Um decálogo para a inserção da oralidade na formação docente

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-2298-260X
  • Luzia Bueno Universidade São Francisco https://orcid.org/0000-0003-1397-1482
  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel Universidade de Pernambuco

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma sistematização de concepções e práticas para a ampliação da presença da oralidade e de gêneros orais na formação docente, com vistas a reverter a escassez de seu ensino na escola básica. Para isso, retomamos conceitos já consolidados e pesquisas anteriores realizadas pelas autoras em suas trajetórias, referentes a documentos oficiais, práticas educativas, materiais didáticos e formação docente. Os aportes teóricos estão articulados à perspectiva histórico-cultural, ao interacionismo sociodiscursivo, à didática para o trabalho com os gêneros orais da escola genebrina, à análise da conversação e à linguística textual. Descrevemos duas ações especificamente quanto à formação docente para o trabalho com os gêneros orais na educação básica, que se referem: 1) à criação de um “Repositório de trabalho sobre oralidade e ensino”; e 2) à sua transformação no Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino (LABOR). Em seguida, traçamos um decálogo para a ampliação da presença da oralidade e dos gêneros orais na formação docente, com vistas a criar contribuições precisas para que os cursos de Licenciatura, sobretudo Pedagogia e Letras, implementem ações envolvendo o eixo da oralidade em seus currículos.

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Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luzia Bueno, Universidade São Francisco

Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade São Francisco

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Ensino; Programa de Mestrado Profissional em Letras

Universidade Estadual do Norte do Paraná

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, Universidade de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade de Pernambuco

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Publicado

2022-09-14