Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). 

    Os artigos que, porventura, ultrapassarem este tamanho poderão ser enviados diretamente pelo e-mail da revista: abet.ufjf@gmail.com.

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    ATENÇÃO! Esta condição é essencial para que o texto inicie o processo editorial de avaliação. Caso não cumpra este requisito, o manuscrito será imediatamente retornado ao autor.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    ATENÇÃO! Esta condição é essencial para que o texto inicie o processo editorial de avaliação. Caso não cumpra este requisito, o manuscrito será imediatamente retornado ao autor.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

1. PROCESSO GERAL

ABET usa o Double-blind peer review que é a omissão das identidades de autores e revisores no parecer de originais. Deste modo os autores devem seguir alguns passos para garantir este processo:

Submeter apenas um arquivo de texto (editor Microsoft Word 2003 ou versão mais recente, ou no doc rtf), sem identificação, direta ou indireta, de autoria do manuscrito. Todas as informações pessoais sobre o autor (s) (nomes, afiliação instituição, país, endereço completo, número de telefone, e-mail e um conjunto de dados biográficos do autor (es) não superior a 60 palavras) será inserido no sistema website. Talvez, se houver qualquer necessidade, o autor (s) pode apresentar um documento adicional (Geralmente com informação específica sobre o papel (por exemplo, excel tabelas ou dados SPSS). Sobre como inserir o manuscrito e um documento complementar, por favor, consulte o conteúdo de este link: https://goo.gl/Jl3hVO

Para garantir qualquer possível identificação de autoria no manuscrito, deve-se:

  • Usar terceira pessoa para referir a trabalhos publicados anteriormente pelos autores do texto. Exemplo: Substituir “como analisamos no estudo” por “como foi analisado no estudo… (Anônimo, 2009).
  • Remover qualquer afiliação autoral das figuras.
  • Citar artigos publicados pelo autor do texto como segue: “[anônimo, 2009).
  • Para blinding na lista de referência insira: “(Anônimo, 2009). Detalhes omitidos por double-blind reviewing".
  • Remover agradecimentos
  • Remover informações de autoria nas propriedades do documento.

 

2 MANUSCRITO

Tipografia: O manuscrito deve ser preparado com espacejamento entre linhas simples, fonte Arial Narrow tamanho 11, paginado com margens de 3 cm à esquerda e superior e à 2cm à direita e inferior, em papel A4. As citações diretas deverão utilizar a fonte 10 e as notas devem apresentar o mesmo tipo de letra, no tamanho 9. Não utilizar fontes nem tamanhos distintos no texto. Caso pretenda destacar alguma palavra ou parágrafo utilize a mesma fonte em cursiva (itálico).

Resumo: O artigo deve vir acompanhado de um resumo no idioma em que está escrito (150 – 250 palavras) e sua tradução em inglês (resumo e titulo). Para os artigos escritos em inglês deve se acrescentar um resumo em espanhol.

Palavras chave: o texto deve conter entre 3 e 5 palavras chave sobre o tema principal.

Texto: o texto deve possuir uma extensão entre 5.000 e 9.000 palavras para artigos e de 3.000 a 5.000 tanto para opiniões, pensatas e ensaios como para notas de investigação; e de 2.000 a 3.000 para resenhas de livros e obras acadêmicas.

Idiomas: o trabalho deve vir acompanhado de titulo na língua vernácula e em inglês, dados biográficos do(s) autor(es) (que não ultrapasse 60 palavras), resumo na língua vernácula e em língua estrangeira (150 a 250 palavras), as divisões internas que se julguem necessárias (geralmente, introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, conclusão), agradecimentos (se pertinente) e referências. Para os artigos escritos em inglês deve ser enviado um resumo em português ou espanhol, assim como o titulo; palavras-chave (entre três a seis, separadas por ponto) nas duas línguas dos resumos.

Ilustrações: as ilustrações (quadros, gráficos, esquemas, fluxogramas, organogramas, gravuras, fotografias e outros) e tabelas deverão ser inseridas no texto. Todos devem possuir legendas – titulo e fonte. As tabelas devem seguir as Normas de Apresentação Tabular do IBGE. Pode se utilizar imagens coloridas, embora se deva avaliar a possibilidade de utilizá-la em formato papel, em branco e preto para que fique legível no caso da edição impressa.

