O projeto “Pé na estrada” do Colégio de Aplicação João XXIII como ferramenta de aprendizagem significativa e valorização dos saberes tradicionais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34487

Palavras-chave:

Ensino de Ciências da Natureza. Aprendizagem Significativa. Conhecimentos Tradicionais. Interdisciplinaridade

Resumo

Atualmente a visão de Ciência como saber superior reforça o seu status hegemônico também dentro da escola. Contudo como ensinar ciências de forma que esse aprendizado seja relevante para a vida do estudante e contribua para a convivência em um mundo de tão vasta diversidade cultural? Defendemos, juntamente com autores da área, que o saber escolar deve se ocupar de ampliar a visão de mundo dos estudantes, fazendo-os perceber as diferentes formas de produção de conhecimento a que a humanidade dispõe. Com isso, o presente trabalho tem a intenção de discutir os impactos da visita às comunidades quilombola e caiçara, da Reserva Picinguaba - SP, sobre as concepções de saberes tradicionais dos alunos do 3° ano do Ensino Médio. Para tanto, questionários foram aplicados antes e após a viagem e posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Foi possível perceber que após a visita os alunos conseguiram ampliar em suas respostas as razões dadas à importância dos saberes tradicionais. Um indicativo da ampliação de suas próprias visões de mundo.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Resende, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Residência Docente e licenciada em Ciências Biológicas também pela UFJF. Participa do Grupo de Pesquisa, práticas e estudos na Educação de Jovens e Adultos - GRUPPEEJA/FACED/UFJF. E do grupo Ciensinar no CAp. João XXIII/UFJF. É professora contratada de ciências e biologia da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Fernanda Bassoli, Universidade Federal de Juiz de Fora / Colégio de Aplicação João XXIII

Licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, mestrado em Ecologia e doutorado em Química. Professora do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2010.

Fabiana Andrade Costa Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora / Colégio de Aplicação João XXIII

Graduação em Farmácia e Bioquímica, licenciatura em Química, mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) e doutorado em Educação para a Ciência. É professora do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2021-12-23