NARRATIVAS MULTIMODAIS EM LIBRAS

LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DE LEITURA ENTRE SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49583

Palavras-chave:

acessibilidade, educação bilíngue, infância, libras, literatura surda

Resumo

O artigo examina o papel da literatura infantil em Libras como ferramenta para o crescimento de habilidades de leitura entre crianças surdas. Pela análise de histórias multimodais que unem partes visuais, ͏gestuais e textuais, discute-se como estas obras ajudam ͏na inclusão linguística e cultural, respeitando as particularidades da comunidade ͏surda. Pensando que a obtenção da língua escrita por crianças surdas tem desafios específicos, a livraria͏ em Libras surge como um recurso de ensino͏ potente, capaz de mediar o acesso à leitura͏ ͏por meio da Línguas de Sinais. O estudo também fala ͏sobre ideias da͏ edição tecnológica que aumentaram a criação e o movimento dos͏ livros acessíveis, contribuindo para a͏ formação de leitores críticos e independentes. Pensando sobre ͏os ͏afetos͏ dessas histórias na criação da identidade surda e no apoio à educação bilingue, o artigo͏ mostra caminhos para uma prática literária mais inclusiva e ͏atenta ͏às muitas formas de se expressar.

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Biografia do Autor

Taynan Alécio da Silva, UEM

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Giovana Cristina de Campos Bezerra, IFPA - Campus Bragança

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará, Brasil.

João Paulo Francisco Azevedo, SEMED

Mestrando em Science in Emergent Technologies in Education,Estados Unidos.

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

ALÉCIO DA SILVA, T.; CRISTINA DE CAMPOS BEZERRA, G. .; PAULO FRANCISCO AZEVEDO, J. . NARRATIVAS MULTIMODAIS EM LIBRAS: LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DE LEITURA ENTRE SURDOS. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 18, n. 2, p. 404–419, 2025. DOI: 10.34019/1983-8379.2025.v18.49583. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/49583. Acesso em: 5 dez. 2025.