Treinamento fonético e aperfeiçoamento da percepção e da produção oral por falantes estrangeiros de Português como L2
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2020.v24.31847Resumo
Neste artigo, apresentamos os resultados do uso de metodologias de ensino-aprendizagem de Português como segunda língua (L2) que se baseiam na abordagem linguística-analítica (Souza, 2009; Daneluci, 2015; Azimova, 2019) e no estímulo ao desenvolvimento da consciência fonológica em L2 (Alves, 2012b; Santos, 2012; Gomes, 2019), aplicadas em um curso de aperfeiçoamento da percepção e da produção oral do Português como L2, ofertado para 14 estudantes estrangeiros, falantes de Espanhol e Francês como primeira língua (L1). Foram realizadas atividades de práticas experimentais de produção oral e de treinamento fonético- perceptual de sons do Português Brasileiro (PB) com o uso dos softwares Praat e TP. Os resultados encontrados nestas atividades apontam para uma melhora significativa na compreensão e na produção oral dos participantes do estudo.