Turismo criativo e laboratórios de inovação para o desenvolvimento turístico no contexto pós-pandêmico: evidências e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7726469Palavras-chave:
Cooperação, Experimentação, Participação, Criatividade, TurismoResumo
O propósito deste estudo é discutir a noção dos laboratórios de inovação enquanto uma plataforma para o desenvolvimento turístico de cidades com interesse no turismo criativo. A revisão de literatura contemplou aspectos conceituais dos laboratórios de inovação e do turismo criativo, propondo as interrelações entre os conceitos. Como métodos, utilizou-se a técnica de revisão de narrativas, a partir de fontes bibliográficas, documentais e entrevista. Como resultados, tem-se que autorização, financiamento, eixos de atuação, caracterização, comunicação e objetivos são elementos importantes para a constituição de laboratórios de inovação no turismo, e que estes espaços contribuem para o fomento da cultura e de negócios locais, bem como estimula o turismo de experiência pelo potencial criativo da comunidade e dos visitantes. Os resultados são voltados para os atores envolvidos na atividade turística, inclusive policymakers, ao demonstrar o potencial dos laboratórios de inovação no contexto do turismo criativo, a partir de ilustrações empíricas, em que a cooperação e a experimentação contribuem para o desenvolvimento turístico de cidades mais inclusivas e resilientes.
Downloads
Referências
Andalucía Lab. (2021). What is Andalucía Lab... and what do we do?. https://www.andalucialab.org/en/about/
Astor, Y., Wibisono, N., Novianti, S., & Rafdinal, W. (2021). The role of technology and innovation in creative tourism: the digital native perspective. Advances in Engineering Research, (207), p. 683-689. https://doi.org/10.2991/aer.k.211106.106
Barata, F. T., Molinari, F., Marsh, J., & Cabeça, S. M. (2017). Creative innovation and related living lab experiences: A Mediterranean model. Évora: Cátedra UNESCO.
Cabeça, S., Gonçalves, A., Marques, J. F., & Tavares, M. (2022). Idea laboratories: providing tools for creative tourism agents. Journal of Tourism & Development, (38), 181-194. https://doi.org/10.34624/rtd.v38i0.27412
Cavalcante, P., & Cunha, B. Q. (2017). É preciso inovar no governo, mas por quê? In P. Cavalcante, M. Camões, M., B. Cunha & W. Severo (Eds.). Inovação no setor público: teoria, tendências e casos no Brasil (pp. 15-32). Brasília: Enap/Ipea.
Carvalho, R., Costa, C., & Ferreira, A. (2023). Creative tourism consumption: framing the creative habitus through a bourdieusian lens. Sustainability, 15(2281), 1-13. https://doi.org/10.3390/su15032281
Cole, L. (2022). A framework to conceptualize innovation purpose in public sector innovation labs. Policy Design and Practice, 5(2), 164-182. https://doi.org/10.1080/25741292.2021.2007619
Corá, J. M., & Henriques, C. (2021). O turismo criativo como base para as políticas focadas no desenvolvimento sustentável local: o caso de Brasília e do Recife – Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(1), 367-379. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.9217
Coriolano, L. N., Medina, J. C. C. y Brasileiro, M. D. S. (2012). Turismo, cultura e desenvolvimento. Campina Grande: EDUEPB.
CREATOUR.PT. (2020). Pilotos: co-investigadores CREATOUR. Coimbra. Retrieved from http://creatour.pt/publications/creatour-pilots-and-projects/
Dalonso, Y. S., Lourenço, J. M., & Remoaldo, P. C. (2016). A importância do Natal nos destinos de Gramado (Brasil) e Rovaniemi (Finlândia): um estudo a partir da percepção de stakeholders. Revista Turismo em Análise, 27(1), 65-84. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p65-84
Della Lucia, M., & Trunfio, M. (2018). The role of the private actor in cultural regeneration: hybridizing cultural heritage with creativity in the city. Cities, 82, 35–44. https://doi.org/10.1016/j.cities.2018.05.003
Dias, A., González-Rodríguez, M. R., & Patuleia, M. (2020). Developing poor communities through creative tourism. Journal of Tourism and Cultural Change, 19(4), 509-529. https://doi.org/10.1080/14766825.2020.1775623
Duxbury, N., Bakas, F. E., Vinagre de Castro, T., & Silva, S. (2021). Creative tourism development models towards sustainable and regenerative tourism. Sustainability, 13(2), 1-17., doi: https://doi.org/10.3390/su13010002
Duxbury, N., & Richards, G. (2019). Towards a research agenda for creative tourism: developments, diversity, and dynamics. In N. Duxbury & G. Richards (Eds.). A research agenda for creative tourism (pp.1-14). Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing.
