v. 24 n. 1 (2020): Aquisição da Linguagem: abordagens teóricas e experimentais
Este volume temático reune trabalhos que investigam o processo de aquisição da linguagem com foco em aspectos fonológicos, prosódicos, morfológicos, sintáticos, semânticos ou pragmáticos, seja a partir da análise de dados naturalistas ou com base em metodologia experimental, sob abordagens teóricas diversas. A edição contém artigos que trazem contribuições para a discussão sobre a distinção entre o que é do domínio linguístico stricto sensu e o que pode ser caracterizado como demandas do uso efetivo da língua em aquisição.
Compõem a edição 18 artigos e um ensaio. A organização dos textos traz inicialmente três artigos sobre aspectos fonológicos e prosódicos, seguidos de sete artigos sobre questões lexicais, morfológicas, sintáticas e semânticas. A seguir, apresentam-se cinco artigos nos quais questões relativas ao bilinguismo/multilinguismo são tratadas. A aquisição atípica por populações especiais – quais sejam, indivíduos diagnosticados no contexto do denominado transtorno do espectro autista e portadores da Síndrome de Down – é o foco de interesse de mais três artigos na próxima seção. Encerramos essa edição com um ensaio.
Editoras do volume: Marina Augusto (UERJ) & Mercedes Marcilese (UFJF)