Residência Docente e Questões LGBTTIQA+
transpondo barreiras heteronormativas no Ensino Remoto Emergencial (ERE)
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35112Keywords:
Educação para a Sexualidade, Formação de Professores, Educação inclusivaAbstract
A sociedade contemporânea sustenta uma matriz heterossexual identitária dominante cujos discursos, valores e práticas instituem a heterossexualidade como a única forma de expressão natural e legítima. A escola assume um papel significativo neste processo, por meio de ações pedagógicas que, muitas vezes, resultam na marginalização de sujeitos que não se encaixam nos padrões heteronormativos. Socializamos neste artigo a construção, implementação e a análise de uma aula sobre gênero e sexualidade, voltada para o reconhecimento de diferentes grupos do movimento LGBTTIQA+ e os enfrentamentos que vivenciam em duas tramas: sociedade e escola. O trabalho foi desenvolvido no escopo de um Programa de Residência Docente, no contexto do Ensino Remoto Emergencial, na disciplina Ciências. Com base na devolutiva de atividades e discussões em aula, constatamos a sensibilidade das/os estudantes em relação ao tema e, sua importância na ruptura das bases ideológicas uniformizadoras que caracterizavam a escola do século XIX e persistem na atualidade.
Downloads
References
ARAÚJO, Mariana de Sousa; FERREIRA, Alessandra Pavolin Pissolati; SILVA, Luciana Aparecida Siqueira. “Ideologia de gênero” em uma turma de Licenciatura em Ciências Biológicas: É possível ter esperança? Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 2, p. 426-444, 2020. Disponível em: https://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/366. Acesso em: 13 jan. 2021.
BASSOLI, Fernanda; RESENDE, Ana Carolina Costa; BASTOS, Felipe. Debatendo sobre adolescência e sexualidade na escola: desafios e resistência. In: FALEIRO, Wender; GONÇALVES, Vanessa Fonseca; VIGÁRIO, Ana Flávia (Orgs.). Processos educativos em ciência da natureza na educação básica. Goiânia: Kelps, 2020. p.119-143. Disponível em: https://www.kelps.com.br/wp-content/uploads/2020/11/ebook_Processos-educativos-em-Ciencias-da-Natureza-na-Educacao-Basica-com-capa.pdf. Acesso em: 11 jan. 2021.
BASTOS, Felipe. “A diretora sabe que você está trabalhando isso na sala de aula?”: Diversidade sexual e ensino de ciências. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
BASTOS, Felipe. “Eu fico meio sem saber como eu vou falar isso assim, do nada”: currículo, diversidade sexual e ensino de biologia. In: TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima; QUEIROZ, Gloria Regina Pessoa Campello. (Orgs.). Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.
BASTOS, Felipe; ANDRADE, Marcelo. Cabe discutir gênero e diversidade sexual no ensino de biologia? In: LIMA TAVARES, Daniele; VILELA, Mariana Lima; AYRES, Ana Cléa Moreira; MATOS, Maria (Org.). Tecendo laços docentes entre ciência e culturas. Curitiba: Prismas, 2016. p. 159-183.
BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index para Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Tradução: Mônica Pereira dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), 2011. 192 p.
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; ANDRADE, Maria Carolina Pires; SELLES, Sandra Escovedo. Ensino de ciências e biologia e o cenário de restauração conservadora no Brasil: Inquietações e reflexões. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 144-162, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/44845. Acesso em: 11 fev. 2021.
BRAGA, Adriana. Corpo, mídia e cultura. Razón y Palabra, Monterrey, v. 14, n. 69, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
BUENO, Roberta; MACEDO, Thiago. Inspire Ciências. 1. ed. São Paulo: Ed. FTD, 2018. v. 8.
CARMO, Gustavo Macêdo; BASSOLI, Fernanda; BASTOS, Felipe; FERRARI, Anderson. "Nenhum professor, em nenhuma matéria, nunca falou sobre educação sexual...": gênero, sexualidade e educação na residência docente. Ensino e Pesquisa, Paranavaí, v. 19, n. 2, p.113-129, 2021.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (BRASIL). Bullying: Projeto Justiça nas Escolas. Cartilha 2010. Disponível em: http://empatianaescola.org.br/prevenir-o-bullying/. Acesso em: 02 Fev. 2021.
COSTA, Lucas Lazzarotto Vasconcelos; KESSLER, Cláudia Samuel. Travestis e quimeras: notas sobre corporalidades abjetas. Gênero, Niterói, v. 21, n. 2, p. 276-295, 2021.
ESTEVES, Pâmela. O bullying no contexto brasileiro: notas e referências. Revista Educativa, Goiânia, v. 22, p. 1-22, 2019.
FERRARI, Anderson. Mãe! E a tia Lu? É menino ou menina? Corpo, imagem e educação. Revista Gênero, Niterói, v. 4, n. 1, p. 115-132, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 05 abr. 2021.
JANNING, Daniel Prim; CASSIANI, Suzani. A Co-docência na formação de professores em Timor Leste: Reflexões sobre colonialidade e transnacionalização. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, Águas de Lindóia, SP, 2015. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia, 2015, ISSN: 1809-5100. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0331-1.PDF. Acesso em: 05 dez. 2020.
JESUS, Jaqueline Gomes. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. 2. Edição. Brasília, 2012. p. 41. Disponível em: http://www.diversidadesexual.com.br/wp-content/uploads/2013/04/G%C3%8ANERO-CONCEITOS-E-TERMOS.pdf. Acesso em: 09 fev. 2021.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 481-498, 2013.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, Vozes, 1997.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 49, n. 1, p. 1-14, 2009.
RODRIGUES, Angélica Cosenza; DIAS, Juliana Madalena Trifílio; AMORIM, Cassiano Caon. A formação continuada em um programa de residência docente: a experiência da UFJF. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 31-42, set./dez. 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/435. Acesso em: 23 jul. 2021.
SANT'ANNA, Denise Bernuzzi. Descobrir o corpo: uma história sem fim. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 49-58, 2000.
WARNER, Michael (Ed.). Fear of a queer planet. Minneapolis: University of Minnesota, 1993.