O projeto “Pé na estrada” do Colégio de Aplicação João XXIII como ferramenta de aprendizagem significativa e valorização dos saberes tradicionais?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34487

Keywords:

Ensino de Ciências da Natureza. Aprendizagem Significativa. Conhecimentos Tradicionais. Interdisciplinaridade

Abstract

Atualmente a visão de Ciência como saber superior reforça o seu status hegemônico também dentro da escola. Contudo como ensinar ciências de forma que esse aprendizado seja relevante para a vida do estudante e contribua para a convivência em um mundo de tão vasta diversidade cultural? Defendemos, juntamente com autores da área, que o saber escolar deve se ocupar de ampliar a visão de mundo dos estudantes, fazendo-os perceber as diferentes formas de produção de conhecimento a que a humanidade dispõe. Com isso, o presente trabalho tem a intenção de discutir os impactos da visita às comunidades quilombola e caiçara, da Reserva Picinguaba - SP, sobre as concepções de saberes tradicionais dos alunos do 3° ano do Ensino Médio. Para tanto, questionários foram aplicados antes e após a viagem e posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Foi possível perceber que após a visita os alunos conseguiram ampliar em suas respostas as razões dadas à importância dos saberes tradicionais. Um indicativo da ampliação de suas próprias visões de mundo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carolina Costa Resende, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Residência Docente e licenciada em Ciências Biológicas também pela UFJF. Participa do Grupo de Pesquisa, práticas e estudos na Educação de Jovens e Adultos - GRUPPEEJA/FACED/UFJF. E do grupo Ciensinar no CAp. João XXIII/UFJF. É professora contratada de ciências e biologia da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Fernanda Bassoli, Universidade Federal de Juiz de Fora / Colégio de Aplicação João XXIII

Licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, mestrado em Ecologia e doutorado em Química. Professora do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2010.

Fabiana Andrade Costa Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora / Colégio de Aplicação João XXIII

Graduação em Farmácia e Bioquímica, licenciatura em Química, mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) e doutorado em Educação para a Ciência. É professora do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora.

References

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

ARAÚJO, Mariana Ribeiro Porto; FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira; NUNES, Caio Cézar de Albuquerque. Reflexões acerca do conhecimento científico, saberes locais e suas relações com o ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11, 3 a 6 de julho de 2017, Florianópolis. –Anais. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1363-1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Etnociências na sala de aula: Uma possibilidade para Aprendizagem Significativa. In: Congresso Nacional de Educação, 11, 2013, Curitiba. Anais… Curitiba, 2013. p. 6192 - 6202. Disponível em https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/10014_5318.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

BAZZO, Walter Antônio; VON LINSINGEN, Irlan; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. O que são e para que servem os estudos CTS? Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. Disponível em http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/19/artigos/310.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.

BRASIL. Guia alimentar para a população brasileira. 2014. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 21, set./dez. 2002, seção Documentos, p. 157-158. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

CHASSOT, Attico. Fazendo educação em ciências em um curso de pedagogia com inclusão de saberes populares no currículo. Química Nova Na Escola, n. 27, p. 9-12, fev. 2008. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/03-ibero-2.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

COSTA, Nivia Maria; MELO, Lana Gabriela Guimarães; VIEIRA, Norma Cristina. A etnofísica da carpintaria naval em Bragança - Pará - Brasil. Amazôn., Rev. Antropol. (Online), v. 9, n. 1, p. 414 - 436, 2017. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/5497/4595. Acesso em: 12 fev. 2020.

DIAS, Edson dos Santos. Os (des)encontros internacionais sobre meio ambiente: da conferência de Estocolmo à Rio+20:expectativas e contradições. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 1, n.39, p. 06-33, jan./jun. 2017.

DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio. Primeiras palavras em Paulo Freire. Passo Fundo: Battistel, 2008.

FACHIN, Odilia. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 200 p.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

GONDIM, Maria Stela da Costa. A inter-relação entre saberes científicos e saberes populares na escola: uma proposta interdisciplinar baseada em saberes das artesãs do Triângulo Mineiro. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

GONDIM, Maria Stela da Costa; MÓL, Gerson de Souza. Saberes populares e ensino de ciências. Química Nova Na Escola, n. 30, p. 3-9, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2009.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Reflexões sobre currículo: as relações entre senso comum, saber popular e saber escolar. Em Aberto, n.58, p. 14-23, 1993.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Ed. revista e modificada pelo autor. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.

PAIVA, Ayane de Souza. Conhecimentos tradicionais e ensino de biologia: desenvolvimento colaborativo de uma sequência didática sobre reprodução vegetal. 2014. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

RAYNAUT, Claude. Meio ambiente e desenvolvimento: construindo um novo campo do saber a partir da perspectiva interdisciplinar. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 10, p.21- 32, 2004. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/3089/2470 Acesso em: 12 fev. 2020.

RESENDE, Daniela Regina, CASTRO, Ronaldo Antonio de, PINHEIRO, Paulo César. O saber popular nas aulas de Química: relato de experiência envolvendo a produção do vinho de laranja e sua interpretação no ensino médio. Química nova na escola, v. 32, n. 3, agosto, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, Marcelo Guerra; QUINTEIRO, Mariana (Org.). Saberes tradicionais e locais: reflexões etnobiológicas Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018.

STRACHULSKI, Juliano. Ciência e conhecimento tradicional: a (re)aproximação entre saberes. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, jul./set., 2017. Disponível em:

http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/03/ciencia-saberes.html. Acesso em: 25 set. 2019.

Published

2021-12-23