Eichelberger, S., Peters, M., Pikkemaat, B., & Chan, C. S. (2020). Entrepreneurial ecosystems in smart cities for tourism development: from stakeholder perceptions to regional tourism policy implications. Journal of Hospitality and Tourism Management, 45, 319-329. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2020.06.011
Elizalde Hevia, A. (2003). Desde el “desarrollo sustentable” hacia sociedades sustentables. POLIS. Revista Académica Universidad Bolivariana de Chile, 1(4), 1-21. https://journals.openedition.org/polis/7154.
Emmendoerfer, M. L. (2019a). Creative tourist regions as a basis for public policy. In N. Duxbury & G. Richards (Eds.). A research agenda for creative tourism (pp. 151-166). Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing.
Emmendoerfer, M. L. (2019b). Innovation, Brazil. En A. Farazmand (Org.) Global encyclopedia of public administration, public policy, and governance (pp. 1-5). Cham: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-31816-5_3764-1
Emmendoerfer, M. L. (2019c). Inovação e empreendedorismo no setor público. Brasília: ENAP. https://doi.org/10.5281/zenodo.4236805
Emmendoerfer, M. L., Olavo, A. V. A., & Carvalho Junior, J. R. A. (outubro de 2019). Laboratórios de inovação e a questão de sua introdução em organizações públicas. En XLIII Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, SP, Brasil.
Emmendoerfer, M. L. (2020). Movimento de laboratórios para inovação como lócus de solidariedade democrática e de enfrentamento à pandemia COVID-19. NAU Social, 11(21), 413–426.
Emmendoerfer, M. L., Olavo, A. V. A., Silva-Junior, A. C., Mediotte, E. J., & Ferreira, L. L. (2020). Innovation lab in the touristic development context: perspectives for creative tourism. In S. M. Cabeça, A. R. Gonçalves, J. P. Marques & M. Tavares (Eds.). Creative tourism dynamics: connecting travellers, communities, cultures, and places (pp. 87-102). Coimbra, PT: Editora Grácio. https://doi.org/10.5281/zenodo.4489046
Emmendoerfer, M. L., Soares, E. B. S., Araújo, J. F. E. F., Mendes, J. C., & Cunha, N. R. S. (2016). Destinos indutores e desenvolvimento turístico regional: um problema de intergovernabilidade? Revista de Turismo y Patrimonio Cultural (PASOS). 14(3), 737-750. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2016.14.048
Emmendoerfer, M. L., Trentin, F., Zambrano-Pontón, M. B., Silva-Junior, A. C., & Zambrano-Pontón, G. (2021). Destinos turísticos e desenvolvimento: o que foi publicado pela comunidade científica no Brasil antes da pandemia COVID-19? Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 11, 1-13. https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-13.1596
Erkkilä-Hill, J. (2017). Walking on water, living adventurously: travelling laboratories for artistic thinking. En T. Jokela y G. Coutts. Relate north: practising place, heritage, art & design for creative communities (pp. 132-149). Rovaniemi: Lapland University Press.
Ferreira, M., & Botero, A. (2020). Experimental governance? the emergence of public sector innovation labs in Latin America. Policy Design and Practice, 3(2), 1-13. https://doi.org/10.1080/25741292.2020.1759761
Festival of Walks. (2020). Prototyping lab for creative tourism. https://www.rajzefiber.si/eng/blog/prototyping-lab
Fragny, B., & Zadra-Veil, C. (2022). Collective innovation and living labs of real estate: an institutionalization of citizen participation? In P. Bance, M. J. Bouchard, & D. Greiling. New perspectives in the co-production of publicpolicies, public services and common goods (pp.43-58). Liége: CIRIEC aisbl. https://doi.org/10.25518/ciriec.css3book
Galhardo, C. (2019). Laboratório de inovação no setor público: um estudo sobre o MobiLab da cidade de São Paulo (Dissertação de mestrado). Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil.
