Decolonialidade e problemas ambientais contemporâneos

construindo uma ação pedagógica para o ensino de Biologia, na Residência Docente, baseada nos preceitos da educação ambiental crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.41325

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Sequência Didática, Unidade de Conservação

Resumo

A decolonialidade se constitui como ferramenta central de superação da hegemonia eurocêntrica nas escolas, através de novas epistemologias e práticas que buscam legitimar os conhecimentos e modos de vida dos povos originários e das comunidades tradicionais, bem como evidenciar a sua importância na proteção dos ecossistemas. Neste trabalho, socializamos os processos de criação, implementação e análise de uma sequência didática, desenvolvida em turmas do 3º ano do Ensino Médio, que aborda de forma crítica os problemas ambientais contemporâneos e o vínculo entre a espécie humana e os ecossistemas. A ação pedagógica teve como pilar central as relações construídas entre o território da Reserva Biológica Municipal de Poço D’anta de Juiz de Fora (MG) e as/os moradoras/es do seu entorno. Os resultados obtidos no processo despertaram reflexões sobre como a Educação Ambiental é difundida no ensino básico, em seu estado mais conservador, baseada no esvaziamento político das questões ambientais.

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Biografia do Autor

Gustavo Macêdo do Carmo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Biodiversidade e Conservação da Natureza e especialista em Residência Docente pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua na identificação de formas parasitárias em materiais fossilizados coletados em diferentes regiões do Brasil. 

Fernanda Bassoli, Colégio de Aplicação (CAp) João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006 , possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora e líder do grupo de pesquisa Ciensinar (CAp João XXIII/UFJF). Atua nas área de Ensino de Ciências, ensino de Biologia e Formação de Professores.

Thamiris Dornelas de Araújo, Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialista em Neurociência e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC-MG (2024). Mestre em Ciências Biológicas/Genética e Biotecnologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF (2015). Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES/JF (2012). Atua como professora de Ciências e Biologia no Departamento de Ciências Naturais do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Ciensinar.

   

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Publicado

2024-06-19

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