REPRESENTAR OU RE(A)PRESENTAR : AS REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS SOB AS PERSPECTIVAS FEMINISTA E PÓS-COLONIAL

Autores

  • Gabriela de Souza Pinto Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena
  • Nícea Helena de Almeida Nogueira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2019.v23.28875

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir questões pertinentes à representação identitária literária de grupos minoritários, especialmente mulheres e sujeitos colonizados ou provenientes de contextos pós-coloniais. Além disso, objetiva-se também constatar e elucidar a significativa relação entre a forma como essa representação acontece e as agendas de empoderamento e de criação de novas vozes e subjetividades, em voga nas críticas feminista e pós-colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Souza Pinto, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora de Língua Portuguesa e Inglesa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena, Minas Gerais.

Nícea Helena de Almeida Nogueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta da Faculdade de Letras e Coordenadora do PPG Letras: Estudos Literários, da UFJF. Pós-doutora pelo PPG Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. Doutora e Mestre em Letras: Teoria da Literatura, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, SP. Graduada em Letras: Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR.

Downloads

Publicado

2019-10-24