Vol. 24 No. 3 (2020): Fonologia e Ensino
O ensino de uma língua na escola e em outros ambientes educativos significa, primordialmente, mostrar ao aluno o funcionamento da linguagem, sua estrutura, seus padrões. A Fonologia é uma área que possui como principal objeto de estudo os aspectos interpretativos dos sons e sua estrutura funcional dentro das línguas. Portanto, além da aquisição da linguagem, o aprendizado da leitura e da escrita perpassa os conceitos delimitados nessa área, embora o diálogo entre a disciplina de Fonologia e suas teorias ainda não ocorra de forma transparente no ensino de línguas. Tendo em vista todas essas questões que envolvem o ensino e o papel da Fonologia nos percursos formativos de professores e alunos, apresentamos o volume temático da revista Veredas "Fonologia e Ensino". O objetivo deste volume é reunir trabalhos experimentais e/ou teóricos que relacionem as diferentes abordagens teóricas da Fonologia ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. Compõem o volume artigos que contemplam o ensino de Português como L1, desde a alfabetização até os estágios mais avançados do processo de aprendizagem, o ensino de Português como L2 e sua relação fonológica com outras línguas, e o ensino de L2 para falantes nativos de Português.
Editores do volume: Camila Tavares Leite (UFU), Aline Alves Fonseca (UFJF) & José S. Magalhães (UFU)