Abreviações e acrônimos: Deverão ser definidos claramente no seu primeiro uso no texto.

Citações e Referência: as referências, assim como as citações, no corpo do texto, devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 6023 (https://goo.gl/GxCBgZ) e NBR 10520 (https://goo.gl/hKumna).

Notas: as notas explicativas devem utilizadas somente se forem indispensáveis, e deverão vir sempre ao final do texto do artigo, utilizando o mesmo tipo de letra deste (Arial Narrow) no tamanho 9.

Para conhecer os critérios de avaliação consulte: https://drive.google.com/file/d/0B9HM4t0EenbiMXl2X2J1T2Fqb2s/view?usp=sharing

3 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Assim, alinhada às melhores práticas de publicação, nacionais e internacionais, ABET exige o cumprimento dos seguintes critérios para publicação regular* de artigos: 

  1. O manuscrito submetido deve ser uma contribuição original e inédita amparada por alguma linha temática inserida no escopo da revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. O artigo não pode ter sido publicado previamente em nenhum periódico ou livro. Aceitam-se, no entanto, artigos apresentados em anais de congressos.
  3. O texto não pode estar em avaliação, simultaneamente, em outro periódico, seja nacional ou internacional.
  4. Os artigos poderão ter, no máximo, 3 (três) coautores, além do autor principal, totalizando assim, no máximo, 4 (quatro) pessoas por manuscrito.
  5. ABET se reserva ao direito de postergar a uma edição ou volume (ano) subsequente um artigo aprovado, caso os autores ou coautores de uma mesma instituição já tenhm publicado algum artigo no ano corrente, de forma a não ultrapassar 20% de concentração de origem de instituições, assegurando assim o cumprimento de critérios nacionais (e recomendaçõs internacionais) de avaliação de periódicos.
  6. Do mesmo modo, a fim de evitar concentração, ABET publicará apenas 1 texto de um mesmo autor por ano. Caso o autor tenha outro manuscrito aprovado, o mesmo será postergado para o ano seguinte.
  7. ABET não publicará artigos nos quais o editor chefe e/ou editores associados figurem como autores ou coautores.
  8. ABET poderá publicar manuscritos de autores ou coautores do Conselho Editorial, de membros do Cosenlho Científico e pessoas da prórpia Universidade Federal de Juiz de Fora se, e somente se, estes não estejam envolvidos nos processos de avaliação do artigo.
  9. A fim de evitar endogenia, artigos da UFJF serão publicados, em no máximo 20% (4,8 artigos ao ano).
  10. Mesmo que cumpram os demais requisitos, só serão aceitos em desk review para prosseguir no processo editorial os manuscritos que estejam livres de identificação dos autores. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo através da opção “Propriedades no Word”, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. ATENÇÃO! Esta condição é essencial para que o texto inicie o processo editorial de avaliação. Caso não cumpra este requisito, o manuscrito será imediatamente retornado ao autor.
  11. As informações relativas a autoria deverão ser preenchidas diretamente no sistema, na aba metadados.
  12. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). Os artigos que, porventura, ultrapassarem este tamanho poderão ser enviados diretamente pelo e-mail da revista: <ABET.ufjf@gmail.com>.
  13. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  14. O texto deve utilizar o sistema brasileiro de citações e referências, conforme disposto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT (norma 6023). O detalhamento completo dos padrões de estilo e requisitos bibliográficos estão descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. ATENÇÃO! Esta condição é essencial para que o texto inicie o processo editorial de avaliação. Caso não cumpra este requisito, o manuscrito será imediatamente retornado ao autor.
  15. Todos os endereços “URL” devem estar ativos.
  16. Os artigos devem cumprir todos os tramites do processo editorial (cf. Política de Avaliação).

4 DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Aviso de Direito Autoral Creative Commons Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicarem nesta revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:

(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

(c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (VejaO Efeito do Acesso Livre).

