A apresentação oral em live para a divulgação científica:
o modelo didático de um gênero
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38969Resumo
Objetivamos defender as apresentações orais em live enquanto gênero textual e apresentar um modelo didático para contribuir com a divulgação científica. Selecionamos lives de emissor único, com temática relacionada ao cenário da pandemia da Covid-19 em áreas interdisciplinares e com alto índice de popularidade no período pandêmico (2020 -2021). As análises, com base no quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo, evidenciaram regularidades em relação à predominância do discurso interativo, de sequências argumentativas e explicativas, de modalizações lógicas e apreciativas, de cadeias anafóricas que recategorizam os objetos discutidos, tornando-os mais acessíveis ao público. Observamos também semelhanças em relação ao cenário, à qualidade de voz e à elocução, e diferenças em relação aos recursos de imagem e som utilizados e à interação simultânea com o público.
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