Sobre a Revista

A Ipotesi - Revista de Estudos Literários [ISSN 1982-0836] é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objetivo é  divulgar produções de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras. Dedicada a contribuições na área de estudos literários, a revista publica artigos (dossiê temático e dossiê de tema livre), resenhas, traduções e criação literária. O material enviado é avaliado pelos Editores de número e por pelo menos dois pareceristas ad hoc (Avaliação Cega por Pares).

Para saber mais sobre a revista (histórico, foco, escopo, periodicidade), clique aqui.

Para acompanhar as chamadas abertas, clique aqui.

Notícias

PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DE PUBLICAÇÃO - IPOTESI – REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS: V. 28, N. 1 DE 2024: Arquivos reais e imaginários entre Américas e Itália. Chamada de publicação prorrogada até 30 de junho de 2024.

2024-06-03

Esta proposta temática se insere na área dos estudos comparados que compreende a cultura dos países americanos de língua portuguesa e espanhola e a italiana, no intuito de reunir contribuições que tratem do rico emaranhado de trânsitos culturais entre essas regiões do mundo. As vertentes podem abranger tanto textos relacionados à análise de arquivos imaginários (pense-se nas representações, até mesmo estereotipadas, que vêm de um acervo imagético que não passou necessariamente pelo crivo autobiográfico, experiencial, do autor) quanto aqueles oriundos de uma vivência efetiva, de uma memória biográfica, pautadas em mudanças, estadias, viagens e contatos, relidos e “traduzidos” por meio de representações e transfigurações documentais e/ou ficcionais. Há, por exemplo, o caso de J. Rodolfo Wilcock, argentino que se muda para a Itália e passa a escrever em italiano; J. L. Borges, que lê Dante; Italo Calvino que lê o próprio Borges, que depois aparece também nos versos de Giorgio Caproni; a Commedia relida desde os Andes por Gamaliel Churata; as célebres viagens de Marinetti, Ungaretti, Gadda, Pasolini e outros, que passaram pelo território latino-americano; as visões mexicanas de Carlo Coccioli e Pino Cacucci. Pode-se ainda pensar no movimento contrário de José Carlos Mariátegui, Manuel Puig, Clarice Lispector, Murilo Mendes, Cecília Meireles, que tiveram uma experiência na Itália relatadas em suas obras, ou na imagem contida nas narrativas de Vitaliano Trevisan e Paolo Sorrentino de um Brasil como lugar de fuga, alienação e recomeços. Objetivo do dossiê é reler essa rede, às vezes rizomática, constituída de relações históricas e culturais, assim como de um fluxo descontínuo de leituras, interpretações e símbolos, a partir também da problematização de suas tensões, em suma “desarquivando” do seu limbo todo esse patrimônio histórico e imagético.

A revista “IPOTESI” também possui uma seção dedicada a outros textos (composta por contribuições que não contemplam o tema do Dossiê, mas que possuem relevância na área dos Estudos Literários). Aceitam-se contribuições em português, italiano, inglês, castelhano e francês.

Coordenadores de número: Prof. Dr. Andrea Santurbano (UFSC), Prof. Dr. Andrea Gialloreto (UNICH, Itália), Profa. Dra. Cláudia Tavares Alves (UFJF)

ENVIO DOS TEXTOS (Artigos, Traduções, Resenhas, Escrita Criativa) até o dia  30 de junho de 2024.

Saiba mais sobre PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DE PUBLICAÇÃO - IPOTESI – REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS: V. 28, N. 1 DE 2024: Arquivos reais e imaginários entre Américas e Itália. Chamada de publicação prorrogada até 30 de junho de 2024.

Edição Atual

v. 27 n. 2 (2023): “Popular music”: tradições em diálogo entre a Itália e as Américas
					Visualizar v. 27 n. 2 (2023): “Popular music”: tradições em diálogo entre a Itália e as Américas

Este número da IPOTESI  Revista de Estudos Literários, v. 27, n. 2, de jul./dez. 2023, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, surge a partir da colaboração dos pesquisadores Professor Stefano Colangelo (Università di Bologna – Itália) e Professora Cristina Perissinotto (University of Ottawa – Canadá), durante os cursos ministrados entre 2021-2023, no programa de cursos de inverno Global July com foco na internacionalização da UFJF. O número se debruça sobre os possíveis contatos e diálogos entre as tradições da “popular music” a as suas interseções com as literaturas, as artes figurativas e performáticas, assumindo como ponto de partida, de modo particular, a canção italiana e as diversas tradições da canção nas Américas. Nesse sentido, essa questão remete às experiências de compositores, cantoras e cantores italianos que incorporam em suas letras e em suas composições sugestões e elementos provenientes dos contextos literários e musicais das Américas. O número traz, também, as experiências dos compositores, das compositoras, das cantoras e cantores brasileiros como Caetano Veloso, Chico Buarque e Roberto Carlos entre outros que transitam nessas tradições. Nessa perspectiva, este número contempla estudos sobre as influências da música popular italiana nas Américas e vice-versa, seja a partir dos múltiplos contatos migratórios, seja a partir das relações entre os compositores, intérpretes, letristas e instrumentistas. Por fim, interagindo com as áreas temáticas propostas, também se aprofunda sobre a relação entre canção e literatura, em um plano formal, social e cultural.

Editores deste número:

Profa. Dra. Elena Santi (UFJF)

Prof. Dr. Pedro Bustamante Teixeira (UFJF)

Equipe editorial

Prof.ª Dra. Ana Beatriz R. Gonçalves (UFJF)

Prof.ª Dra. Elena Santi (UFJF)

Prof.ª Dra. Nícea Helena de Almeida Nogueira (UFJF)

Bolsistas:

Bruna Montes Werneck de Freitas ( Doutoranda do PPG Letras: Estudos Literários - UFJF)

Estela Candido Vieira (Treinamento Profissional – Ipotesi)

Fernanda Barroso e Silva ( Doutoranda do PPG Letras: Estudos Literários - UFJF)

Judithe de Melo Bertolini (Treinamento Profissional – Ipotesi)

Capa:

Judithe de Melo Bertolini (Treinamento Profissional – Ipotesi)

Publicado: 2023-12-07

Apresentação

Dossiê “Popular music”: tradições em diálogo entre a Itália e as Américas

Escrita Criativa

Ver Todas as Edições