5  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

  

GUIDELINES FOR AUTHORS

1 GENNERAL PROCESS

ABET uses the double-blind peer review which is the omission of the identities of authors on the and reviewers on the original paper’s process of reviewing. Thus, authors must follow some steps to ensure this process:

Submit ONLY ONE archive of the text (microsoft word editor 2003 or newer version, in rtf or doc) without direct or indirect identification of authorship (manuscript). ALL THE PERSONAL INFORMATION about the author(s) (names, affiliations, affiliated institution’s country, complete mailing address, phone number, email and a biographical data of the author(s) not exceeding 60 words) will be inserted in the website system. Maybe, if there is any necessity, the author(s) could submit an additional document (generally with specific information about the paper (e.g. excel tables or SPSS data). About how to insert the manuscript and the supplementary document, please refer to the contents of this link: https://goo.gl/Jl3hVO

To ensure any possible identification of authorship in the manuscript, you must:

  • Use third person to refer to previously published works by the authors of the text. Example: replace "as we analyzed in the study" by "as was analyzed in the study. (Anonymous, 2009).
  • Remove any copyright of affiliation.
  • Quoting published articles by the author of the text as follows: "(anonymous, 2009).
  • For blinding in the reference list enter "(anonymous, 2009). Details omitted by double-blind reviewing. "
  • Remove thanks
  • Remove copyright information in the document properties.

 

2 MANUSCRIPT

Languages: the manuscript can be write in Portuguese or English or Spanish or French.

Typography: The manuscript should be prepared with simple line spacing, font Arial Narrow, size 11, paginated with 3 cm margins on the left and top and 2 cm to the right and bottom, in A4 paper. Direct citations should use the 10 source and notes must have the same font, size 9. Do not use fonts or different sizes in the text. If you want to highlight any word or paragraph, use the same font in cursive (italic).

Abstract: The article should come accompanied by an abstract in the original language; write in 150-250 words, always translated to the English and Portuguese whatever would be the original language. abstract in the vernacular language and foreign language (150 to 250 words), the internal divisions that consider necessary (usually, introduction, theoretical framework, methodology, results and discussion, conclusion), acknowledgements (if applicable) and references.

keywords: the text must contain between three and five keywords on the main theme of the paper and separated themselves by a dot.

Text: the text must possess an extension between 5,000 and 9,000 words to articles; and 3,000 to 5,000 for reflexive opinions (pensatas) and essays; and between 2,000 to 3,000 for research notes as well to book reviews.

 Title: should be write in the original language and as well the abstract always translated to the English and Portuguese whatever would be the original language.

Illustrations: illustrations (tables, graphs, diagrams, flowcharts, organization charts, engravings, photographs and other) and tables should be inserted in the text. All must have subtitles-title and source. Tables should follow the Tabular Presentation rules of the IBGE. Can use color images, while you should evaluate the possibility of using it in paper format, in black and white so that it is readable in the case of the print edition.

Abbreviations and acronyms: Should be defined clearly in its first use in the text.

Citations and reference: the references, as well as the citations in the body of the text should follow the standards of the Brazilian Association of technical norms NBR 6023 (https://goo.gl/GxCBgZ) and NBR 10520 (https://goo.gl/hKumna ).

Notes: the explanatory notes should be use only if they are essential, and should be at the end of the text of the article, using the same font (Arial Narrow) in size 9.

To meet the evaluation criteria see: https://drive.google.com/file/d/0B9HM4t0EenbiMXl2X2J1T2Fqb2s/view?usp=sharing

 

3. CONDITIONS FOR SUBMISSION

As part of the submission process, authors are required to check the conformity of the submission for all items listed below. Submissions that are not in accordance with the standards will be returned to the authors.

Thus, aligned with best practices, nationally and internationally, ABET requires compliance with the following criteria for regular publication of articles:

1. The manuscript submitted should be original and unprecedented contribution bolstered by some thematic line inserted in the scope of the journal. Otherwise, you must justify in "Comments to the Editor."

2. The article may not have been previously published in any journal or book. We accept, however, papers presented at congresses.

3. The text may not be at the same time on review in another journal, whether national or international.

4. Articles can have a maximum of 3 (three) co-authors, besides the main author, totaling so a maximum (and exceptionally) of 4 (four) persons per manuscript.

 5. ABET reserves itself the right to postpone the edition or volume (year) subsequent an article is approved, if the authors or co-authors of the same have already posted some article in the current year, so as not to exceed 20% of the source concentration of institutions, thereby ensuring the fulfillment of national criteria (and international recommendations ) periodic assessment.

6. Likewise, in order to avoid concentration, ABET publish only 1 (one) text from one author per year. If the author has another manuscript approved, it will be postponed to the following year.

