Decolonialidade e problemas ambientais contemporâneos
construindo uma ação pedagógica para o ensino de Biologia, na Residência Docente, baseada nos preceitos da educação ambiental crítica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.41325Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Sequência Didática, Unidade de ConservaçãoResumo
A decolonialidade se constitui como ferramenta central de superação da hegemonia eurocêntrica nas escolas, através de novas epistemologias e práticas que buscam legitimar os conhecimentos e modos de vida dos povos originários e das comunidades tradicionais, bem como evidenciar a sua importância na proteção dos ecossistemas. Neste trabalho, socializamos os processos de criação, implementação e análise de uma sequência didática, desenvolvida em turmas do 3º ano do Ensino Médio, que aborda de forma crítica os problemas ambientais contemporâneos e o vínculo entre a espécie humana e os ecossistemas. A ação pedagógica teve como pilar central as relações construídas entre o território da Reserva Biológica Municipal de Poço D’anta de Juiz de Fora (MG) e as/os moradoras/es do seu entorno. Os resultados obtidos no processo despertaram reflexões sobre como a Educação Ambiental é difundida no ensino básico, em seu estado mais conservador, baseada no esvaziamento político das questões ambientais.
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