Jaquez, M. E. T., Núñez, A. M. L., & Durán, R. M. L. (2022). El capital social como base en un destino turístico creativo. Revista Latino-Americana de Turismologia, 8, p. 1-18.
Khatibi, A., Curtts, A. R, F. S., Silva, A.G., Paixão, A. M., Pereira, E. S., Rocha, E. C., Santos, G. M., Silva, J. P., Silva, J. C., Oribe, L. A., Souza, L. V., Freitas, L. C. R., Folgado, L. F., Franco, M. R., Carmignano, O. R. D. R., Borges, P. A. F., Souza, P. M. T. G., Lago, R. M., Lopes, S. R., Curtts, V. J., & Silva, W. T. (2019). Laboratório de inovação em turismo: estudo de viabilidade. Belo Horizonte: Studio Link Editoração. https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/belotur/programas/ e-book%20-%20Estudo%20de%20Viabilidade.pdf
Korstanje, M. E. (2015). Un análisis crítico del Turismo Creativo. Gran Tour, Revista de Investigaciones Turísticas, (12), p.23-41.
Lapointe, D., Guimont, D., Guillemard, A., & Benjamim, C. (2021). Pessoas, lugares, valores: laboratório vivo como processo de inovação social para as atividades turísticas. Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, 11, p. 1-10.
Leminen, S., & Westerlund, M. (2019). Living labs: from scattered initiatives to a global movement. Creativity and Innovation Management, 28(2), 250-264.
Loulé. (2020). Design Lab. Câmara Municipal de Loulé. https://louledesignlab.pt/sobre/
McGann; M., Blomkamp, E., & Lewis, J. M. (2018). The rise of public sector innovation labs: experiments in design thinking for policy. Policy Sciences, 51(3), 249-267. https://doi.org/10.1007/s11077-018-9315-7
McGann, M., Wells, T., & Blomkamp, E. (2021) Innovation labs and co-production in public problem-solving. Public Management Review, 23(2), 297-316. https://doi.org/10.1080/14719037.2019.1699946
Mediotte, E. J., Emmendoerfer, M. L., Santos, Y. T., & Fraga, B. O. (2021). Planejamento público e gerenciamento de crises no contexto da pandemia da Covid-19 em destinos turísticos no Brasil: Ações sustentáveis ou reações econômicas? Dos Algarves (DAMeJ), 40, 1-30.
Mediotte, E. J., Emmendoerfer, M. L., Silva Junior, A. C., & Almeida, T. C. (2023). O papel da governança e do placemaking para o desenvolvimento territorial: reflexões para as cidades (que buscam ser) criativas. Boletim de Conjuntura (BOCA), 18(37), 138-152.
Mediotte, E. J., & Richards, G. W. (2022). Covid-19 Pandemic and Creativity: Reflections and Lessons for Tourist Cities, by Greg Richards. Brazilian Creative Industries Journal, 2, 312-326.
Melo-Silva, G., Emmendoerfer, M. L., & Araújo, J. F. E. F. (2017). Desenvolvimento de produtos tradicionais artesanais e destinos turísticos regionais no contexto da indústria criativa. Caderno Virtual de Turismo, 17(3), 131-147. http://dx.doi.org/10.18472/cvt.17 n3.2017.1205
Miettinen, S., Erkkilä-Hill, J., Koistinen, S. M., Jokela, T., & Hiltunen, M. (2019). Stories of design, snow, and silence: creative tourism landscape in Lapland. En N. Duxbury y G. Richards (Eds.). A research agenda for creative tourism (pp. 69-83). Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing.
Molina, S. (2011). Turismo Creativo: El fin de la competitividad. Chile: Escritores.
