Edições anteriores
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Morfologia
v. 28 n. 2 (2024)O volume 2024/2 da Veredas – Revista de Estudos Linguísticos tem como objetivo reunir trabalhos sobre a Morfologia das línguas naturais em abordagens descritivas e explicativas em diferentes perspectivas teóricas. Mais especificamente, encorajamos a submissão de trabalhos que apresentem e discutam fenômenos empíricos relevantes para a Morfologia e suas interfaces internas, considerando os outros níveis de análise linguística, como a Fonologia, a Sintaxe e a Semântica, por exemplo. Além disso, são de interesse deste volume questões morfológicas em diálogo com suas interfaces externas, como a Psicolinguística, seja a partir de fenômenos relacionados à aquisição de linguagem ou ao processamento linguístico, a Neurolinguística, além de questões relacionadas ao Ensino de Morfologia. Esta chamada se dá no contexto da realização do VI Colóquio Brasileiro de Morfologia no ano de 2023 e estimula a submissão de propostas de artigos oriundos do evento, mas não exclusivamente restritas a ele.
Organização do volume: Profa. Dra. Ana Paula Scher (USP/UFJF), Profa. Dra. Paula Armelin (UFJF) e Profa. Dra Indaiá Bassani (UNIFESP)
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Linguística Aplicada: trânsitos sobre Educação Linguística e Formação Docente
v. 28 n. 1 (2024)Este dossiê celebra os três anos da instituição da Comissão de Linguística Aplicada da ABRALIN, sob coordenação dos dois organizadores dessa edição da Veredas – Revista de Estudos Linguísticos da UFJF. Teve como propósito compor artigos de pesquisas concluídas ou em andamento que compartilham fundamentos epistêmicos transdisciplinares para pensar e propor outros modos de fazer Educação Linguística e Formação Docente em língua primeira ou adicional. Os trânsitos transdisciplinares em Linguística Aplicada podem abarcar campos como Interacionismo Sociodiscursivo, Antropologia da Linguagem, Sociolinguística Interacional, Análise do discurso, Análise da Fala-em-Interação, Estudos de Letramentos, Políticas Linguísticas, Pedagogia Crítica e Decolonial, Didática das Línguas dentre outros. Ao mobilizar tais lentes para produção de inteligibilidade sobre o mundo social, a educação e a linguagem, propusemos reunir trabalhos que considerem a escola, a sala de aula e os textos e discursos mobilizados no ensino de língua(s) como espaços privilegiados para pesquisa e intervenção/participação na produção de saberes e práticas comprometidos com a justiça social. Pesquisas que considerem os problemas produzidos pelo neoliberalismo, racismo, sexismos e ainda os movimentos de migração e refúgio no âmbito da relação entre Linguística Aplicada, Educação Linguística e Formação docente são também discutidas nesta edição.
Organização do volume: Prof. Dr. Alexandre Cadilhe (UFJF) & Prof. Dra. Eulália Leurquin (UFC/CNPq).
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Ensino de Línguas Estrangeiras Clássicas e Modernas: contribuições de teorias da linguagem para a sala de aula
v. 27 n. 2 (2023)O ensino de línguas estrangeiras configura um campo atravessado por discussões teóricas diversas, da sociopolítica das línguas estrangeiras à psicologia da aprendizagem; da didática das línguas à teoria de currículos escolares, entre muitas outras. Não menos importantes, mas talvez menos destacadas, são as concepções de língua e linguagem e as teorias que subjazem a essas noções amparadas pela Linguística ou pela Linguística Aplicada. O objetivo do presente volume temático é reunir contribuições que, voltadas para o ensino de línguas clássicas ou modernas, apresentem reflexões que se debrucem especificamente sobre as inter-relações entre os estudos da linguagem e a sala de aula de línguas adicionais, em seus mais variados formatos e contextos.
Organização do volume: Profa. Dra. Denise Weiss (UFJF) & Prof. Dr. Fábio Fortes (UFJF)
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Psicolinguística experimental
v. 27 n. 1 (2023)O volume 2023/1 da Veredas – Revista de Estudos Linguísticos reune trabalhos que abordam aspectos diversos do processamento e da aquisição da linguagem sob a perspectiva da psicolinguística experimental, incluindo ensino de línguas, variação linguística e processamento, bilinguismo e línguas minoritárias, dentre outros tópicos relevantes para a área.
Organização do volume: Prof. Dr. Cândido Samuel Fonseca de Oliveira (CEFET/MG); Profa. Dra. Mercedes Marcilese (UFJF/NEALP); Profa. Dra. Cristina Name (UFJF/NEALP).
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Volume atemático
v. 26 n. 2 (2022)O volume 26 – 2, que chega a público em dezembro de 2022 pode ser definido pela
diversidade. São artigos escritos por autores de muitas instituições brasileiras e estrangeiras.
