Otto Lara Resende: um mineiro do litoral: com a cabeça nas montanhas e os pés na areia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2018.v22.19426

Palavras-chave:

Otto Lara Resende, Crônica, Identidade, Entre-lugar, Cultura

Resumo

Como é possível ser um mineiro legítimo do litoral do Rio de Janeiro? Como é possível deambular entre a mineiridade e a carioquice sem que isso signifique uma síntese ou a perda das características identitárias de cada uma? A resposta parece estar na escrita de Otto Lara Resende. Através das crônicas “Outra fachada” e “O jovem poeta setentão”, o escritor aponta para uma questão premente nos Estudos Culturais: o entre-lugar. A partir da perspectiva de Homi Bhabha e das formulações sobre a identidade, em Stuart Hall, é possível se vislumbrar a constituição de um ser híbrido e plural que se constitui na diversidade das culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicea Helena de Almeida Nogueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora e Mestre em Letras: Teoria da Literatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de São José do Rio Preto, SP. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, PR (UEM). Atuou como Diretora do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) da UFJF e como Coordenadora Geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras da UFJF. Foi Professora Titular e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras: Literatura Brasileira, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e Diretora do Centro de Pesquisa na mesma Instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Literaturas em Língua Inglesa, Tradução e Literatura Brasileira.

Luciene Tófoli

Luciene Tófoli é doutora em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), onde defendeu a tese “Da Mancha gráfica para a história: as impressões do Rio de Janeiro nas crônicas de Nelson Rodrigues”. É Mestre em Psicologia (2006) e em Letras (2008), pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Autora do livro Ética no Jornalismo (Vozes, 2008). Coordenadora do Curso de Comunicação Social/Jornalismo (UFSJ), é também pesquisadora nas áreas de Literatura e Jornalismo. Atua, ainda, como professora do curso de pós-graduação em Mídias na Educação (UFSJ). Foi editora-chefe de telejornais na Rede Globo e repórter da Revista Istoé.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos