Onde estão os Zukis? Recursividade com PPs locativos na aquisição de linguagem: um estudo experimental em PB
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2020.v24.30640Resumo
Dados na literatura mostram que estruturas geradas por recursividade direta (RD) aparecem mais tardiamente que as geradas por recursividade indireta (RI). O presente estudo aborda esta questão, ao comparar o desempenho de crianças de 4 e 5 anos, diante de encaixamento recursivo de 2 e 3 PPs locativos em estruturas RD e RI. Na tarefa de pareamento sentença-figura, os participantes tiveram maior acurácia pareando as sentenças RD. RI ficou no nível da chance. Os tempos de resposta (TR) foram maiores nas condições RD e o número de PPs não foi relevante. Crianças de 5 anos tiveram proporcionalmente mais acertos para RD e RI e TRs maiores, indicando maior engajamento na tarefa. Sugerimos que a dificuldade da interpretação semântica restritiva, a interface memória/sintaxe e a ausência de marca morfológica de RI para PPs locativos em PB sejam fatores atuantes no baixo desempenho frente à RI.