Da fábula escrita à fábula teatralizada: um itinerário para o ensino do oral
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.37818Resumo
RESUMO: Dando continuidade aos estudos anteriores (DOLZ; LIMA; ZANI, 2020 e 2021), o presente artigo se propõe a apresentar um dispositivo didático para o ensino do gênero fábula teatralizada como desdobramento de um minicurso voltado à formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Para isso, retomamos, em um primeiro momento, os modelos didáticos dos gêneros fábula e fábula teatralizada utilizados no minicurso e, na sequência, abordamos o dispositivo didático contrastando duas modalidades: 1) sequência didática para o ensino da fábula; 2) itinerário para o ensino da fábula teatralizada. Didaticamente, a partir da proposta original de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), apresentamos um itinerário, um novo dispositivo didático, por meio da inserção de atividades metacognitivas (COLOGNESI & DOLZ, 2017) e de retextualização (MARCUSCHI, 2001), o que permite uma maior articulação entre os eixos da escrita, da oralidade e da leitura. Outrossim, incorporamos dimensões que contemplam elementos da linguagem oral e cênica, tais como os paralinguísticos, os cinésicos e os proxêmicos, os quais requerem a mobilização de capacidades de linguagem multimodais e multissemióticas.
Palavras-chave: Fábula. Gênero de texto. Itinerário. Oralidade. Sequência didática. Multimodalidade.