centenárias dos modernismos globais, este número da IPOTESI reúne trabalhos que tematizam a presença de Jane Austen na escrita woolfiana — seja em seus romances, contos, ensaios, diários, cartas, ou quaisquer outros escritos — e/ou que investigam a relevância do legado austeniano para que Woolf enquadrasse as discussões modernistas em torno da tradição e do talento individual de outra maneira, por meio da frase ou “sentença feminina” de Austen que Woolf resgata em Um quarto todo seu (1929).

Este número da IPOTESI também possui as seções "Outros Textos" (com artigos que não são contemplados pelo tema do Dossiê, mas que possuem relevância na área dos Estudos Literários), "Tradução", "Entrevista" e "Escrita Criativa".

Organizadores deste número: Prof.ª Dra. Nícea Nogueira (UFJF), Prof. Dr. Davi Pinho (UERJ), Prof.ª Dra. Maria Aparecida de Oliveira (UFPB), Prof.ª Dra. Maria Rita Drumond Viana (UFOP/UFSC) e Prof.ª Dra. Patrícia Marouvo Fagundes (UERJ).

Colaboradora na Editoração: Prof.ª Dra. Patrícia de Paula Aniceto (UFJF)

Bolsistas: Bruna Montes Werneck de Freitas ( Doutoranda do PPG Letras: Estudos Literários - UFJF) e Fernanda Barroso e Silva ( Doutoranda do PPG Letras: Estudos Literários - UFJF)

Capa: Lucas Maranhão

Publicado: 2022-09-15

Apresentação

Outros Textos (Tema Livre)

Entrevistas

Escrita Criativa

Ver Todas as Edições