7. ABET does not publish articles in which the editor and/or associated editors list as authors or co-authors.

8. ABET may publish manuscripts of authors or co-authors of the Editorial Board, members of the Scientific Board and people form the Universidade Federal de Juiz de Fora if, and only if, they are not involved in the process of evaluating the proper (or friend’s) article.

9. In order to avoid endogenic concentration UFJF articles will be published, in a maximum of 20% (4.8 items per year).

10. Even if you meet the other requirements, will only be accepted on desk review to proceed in the editorial process the manuscripts that are free from identification of the authors. The identification of authorship of the work must be removed from the archive via the option "properties in Word", guaranteeing in this way the confidentiality criteria, if submitted for peer review (e.g. articles), as per available in Ensuring the Blind Peer Review. ATTENTION! This condition is essential for the text to start the editorial process of evaluation. If you do not fulfill this requirement, the manuscript will be returned to the author.

11. Information of the authorship must be filled directly in the system, in the metadata tab.

12. The files for submission must be in Microsoft Word, OpenOffice or RTF (as long as you don't exceed 2 MB). Papers which, perhaps, exceed this size can be sent directly via email to the journal: <ABET.ufjf@gmail.com>.

13. The text is single-spaced; uses an 11-point font; italics instead of underlining employs (except in URL addresses); the figures and tables should be included in the text, not at the end of the document, such as attachments.

14. The text should use the Brazilian system of citations and references, as stated by the Brazilian Association of technical standards ABNT (6023 standard). Full details of the style patterns and bibliographic requirements are described in Guidelines to Authors, in the section About the Journal. ATTENTION! This condition is essential to start the text editorial process of evaluation. If you do not fulfill this requirement, the manuscript will be returned to the author.

15. All addresses "URL" must be on active status.

16. Articles must meet all the proceedings of the editorial process (cf. Evaluation Policy).

 4. COPYRIGHT DECLARATION

Creative Commons Copyright notice  and Policy for open Access Journals

Authors who publish in this journal must agree with the following terms relating to copyrights

(a) Authors keep all copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows job sharing with recognition of authorship of the paper and initial publication in this journal.

(b) Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.

(c) authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (see the effect of Free Access ).

 

5. PRIVACY POLICY

The names and addresses reported in this journal will be used exclusively for the services rendered by this publication is not available for other purposes or to third parties.

PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH / INVESTIGACIÓN EMPÍRICA

Insira aqui a política desta seção

PENSATA / OPINION ESSAY / ENSAYO DE OPINIÓN

Esta seção destina-se a receber contribuições dos autores de caráter reflexivo, crítico e opinativo, dotadas de rigor lógico e mas realizadas em um formato - diferentemente dos textos científicos - livre, assistemático e não exaustivo, onde o/s autor/es possa/m explorar suas ideias e argumentos de forma seminal e propedêutica, sem o compromisso de uma validação científica imediata (ainda que possam vir a gerar teorias e posteriores desdobramentos técnico-científicos). Trata-se sobretudo de um diálogo com um interlocutor imaginário onde são postos em evidência 2 (ou mais) pontos de vista diferentes, os quais podem ser apresentados, sistematizados, criticados ou avaliados. O formato adotada nesta revista é o de textos curtos, com extensão de até 5.000 palavras, que deve conter pelo menos 3 partes: 1. introdução (apresentação das ideias e problemática); 2. desenvolvimento (dos argumentos pró e contra as ideias / a problemática inicialmente apresentada); e 3. inferências lógicas (conclusão) extraídas a partir do desenvolvimento do raciocínio apresentado. 

NOTAS DE PESQUISA / RESEARCH NOTES / NOTAS DE INVESTIGACIÓN

Síntese expandida de resultados de pesquisas originais com extensão de até 5.000 palavras.

RESENHA / BOOK REVIEW / RESEÑA

Apresentar à comunidade científica comunicação de obra recente.

