Da fábula escrita à fábula teatralizada: um itinerário para o ensino do oral

Autores

Resumo

RESUMO: Dando continuidade aos estudos anteriores (DOLZ; LIMA; ZANI, 2020 e 2021), o presente artigo se propõe a apresentar um dispositivo didático para o ensino do gênero fábula teatralizada como desdobramento de um minicurso voltado à formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Para isso, retomamos, em um primeiro momento, os modelos didáticos dos gêneros fábula e fábula teatralizada utilizados no minicurso e, na sequência, abordamos o dispositivo didático contrastando duas modalidades: 1) sequência didática para o ensino da fábula; 2) itinerário para o ensino da fábula teatralizada. Didaticamente, a partir da proposta original de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), apresentamos um itinerário, um novo dispositivo didático, por meio da inserção de atividades metacognitivas (COLOGNESI & DOLZ, 2017) e de retextualização (MARCUSCHI, 2001), o que permite uma maior articulação entre os eixos da escrita, da oralidade e da leitura. Outrossim, incorporamos dimensões que contemplam elementos da linguagem oral e cênica, tais como os paralinguísticos, os cinésicos e os proxêmicos, os quais requerem a mobilização de capacidades de linguagem multimodais e multissemióticas.

 

Palavras-chave: Fábula. Gênero de texto. Itinerário. Oralidade. Sequência didática. Multimodalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Dolz, Universidade de Genebra

Joaquim Dolz é professor catedrático e pesquisador em Didática de Línguas e formação de professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra – Suíça. Realiza pesquisas sobre o desenvolvimento da linguagem e ensino-aprendizagem de línguas e dirige o grupo de pesquisa GRAFE-FORENDIF (Recherche pour l’Analyse du Français Enseigné et Formation des Enseignants en Didactique du Français), o qual desenvolve diversas investigações sobre a didática dos gêneros orais e escritos e a formação dos professores de línguas e contextos plurilíngues.

E-mail: Joaquim.Dolz-Mestre@unige.ch

ORCID - https://orcid.org//0000-0003-1488-0240

Gustavo Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Gustavo Lima é professor Adjunto III na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE. Doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Participa dos grupos de pesquisa NUPEDE/CNPq, TEcSA/CNPq e HISTEL/CNPq.

E-mail: ghlima.prof@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-09-14