Cartas e memórias em obras de Zélia Gattai

Autores

  • Erica Fernandes Costa Duarte Associação Educacional Dom Bosco -AEDB https://orcid.org/0000-0001-6877-6110
  • Nícea Helena de Almeida Nogueira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2022.v26.38079

Resumo

Zélia Gattai, destacada autora brasileira, teve sua vida entrelaçada por cartas. Nascida em São Paulo em 1916, mudou-se de estado, mudou-se de país, permanecendo por anos no exterior e, ao voltar, jamais retornou a seu local de nascimento, onde ainda residia a maioria de seus familiares. Foram justamente as cartas que “encurtaram” tamanha distância. O presente trabalho tem por objetivo analisar as cartas citadas pela autora em suas obras memorialísticas, com a finalidade de promover um diálogo entre correspondências recebidas e a biografia de Zélia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Fernandes Costa Duarte, Associação Educacional Dom Bosco -AEDB

Pós-doutora em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. Professora da Associação Educacional Dom Bosco- AEDB. Doutora em Literatura Comparada pela UERJ (RJ) e Mestre em Literatura Brasileira pelo CES-JF (MG). Esta pesquisa é resultado do Estágio Pós-Doutoral realizado no PPG Letras: Estudos Literários, da UFJF, no período de 2020-2021.

Nícea Helena de Almeida Nogueira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora Associada da Faculdade de Letras, da UFJF, MG. Doutora e Mestre em Letras: Teoria da Literatura, pela UNESP - São José do Rio Preto, SP. Pós-doutora em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ) e Pós-doutoranda em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ. Supervisora desta pesquisa no Estágio Pós-Doutoral realizado na UFJF, no período de 2020-2021.

Downloads

Publicado

2022-09-15