Seção Temática “Turismo e Patrimônios da Unesco no Brasil”

CHAMADA DE TRABALHOS

 

EDIÇÃO TEMÁTICA

Anais Brasileiros de Estudos Turísticos (ABET) - 2238-2925

(indexada no Emerging Sources Citation Index (ESCI) e ISI Web of Science)

https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/

 

“Turismo e Patrimônios da Unesco no Brasil”

 

Editor-chefe

 

Thiago Duarte Pimentel

Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, Brasil

 

Editores convidados

 

Maria Amália Oliveira

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, Brasil

 

Ricardo Fonseca

Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP, Brasil

 

Solano de Souza Braga

Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar, Brasil

 

Objetivo da edição temática

 

O patrimônio é uma herança da humanidade. Uma das formas de proteção deste legado se dá por meio do seu reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Desde 1978 já foram reconhecidos 1.121 sítios do patrimônio em 167 países, dentre eles o Brasil, que conta com 22, sendo [I]: 14 culturais, sete naturais e um misto. Além disso a Unesco reconhece outras formas de proteção das diversidades geológica, biológica e cultural, tais como 161 Geoparks[II], 114 Paisagens Culturais [III], 714 Reservas da Biosfera [IV], dentre outras ações, parte com a salvaguarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e instâncias correlatas a nível estadual e municipal. A maioria são destinos turísticos, de vários segmentos, em especial e sem se esgotar, turismo cultural, ecoturismo (MTUR, 2018; UNWTO, 2019) e geoturismo (Unesco, 2016). Porém, a relação entre visitação e proteção (Pedersen, 2002) nem sempre é sustentável (Hoyos, 2020) e acompanhada de pesquisas científicas consistentes (Yang, Xue & Jones, 2019). Soma-se que o turismo foi um dos setores mais impactados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), colocando em risco a integridade do patrimônio protegido, conforme observações do Seminário sobre Patrimônio Mundial e turismo: Enfrentando os desafios da Crise Covid-19 [V], realizado em Paris em dezembro de 2020. Neste sentido é pertinente o olhar multidisciplinar de pesquisadores para a relação do patrimônio com o turismo, considerando-se a tutela da Unesco, trazendo-se novas abordagens com as especificidades do rico e diverso território brasileiro.  Por isso, a presente chamada de artigos convida pesquisadores, profissionais, acadêmicos e formuladores de políticas públicas a apresentar resultados de pesquisas com enfoque nos sítios do patrimônio da Unesco no Brasil. A chamada, também, aceita não apenas abordagens teóricas, mas também baseadas empiricamente. Os artigos podem ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol, adaptados ao estilo de citação APA 6ª ed. e seguidos de resumo e cinco palavras-chave. Por último, mas não menos importante, são bem-vindos os diferentes tipos de comunicação:

  1. artigos completos –ensaios teóricos, conceptual papers, artigos de revisão teórica, estudos de caso, resultados de pesquisa original–, com extensão de 5.001 a 10.000 palavras; e
  2. e comunicações curtas –research notes, pensatas, relatos técnicos, resenhas–, com extensão máxima de 5.000 palavras.

 

As datas e prazos importantes são os seguintes:

 

Ação

Prazo

Submissão de resumos estendidos (entre 500 e 1.000 palavras)

Até 30-06-2021

Submissão de full papers (extensão segundo o tipo de contribuição)

até 31-08-2021

Processo de revisão

até 30-11-2021

Publicação final

Janeiro de 2022

 

Por favor, encaminhe os manuscritos aos cuidados de Ricardo Fonseca no e-mail ricardo.fonseca@ufop.edu.br ou Solano de Souza Braga solanobraga@yahoo.com.br  ou de Maria Amália Oliveira m_amali@hotmail.com

 

 Não hesite em nos contatar pelos endereços de e-mail acima mencionados.

 

Tema e questões relacionadas

Embora não se limitando aos seguintes tópicos, incentivamos os estudiosos a se concentrarem em:

 

  • Oferta e distribuição turística em patrimônios da Unesco no Brasil;
  • Demanda turística em patrimônios da Unesco no Brasil;
  • O impacto da Covid-19 na gestão dos patrimônios da Unesco no Brasil;
  • Novos segmentos/tipos de turismo em patrimônios da Unesco no Brasil;
  • Categorias de patrimônio (natural, cultural, museal, espeleológico, geológico, geográfico, ecológico, rural, paleontológico, arqueológico, literário, arquitetônico, religioso e outros) da Unesco no Brasil e o turismo;
  • O patrimônio em crise e a preservação do patrimônio da Unesco no Brasil; e
  • Políticas públicas voltadas para a preservação e promoção do turismo em patrimônios da Unesco no Brasil.

 

Os editores de edições especiais encorajam uma variedade de abordagens metodológicas, incluindo, mas não se limitando a: análise textual; pesquisas e entrevistas; abordagens mistas; e estudo de caso.

