Edições anteriores

  • Fonologia e Ensino - Ahead of Print
    v. 24 n. 3 (2020)

    O ensino de uma língua na escola e em outros ambientes educativos significa, primordialmente, mostrar ao aluno o funcionamento da linguagem, sua estrutura, seus padrões. A Fonologia é uma área que possui como principal objeto de estudo os aspectos interpretativos dos sons e sua estrutura funcional dentro das línguas. Portanto, além da aquisição da linguagem, o aprendizado da leitura e da escrita perpassa os conceitos delimitados nessa área, embora o diálogo entre a disciplina de Fonologia e suas teorias ainda não ocorra de forma transparente no ensino de línguas. Tendo em vista todas essas questões que envolvem o ensino e o papel da Fonologia nos percursos formativos de professores e alunos, apresentamos o volume temático da revista Veredas "Fonologia e Ensino". O objetivo deste volume é reunir trabalhos experimentais e/ou teóricos que relacionem as diferentes abordagens teóricas da Fonologia ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. Compõem o volume artigos que contemplam o ensino de Português como L1, desde a alfabetização até os estágios mais avançados do processo de aprendizagem, o ensino de Português como L2 e sua relação fonológica com outras línguas, e o ensino de L2 para falantes nativos de Português.

    Editores do volume: Camila Tavares Leite (UFU), José S. Magalhães (UFU) & Aline Alves Fonseca (UFJF)

  • Volume Atemático
    v. 24 n. 2 (2020)

    O presente volume da Veredas contém nove artigos sobre diversas temáticas relevantes para os estudos linguísticos.

    Editores do volume: Mercedes Marcilese (UFJF), Paula Armelin (UFJF) & Alexandre Cadilhe (UFJF)

  • Aquisição da Linguagem: abordagens teóricas e experimentais
    v. 24 n. 1 (2020)

    Este volume temático reune trabalhos que investigam o processo de aquisição da linguagem com foco em aspectos fonológicos, prosódicos, morfológicos, sintáticos, semânticos ou pragmáticos, seja a partir da análise de dados naturalistas ou com base em metodologia experimental, sob abordagens teóricas diversas. A edição contém artigos que trazem contribuições para a discussão sobre a distinção entre o que é do domínio linguístico stricto sensu e o que pode ser caracterizado como demandas do uso efetivo da língua em aquisição.

    Compõem a edição 18 artigos e um ensaio. A organização dos textos traz inicialmente três artigos sobre aspectos fonológicos e prosódicos, seguidos de sete artigos sobre questões lexicais, morfológicas, sintáticas e semânticas. A seguir, apresentam-se cinco artigos nos quais questões relativas ao bilinguismo/multilinguismo são tratadas. A aquisição atípica por populações especiais – quais sejam, indivíduos diagnosticados no contexto do denominado transtorno do espectro autista e portadores da Síndrome de Down – é o foco de interesse de mais três artigos na próxima seção. Encerramos essa edição com um ensaio.

    Editoras do volume: Marina Augusto (UERJ) & Mercedes Marcilese (UFJF)

  • Volume Atemático
    v. 23 n. 2 (2019)

    O presente volume da Veredas contém nove artigos e duas traduções sobre diversas temáticas relevantes para os estudos linguísticos.

    Editores do volume: Alexandre Cadilhe (UFJF), Mercedes Marcilese (UFJF) & Paula Armelin (UFJF) 

  • Linguística Latina: modelos, interpretações e análises linguísticas
    v. 23 n. nº 1 (2019)

    Nesta edição, reunimos contribuições de estudos de diferentes aspectos da língua latina, contemplando enfoques tanto microlinguísticos (fonologia, morfologia e sintaxe) quanto macrolinguísticos (com estudos sociolinguísticos, estudos do texto e do discurso) a fim de demonstrar que a interação entre o estudo do texto antigo e das teorias modernas sobre linguagem, mais do que possível, se faz necessária para a mútua contribuição entre essas áreas do conhecimento.

    Editores do volume: Fernanda Cunha Sousa (UFJF) & Fábio da Silva Fortes (UFJF)

  • Volume Atemático
    v. 22 n. 2 (2018)

    O presente volume é composto por dez artigos de pesquisadores/as atuantes em diferentes universidades distribuídas em diversas regiões do país. Tais artigos abordam perspectivas da Linguística teórica e aplicada, analisando dados linguísticas em perspectivas discursivas e linguísticas.

    Editores do volume: Alexandre José Cadilhe (UFJF), Ana Paula Grillo El-Jaick (UFJF), Mercedes Marcilese (UFJF) & Paula Roberta Gabai Armelin (UFJF)

  • Autoetnografia em Estudos da Linguagem e áreas interdisciplinares
    v. 22 n. 1 (2018)

    Compõem o presente volume quatorze artigos, uma resenha e um posfácio que, em conjunto, permitem traçar percursos e presenças dos sujeitos em pesquisas na autoetnografia em estudos da linguagem e áreas interdisciplinares.

    Editoras do volume: Maria das Graças Dias Pereira (PUC-Rio) & Amitza Torres Vieira (UFJF) 

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