Narayanan, V. K. (2017). Idea labs: instituting an innovation discovery process capable of sustaining the business. Strategy & Leadership, 45(1), 27-36. https://doi.org/10.1108/SL-12-2016-0089
Oliveira, M. C. B., & Pimentel, T. D. (2020). A influência da posição dos agentes na elaboração de políticas públicas de turismo em campos turísticos: uma perspectiva comparada na América Latina. POLIS. Revista Académica Universidad Bolivariana de Chile, 57, 1-27. http://dx.doi.org/10.32735/s0718-6568/2020-n57-1570
Organization for Economic Co-operation and Development [OECD] (2014). Tourism and Creative Economy. Paris: OECD.
World Travel & Tourism Council. (2021). Economic impact reports. https://wttc.org/Research/Economic-Impact.
Pimentel, T. D., & Carvalho, F. C. C. (2014). Fatores condicionantes do planejamento e gestão em destinos turísticos: um quadro teórico de análise. Turydes: Revista Turismo y Desarrollo local. 7(16), 1-38.
Pimentel, D. T., Emmendoerfer, M. L., & Tomazzoni, L. E. (2014). Gestão pública do turismo no Brasil: Teorias, metodologias e aplicações. Caixas do Sul, RS: EDUCS.
Richards, G. (2020). Designing creative places: the role of creative tourism. Annals of Tourism Research, 85, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102922
Richards, G., & Raymond, C. (2000). Creative tourism. ATLAS News, 23, 16-20.
Richards, G., & Wilson, J. (2006). Developing creativity in tourists’ experiences: a solution to the serial reproduction of culture? Tourism Management, 27(6), 1209-1223. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2005.06.002
Rodríguez, E., & Grandinetti, R. (2018). Laboratorios de Gobierno para la Innovación Pública: un estudio comparado de las experiencias americanas y europeas. RedInnolab.
Rosenow-Gerhard, J. (2020). Lessons learned–configuring innovation labs as spaces for intrapreneurial learning. Studies in Continuing Education, 1-17., doi: https://doi.org/10.1080/0158037X.2020.1797662
Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paulista de enfermagem, 20(2), 5-6. https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001
Schenkel, E. y Almeida G. F. (2015). La política turística y la intervención del Estado. El caso de Argentina. Perfiles Latinoamericanos (46), 197-221.
Scótolo, D., & Panosso-Netto, A. (2015). Contribuições do turismo para o desenvolvimento local. Revista de Cultura e Turismo (CULTUR), 9(1), 36-59.
Scott, N. (2011). Tourism Policy: a strategic review. Woodeaton, Oxford: Goodfellow Publishers.
Selloni, D., Staszowski, E., Bason, C., Schneider, A. y Findeiss, A. (2013). Gov innovation labs: constellation 1.0. New York City. http://nyc.pubcollab.org/public-innovation-places/.
Silva-Junior, A. C., Emmendoerfer, M. L., Tavares, B., & Olavo, A. V. A. (2021). Novas formas organizacionais no setor público: os laboratórios de inovação de governo sob a ótica da Teoria Neoschumpeteriana. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 11, 1-13. https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-13.1470
The Innovation in Politics Institute. (2018). Creative Tourism Lab. https://innovationinpolitics.eu/ showroom/project/creative-tourism-lab/
Tidd, J., & Bessant, J. (2015). Gestão da inovação. Porto Alegre. Bookman.
Tõnurist, P., Kattel, R., & Lember, V. (2015). Discovering innovation labs in the public sector. Working Papers in Technology Governance and Economic Dynamics, 61. http://hum.ttu.ee/wp/paper61.pdf
Unceta, A., Barandiaran, X., & Restrepo, N. (2019). The role of public innovation labs in collaborative governance—the case of the Gipuzkoa Lab in the Basque Country, Spain. Sustainability, 11(21), 1-16. https://doi.org/10.3390/su11216103
Vukovic, D. B., Petrovic, M., Maiti, M., & Vujko, A. (2021). Tourism development, entrepreneurship and women's empowerment – Focus on Serbian countryside. Journal of Tourism Futures, ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/JTF-10-2020-0167
Welcome City Lab. (2020). Welcome City Lab: the innovation platform dedicated to Tourism. https://welcomecitylab.parisandco.com/about-us/about-us
Williamson, B. (2015). Governing methods: policy innovation labs, design and data science in the digital governance of education. Journal of Educational Administration and History, 47(3), 251-271. https://doi.org/10.1080/00220620.2015.1038693
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