 

Nota de envio

Os artigos enviados não devem ter sido publicados anteriormente ou estar atualmente sob consideração para publicação em outro lugar.

 

Formatação e Publicação

 

Referencias relacionadas à temática

 

Bo, João Batista Lanari. (2003). Proteção do patrimônio na UNESCO: ações e significado. Brasília,  Unesco. Disponível em: <https://livros01.livrosgratis.com.br/ue000276.pdf>. Acesso em: 13 Fev. 2021.

Hoyos, Wilson. (2020). Turismo y sus efectos globales sobre el patrimonio. In: Rábago, Nora L. Bringas, García, Maribel Osorio & Ferreira, Ana Pricila Sosa (coord.). Casos de planeación y gestión turística. Comportamientos, problemas y avances. Tenerife (España), PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural.

MTur. (2018). Glossário do Turismo. Brasília: Ministério do Turismo. Disponível em: <http://antigo.turismo.gov.br/images/pdf/Publica%C3%A7%C3%B5es/Glossario_do_Turismo_-_1%C2%AA_%20edi%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 13 Fev. 2021.

Pedersen, Arthur. (2002). Managing Tourism at World Heritage Sites: a Practical Manual for World Heritage Site Managers. Paris: Unesco. Disponível em: <https://whc.unesco.org/uploads/activities/documents/activity-113-2.pdf>. Acesso em: 13 Fev. 2021.

Unesco. (2016). UNESCO Global Geoparks. Paris: United Nations World Tourism Organization. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243650/PDF/243650eng.pdf.multi>. Acesso em: 13 Fev. 2021.

UNWTO. (2019). UNWTO Tourism Definition. Paris: United Nations World Tourism Organization. Disponível em: <https://www.e-unwto.org/doi/epdf/10.18111/9789284420858>. Acesso em: 13 Fev. 2021.

Yang, Y., Xue, L., & Jones, T. E. (2019). Tourism-enhancing effect of World Heritage Sites: Panacea or placebo? A meta-analysis. Annals of Tourism Research, 75, 29-41.

 

 

 

 

[I] Sítios do patrimônio da Unesco no Brasil: Brasília, Centro Histórico de Salvador de Bahia, Centro Histórico de São Luís, Centro Histórico da Vila de Diamantina, Centro Histórico da Vila de Goiás, Centro Histórico da Vila de Olinda, Vila Histórica de Ouro Preto, Missões Jesuítas dos Guaranis : San Ignacio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa Maria Mayor (Argentina), Ruínas de São Miguel das Missões (Brasil), Conjunto Moderno da Pampulha, Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre a Serra e o Mar, Santuário do Bom Jesus do Congonhas, Praça de São Francisco na Vila de São Cristóvão, Parque Nacional da Serra da Capivara, Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Reservas do Sudeste da Mata Atlântica, Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, Complexo de Conservação da Amazônia Central, Áreas Protegidas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e Emas, Reservas da Costa do Descobrimento da Mata Atlântica, Parque Nacional do Iguaçu, Área de Conservação do Pantanal e Paraty e Ilha Grande - Cultura e Biodiversidade. Disponível em: <http://whc.unesco.org/en/statesparties/BR>. Acesso em: 19 Mar. 2021.

[II] Um Geopark reconhecidos pela UNESCO no Brasil: Araripe. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/earth-sciences/unesco-global-geoparks/list-of-unesco-global-geoparks/brazil/araripe/>. Acesso em: 19 Mar. 2021.

[III] Sete Paisagens Culturais da UNESCO no Brasil: Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS), Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM), Ilhas Atlânticas: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN), Parque Nacional Serra da Capivara (PI), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Reservas da Mata Atlântica (PR/SP) e Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO). Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/899/>. Acesso em: 19 Mar. 2021.

[IV] Sete Reservas da Biosfera da UNESCO no Brasil: Mata Atlântica, Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Amazônia Central e Serra do Espinhaço. Disponível em: <https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/natural-world-heritage>. Acesso em: 19 Mar . 2021.

[V] Disponível em: <https://www.pantheonsorbonne.fr/fileadmin/IREST/chaire-unesco/plaquette_unesco_electronique_EN.pdf>. Acesso em: 19 Mar. 2021.

Artigos Fora da Seção Temática

Artigos livres de recepção espontânea, fora da sessão temática. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.