Troca de Saberes indígenas, quilombolas e caiçaras com o Cap João XXIII

experiência presencial e virtual de um projeto coletivo de trabalho nos 3os anos do Ensino Médio

Autores/as

  • Cátia Pereira Duarte Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XXIII https://orcid.org/0000-0003-3671-0867
  • Lilian Gil Universidade Federal de Juiz de Fora/ Colégio de Aplicação João XXIII
  • Paula da Silva Pires Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Laura de Melo Soares Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.34711

Palabras clave:

Troca de saberes, Interculturalidade crítica, Educação Física escolar

Resumen

Ao dialogar com os formandos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII sobre uma resistência a determinados temas da cultura corporal, surgiu o desejo de aperfeiçoar as aulas de danças tradicionais da Educação Física a fim de colaborar com o Projeto Coletivo Pés na Estrada – Paraty/ CAp João XXIII, fato que culminou na organização do evento “Troca de saberes indígenas e quilombolas” em uma versão presencial, em 2019, e virtual, em 2020. Este relato traz o cotidiano vivido por noventa formandos e duas professoras, registrado em diário de campo de estagiários e bolsistas da escola. Concluiu-se que, a partir da interculturalidade crítica, o grupo foi motivado a repensar o funcionamento do ensino, certos de que a pandemia trouxe desafios e possibilidades de encontro com comunidades distantes da escola.

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Biografía del autor/a

Cátia Pereira Duarte, Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XXIII

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestre (2003) e doutora em Educação Física (2010) pela Universidade Gama Filho, estágio pós-doutoral em Saberes docentes na formação inicial (2014) pela Universidade Federal Fluminense, qualificação profissional em Danças Tradicionais (2019) pela parceria entre o Grupo de Pesquisa Práticas Escolares e Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora com grupos de pesquisa portugueses. Atualmente, atua como professora do Ensino Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora/ UFJF. Além das aulas regulares orienta estagiários de prática de ensino e treinamento profissional, oriundos da UFJF; orienta projetos de Iniciação Científica para alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação e de escolas estaduais; desenvolve projeto de extensão Danças tradicionais na formação continuada dos professores de Juiz de Fora; é líder do grupo de pesquisa Prática Pedagógica em Educação Física. Atua nas linhas: movimentos sociais; antropologia do corpo; processos educativos; danças tradicionais.

Lilian Gil, Universidade Federal de Juiz de Fora/ Colégio de Aplicação João XXIII

Mestre em Performance Artística e Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, graduada em licenciatura plena em Educação Física, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especializações nas áreas de Educação Física, Arte Educação e Educação. Professora efetiva do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF, leciona desde 1996 como professora no Ensino Fundamental e Médio. Foi coordenadora dos Projetos de Dança e Programa de Desenvolvimento de Potencialidades e atualmente à frente dos Projetos de Iniciação e Aprofundamento nas Artes Circenses e Dança na Escola do Cap JXXIII. Dentro das diversas atuações do percurso profissional desenvolveu ações e produções nas diferentes frentes desde Organizações de Mostras culturais, criação e produção de performances e espetáculos nas áreas artísticas da dança e áudio-visual; além de organizar práticas de iniciação esportiva, torneios e atividades de integração com alunos, jovens da comunidade e outras instituições, com vistas a contribuir com a formação social e humana desses sujeitos envolvidos.

Paula da Silva Pires, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Laura de Melo Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Serviço Social pela Universidae Federal de Juiz de Fora. Bolsista do Projeto "Oficina de danças tradicionais na escola: formação de professores para a discussão da identidade e da diversidade sociocultural brasileira"

Citas

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Publicado

2022-12-21