Troca de Saberes indígenas, quilombolas e caiçaras com o Cap João XXIII
experiência presencial e virtual de um projeto coletivo de trabalho nos 3os anos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.34711Palabras clave:
Troca de saberes, Interculturalidade crítica, Educação Física escolarResumen
Ao dialogar com os formandos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII sobre uma resistência a determinados temas da cultura corporal, surgiu o desejo de aperfeiçoar as aulas de danças tradicionais da Educação Física a fim de colaborar com o Projeto Coletivo Pés na Estrada – Paraty/ CAp João XXIII, fato que culminou na organização do evento “Troca de saberes indígenas e quilombolas” em uma versão presencial, em 2019, e virtual, em 2020. Este relato traz o cotidiano vivido por noventa formandos e duas professoras, registrado em diário de campo de estagiários e bolsistas da escola. Concluiu-se que, a partir da interculturalidade crítica, o grupo foi motivado a repensar o funcionamento do ensino, certos de que a pandemia trouxe desafios e possibilidades de encontro com comunidades distantes da escola.
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