v. 26 n. 1 (2022): O lugar da oralidade em sala de aula: práticas de ensino escola à universidade
Durante muitos anos, o ensino de línguas concentrou-se, sobretudo, no ensino da leitura e da escrita. As capacidades de comunicação oral estariam reservadas à aprendizagem realizada, desde cedo, no seio familiar e com as demais crianças, e caracterizar-se-iam por uma natureza espontânea e informal. O interesse por um trabalho explícito em torno do oral é já hoje, de facto, uma realidade a poder ser cientificamente comprovada, a nível internacional. Este nosso dossiê, intitulado, precisamente, «O lugar da oralidade em sala de aula: práticas de ensino da escola à universidade», visa reunir contribuições que não só se detenham sobre esta problemática como também auxiliem na progressão do trabalho que tem então vindo a ser realizado neste campo científico.
Organização do volume: Prof. Dr. Joaquim Dolz (Universidade de Genebra); Profa. Dra. Luciana Graça (Camões, I.P./Universidade de Toronto; CIDTFF); Profa. Dra. Tânia Guedes Magalhães (Universidade Federal de Juiz de Fora)