A variedade não nos permite categorizar o material desse número – algo muito positivo
nessa publicação. Há artigos com temas de nichos nem sempre muito presentes em publicações
de estudos linguísticos, assim como artigos que tratam de temas que estão na confluência de
áreas diferentes. -
O lugar da oralidade em sala de aula: práticas de ensino escola à universidade
v. 26 n. 1 (2022)Durante muitos anos, o ensino de línguas concentrou-se, sobretudo, no ensino da leitura e da escrita. As capacidades de comunicação oral estariam reservadas à aprendizagem realizada, desde cedo, no seio familiar e com as demais crianças, e caracterizar-se-iam por uma natureza espontânea e informal. O interesse por um trabalho explícito em torno do oral é já hoje, de facto, uma realidade a poder ser cientificamente comprovada, a nível internacional. Este nosso dossiê, intitulado, precisamente, «O lugar da oralidade em sala de aula: práticas de ensino da escola à universidade», visa reunir contribuições que não só se detenham sobre esta problemática como também auxiliem na progressão do trabalho que tem então vindo a ser realizado neste campo científico.
Organização do volume: Prof. Dr. Joaquim Dolz (Universidade de Genebra); Profa. Dra. Luciana Graça (Camões, I.P./Universidade de Toronto; CIDTFF); Profa. Dra. Tânia Guedes Magalhães (Universidade Federal de Juiz de Fora)
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Português para estrangeiros
v. 25 n. 2 (2021)A oferta de formação para professores de Português que vão atuar trabalhando com alunos estrangeiros é, ainda hoje, relativamente escassa. São poucas as oportunidades de formação específica no nível de graduação e de pós-graduação. As possibilidades de estudo na área vão sendo construídas aos poucos, mas a demanda por informações cresce, dentro e fora do país. Muitos profissionais estão ingressando na área munidos apenas de vontade de acertar.
As universidades têm produzido pesquisas, mas os resultados desse esforço acadêmico permanecem fora do alcance do professor que procura se informar sobre o que está acontecendo na área hoje.
Nosso objetivo ao dedicar esse número da revista Veredas a essas pesquisas é reunir e divulgar artigos que possam contribuir para a formação do professor em formação ou em serviço, promovendo reflexões de cunho teórico que subsidiem suas práticas na sala de aula.
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O legado de Goffman aos estudos da interação social
v. 25 n. 1 (2021)Antecipando-se ao centenário de nascimento do sociólogo canadense Erving Goffman, a Revista Veredas propõe um volume especial dedicado à sua obra e sua influência nos estudos da linguagem e da interação social. O volume “O legado de Goffman aos estudos de interação social” com foco em suas contribuições aos estudos da linguagem e áreas interdisciplinares abarca estudos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros orientados por abordagens teóricas, metodológicas e práticas em interação social.
Organização do volume: Profa. Dra. Maria das Graças Dias Pereira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Prof. Dr. Édison Gastaldo (Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias - Brasil), Profa. Dra. Amitza Torres Vieira (Universidade Federal de Juiz de Fora).
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Fonologia e Ensino
v. 24 n. 3 (2020)O ensino de uma língua na escola e em outros ambientes educativos significa, primordialmente, mostrar ao aluno o funcionamento da linguagem, sua estrutura, seus padrões. A Fonologia é uma área que possui como principal objeto de estudo os aspectos interpretativos dos sons e sua estrutura funcional dentro das línguas. Portanto, além da aquisição da linguagem, o aprendizado da leitura e da escrita perpassa os conceitos delimitados nessa área, embora o diálogo entre a disciplina de Fonologia e suas teorias ainda não ocorra de forma transparente no ensino de línguas. Tendo em vista todas essas questões que envolvem o ensino e o papel da Fonologia nos percursos formativos de professores e alunos, apresentamos o volume temático da revista Veredas "Fonologia e Ensino". O objetivo deste volume é reunir trabalhos experimentais e/ou teóricos que relacionem as diferentes abordagens teóricas da Fonologia ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. Compõem o volume artigos que contemplam o ensino de Português como L1, desde a alfabetização até os estágios mais avançados do processo de aprendizagem, o ensino de Português como L2 e sua relação fonológica com outras línguas, e o ensino de L2 para falantes nativos de Português.
Editores do volume: Camila Tavares Leite (UFU), Aline Alves Fonseca (UFJF) & José S. Magalhães (UFU)
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Volume Atemático
v. 24 n. 2 (2020)O presente volume da Veredas contém nove artigos sobre diversas temáticas relevantes para os estudos linguísticos.
Editores do volume: Mercedes Marcilese (UFJF), Paula Armelin (UFJF) & Alexandre Cadilhe (UFJF)