El Efecto del Cinismo Organizacional en la Satisfacción Laboral en la Organización Pública de Turismo: evidencia empírica de Turquía
DOI:
https://doi.org/10.34019/2238-2925.2019.v9.27427Resumo
O objetivo do estudo é examinar o efeito do cinismo organizacional na satisfação no trabalho de funcionários de organizações de turismo público. O cinismo organizacional, que é a crença dos indivíduos de que as organizações são privadas da unidade moral e que os princípios de justiça, honestidade e sinceridade são sacrificados em favor dos interesses organizacionais, podem afetar a satisfação no trabalho dos funcionários. Este estudo contribui para a pesquisa empírica limitada, investigando os impactos do cinismo organizacional e suas dimensões sobre a satisfação no trabalho de funcionários de organizações públicas de turismo, onde os recursos humanos efetivamente gerenciados são importantes tanto quanto em empresas privadas. Usando a província de Mugla, na Turquia, como local de pesquisa, 222 respostas são coletadas por meio de um questionário em 2018. Os resultados da regressão indicam que, exceto na dimensão comportamental, outras dimensões do cinismo organizacional têm impactos negativos e significativos no satisfação no trabalho Verificou-se que o cinismo cognitivo tem o maior efeito seguido pelo cinismo emocional na satisfação no trabalho. Além disso, o estudo examinou diferenças no cinismo organizacional devido a algumas características demográficas e ocupacionais dos funcionários. O estudo termina com uma discussão sobre as implicações e limitações do gerenciamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.