Projeto de extensão universitária e formação inicial na Educação Física: contribuições para a docência com as comunidades

  • Cátia Pereira Duarte UFJF/C.A,João XXIII
  • Dinah Vasconcellos Terra UFF

Resumo

A partir de diferentes trabalhos realizados sobre saberes docentes no grupo de pesquisa do Departamento de Educação Física do C. A. João XXIII / UFJF, este texto trata das experiências anteriores e durante a graduação que colaboram com a formação para docência de um graduando de Educação Física no projeto
social de reforço escolar em bairros de alta vulnerabilidade social. Aproximando-nos dos contextos desses grupos, este projeto toma como referenciais teóricos os Estudos Culturais e pretende contribuir e ampliar a discussão das questões que estão presentes na formação inicial de professores, possibilitando problematizar os saberes que a docência exige, mas nem sempre são contemplados na formação universitária. O debate acontece em torno de categorias encontradas na entrevista piloto da pesquisa-ação no Projeto de inclusão social das periferias juizforanas, organizado por esta escola federal. 

 

Based on different studies on teacher knowledge carried out in the research group of the Department of Physical Education of C. A. John XXIII / UFJF, this paper deals with experiences both previous to and during graduation which
collaborate with the training of undergraduate students of Physical Education in the social project of tutoring in neighborhoods with high social vulnerability. By approaching the contexts of these groups, this project takes as theoretical frameworks the Cultural Studies and aims to contribute and expand the discussion  of issues which are present in the initial formation of teachers. In this way it enables the problematization of knowledge that teaching requires, but which are not always covered in the university formation. The discussion happens around categories found in the pilot interview of the action-research in the project of social inclusion of peripherical areas of Juiz de Fora, organized by this federal school.

 

A partir de los diferentes estudios realizados sobre conocimiento de los maestros en el grupo de investigación del Departamento de Educación Física de C. A. Juan XXIII / UFJF, este texto trata de experiências previas y durante la graduación de un estudiante de pregrado en Educación Física que colaboran con la formación para la enseñanza en un proyecto social de tutoría en barrios con
alta vulnerabilidad social. Acercándose a los contextos de estos grupos, este proyecto tiene los Estudios Culturales como marcos teóricos y busca contribuir y ampliar el debate sobre lãs cuestiones que están presentes en la formación
docente inicial, permitiendo problematizar el conocimiento que la enseñanza requiere, pero ni siempre son cubiertos por la capacitación universitária. El debate ocurre em torno a categorías que se encuentran en la entrevista piloto de investigación-acción en el proyecto de inclusión social de las periferias de Juiz de Fora, organizado por esta escuela federal.

Biografia do Autor

Cátia Pereira Duarte, UFJF/C.A,João XXIII

PhD em Educação Física pela UFF. Professora de Educação Física do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas Escolares e Educaç˜so Física/UFJF.

Dinah Vasconcellos Terra, UFF

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona. Professora de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Líder do Grupo de Estudos em Educação Física escolar e Formação profissional em Educação Física/UFF. 

Publicado
2015-04-14