Residência Docente e Questões LGBTTIQA+

transpondo barreiras heteronormativas no Ensino Remoto Emergencial (ERE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35112

Palavras-chave:

Educação para a Sexualidade, Formação de Professores, Educação inclusiva

Resumo

A sociedade contemporânea sustenta uma matriz heterossexual identitária dominante cujos discursos, valores e práticas instituem a heterossexualidade como a única forma de expressão natural e legítima. A escola assume um papel significativo neste processo, por meio de ações pedagógicas que, muitas vezes, resultam na marginalização de sujeitos que não se encaixam nos padrões heteronormativos. Socializamos neste artigo a construção, implementação e a análise de uma aula sobre gênero e sexualidade, voltada para o reconhecimento de diferentes grupos do movimento LGBTTIQA+ e os enfrentamentos que vivenciam em duas tramas: sociedade e escola. O trabalho foi desenvolvido no escopo de um Programa de Residência Docente, no contexto do Ensino Remoto Emergencial, na disciplina Ciências. Com base na devolutiva de atividades e discussões em aula, constatamos a sensibilidade das/os estudantes em relação ao tema e, sua importância na ruptura das bases ideológicas uniformizadoras que caracterizavam a escola do século XIX e persistem na atualidade.

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Biografia do Autor

Gustavo Macêdo do Carmo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bolsista residente pelo Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da UFJF. Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela UFJF e Técnico em Informática Industrial e Automação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG), Campus Leopoldina

Fernanda Bassoli, Colégio de Aplicação João XXIII (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Professora de Ciências do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e chefe do Departamento de Ciências Naturais. Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Química, pela UFJF

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Publicado

2021-12-23