Decolonialidade e problemas ambientais contemporâneos
construindo uma ação pedagógica para o ensino de Biologia, na Residência Docente, baseada nos preceitos da educação ambiental crítica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.41325Keywords:
Ensino Remoto Emergencial, Sequência Didática, Unidade de ConservaçãoAbstract
A decolonialidade se constitui como ferramenta central de superação da hegemonia eurocêntrica nas escolas, através de novas epistemologias e práticas que buscam legitimar os conhecimentos e modos de vida dos povos originários e das comunidades tradicionais, bem como evidenciar a sua importância na proteção dos ecossistemas. Neste trabalho, socializamos os processos de criação, implementação e análise de uma sequência didática, desenvolvida em turmas do 3º ano do Ensino Médio, que aborda de forma crítica os problemas ambientais contemporâneos e o vínculo entre a espécie humana e os ecossistemas. A ação pedagógica teve como pilar central as relações construídas entre o território da Reserva Biológica Municipal de Poço D’anta de Juiz de Fora (MG) e as/os moradoras/es do seu entorno. Os resultados obtidos no processo despertaram reflexões sobre como a Educação Ambiental é difundida no ensino básico, em seu estado mais conservador, baseada no esvaziamento político das questões ambientais.
Downloads
References
ALCANTARA, Liliane Cristine Schlemer; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. Bem Viver como paradigma de desenvolvimento: utopia ou alternativa possível? Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 40, p. 231-251, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/48566/32108. Acesso em: 30 ago. 2023.
ALMADA, Emmanuel Duarte; VENANCIO, Bruno. Pode a Natureza Falar? Perspectivas para uma Educação Ambiental Multiespécie. Revista Interdisciplinar Sulear, n. 9, p. 67-81, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5429/3418. Acesso em: 30 ago. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASTOS, Felipe. “Eu fico meio sem saber como eu vou falar isso assim, do nada”: Currículo, Diversidade Sexual e Ensino de Biologia. In: Teixeira, P.P., Oliveira, R, D, V, L; Queiroz, G.R.P.C. Orgs. Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. 1. ed. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2019.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza: Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000; Decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002; Decreto nº 5.746, de 5 de abril de 2006. Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas: Decreto nº 5.758, de 13 de abril de 2006. Brasília: MMA, 2011. 76 p. Disponível em: https://sigam.ambiente.sp.gov.br/sigam3/Repositorio/511/Documentos/SNUC.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
CARMO, Gustavo Macêdo; BASSOLI, Fernanda. Residência Docente e Questões LGBTTIQA+: transpondo barreiras heteronormativas no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Revista Instrumento, v. 23, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/35112. Acesso em: 30 ago. 2023.
CARMO, Gustavo Macêdo; BASSOLI, Fernanda; BASTOS, Felipe; FERRARI, Anderson. "Nenhum professor, em nenhuma matéria, nunca falou sobre educação sexual...": gênero, sexualidade e educação na Residência Docente. Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 2, p.113-129, 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/4259/2983. Acesso em: 30 ago. 2023.
CASTRO, Eduardo Viveiros. Os Pronomes Cosmológicos e o Perspectivismo Ameríndio. MANA, v. 2, n. 2, p. 115-144, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/F5BtW5NF3KVT4NRnfM93pSs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2023.
DESCOLA, Philippe. Outras Naturezas, Outras Culturas. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
DIEGUES, Antônio Carlos. Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. 2. ed. São Paulo: NUPAUB-USP: Hucitec: Annablume, 2000.
DIEGUES, Antônio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. 3. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2001.
FRANCO, Maria Laura, P. B. Análise de Conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
JANNING, Daniel Prim; CASSIANI, Suzani. A Co-docência na formação de professores em Timor Leste: Reflexões sobre colonialidade e transnacionalização. In X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301629389_A_Co-docencia_na_formacao_de_professores_em_Timor_Leste_reflexoes_sobre_colonialidade_e_transnacionalizacao. Acesso em: 30 ago. 2023.
LEONEL, Mauro. O Uso do Fogo: o Manejo Indígena e a Piromania da Monocultura. Estudos Avançados, v. 14, n. 40, p. 231-250, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/4xySgCmSFMk5B8wmXxpzXSq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2023.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
NUNES, Pâmela Vieira; GIRALDI, Patrícia; CASSIANI, Suzani. Decolonialidade na Educação em Ciências: o Conceito de Bem Viver como uma Pedagogia Decolonial. Revista Interdisciplinar Sulear, n. 9, p. 199-219, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5651/3420. Acesso em: 30 ago. 2023.
PEREIRA, Thais Fernandes. Estudos Multiespécies: uma breve análise da teoria e de suas aplicações Revista Ensaios, v. 13, p. 106-126, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/40125/23098. Acesso em: 30 ago. 2023.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, n. 1, p. 1-14, 2009. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2116/3130. Acesso em: 30 ago. 2023.
RODRIGUES, Angélica Cosenza. A Educação Ambiental e o fazer interdisciplinar na escola. 1 ed. Juiz de Fora: FAPEB, 2008.
RODRIGUES, Angélica Cosenza; DIAS, Juliana Madalena Trifílio; AMORIM, Cassiano Caon. A formação continuada em um programa de residência docente: a experiência da UFJF. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 31-42, set./dez. 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/435. Acesso em: 30 ago. 2023.
RUFINO, Luiz; CAMARGO, Daniel Renaud; SÁNCHEZ, Celso. Educação Ambiental desde El Sur: A perspectiva da Terrexistência como Política e Poética Descolonial. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 7, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14520/11017. Acesso em: 30 ago. 2023.
SANTIAGO, Bárbara S.; REZENDE, Raquel F.; FERREIRA, Cássia C. M. Reserva Biológica Municipal de Poço D'Anta, Juiz de Fora/MG - Aspectos da Fragmentação de Habitat e Efeito de Borda. Gaia Scientia, v. 1, n. 1, p. 53-66, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/2228/1956. Acesso em: 30 ago. 2023.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. 2008. Plano de Manejo da Reserva Biológica Municipal Poço D'Anta. Juiz de Fora. 2008 [CD-Rom].
VILCHES, Amparo; GIL-PÉREZ, Daniel; PRAIA, João. De CTS a CTSA: Educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira; AULER, Décio (Org.). CTS e Educação científica, desafio, tendências e resultados de pesquisa. 1. ed. Brasília, DF: Editora UnB, 2011. p. 161-184.