Vol. 29 Núm. 2 (2025): Poéticas da descolonização: o legado de Frantz Fanon para a literatura e as artes
Neste ano de 2025, em que se comemora o centenário do nascimento de Frantz Omar Fanon (1925-1961), a IPOTESI - Revista de Estudos Literários, v. 29, n. 2, de jul./dez. 2025, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, convida professores, pesquisadores e estudiosos a enviarem trabalhos que reflitam sobre o impacto do pensamento do escritor e ativista martinicano no campo da literatura e das artes.
Frantz Fanon aliou o engajamento intelectual à militância revolucionária pela emancipação negra e a independência das colônias europeias na África, deixando como legado uma obra plural que, nas palavras de Achille Mbembe, “permitiu a constituição de um campo de estudos efervescente, rizomático e, hoje, de alcance planetário”.
A atualidade de sua obra evidencia-se, neste início de milênio, não só pela publicação de estudos críticos, traduções e retraduções de seus escritos, como também pela organização de eventos por universidades e movimentos sociais, e ainda pela produção de biografias em formatos diversos -- de livros acadêmicos a infantojuvenis, passando por graphic novels e filmes -- denotando o interesse pelo pensamento do teórico e pela ação do homem político.
Prolífico e multifacetado, o campo dos estudos fanonianos agrega leituras históricas, políticas, sociológicas e psicológicas. No entanto, o impacto do autor ainda é pouco explorado na produção literária e artística. Essa abordagem se faz necessária, levando-se em conta a dedicação de Fanon à elaboração de uma teoria da cultura, seu interesse manifesto pela literatura e a dimensão poética de sua escrita.
Coordenadores de número: Profª. Dra. Fernanda Murad Machado (UFJF) e Prof. Dr. Michel Mingote Ferreira de Azara (UFJF).








