A INTERSECCIONALIDADE NA NARRATIVA QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2023.v27.42925

Resumo

O objetivo desse trabalho é o de refletir a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus sob o enfoque da interseccionalidade de raça e gênero como articuladores de empoderamento e subjetivação da protagonista. Analisar sob o prisma interseccional, esses marcadores também como categorias. Buscando a apropriação e a instrumentalização da escrita feminista da mulher negra brasileira, despertando no leitor, interesse e aprofundamento investigativo do tema. A autora é protagonista de suas experiências, oportunizando sua subjetivação no seu contexto das relações sociais, a começar dos processos constantes de restauração de sua construção identitária de raça e gênero.

Palavras-chave: Carolina Maria de Jesus. Interseccionalidade. Raça. Gênero. Subjetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliani de Lima Villas Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Letras: Estudos Literários na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Letras: Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Máster Universitario en Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente na Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, Espanha. Atuou como Diretora Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora – MG.

Nicea Helena de Almeida Nogueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Associada da Faculdade de Letras da UFJF. Doutora e Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela UNESP - São José do Rio Preto, SP. Pós-doutora em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa, RJ. Pós-doutora em Literaturas de Língua Inglesa no PPG Letras da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa "Travessias e Feminismo(s): estudos identitários de autoria feminina" e pesquisadora do Grupo "KEW - Kyklos de Estudos Woolfianos".

Downloads

Publicado

2023-12-07