QUEM MATOU MEU PAI?
A CONSTRUÇÃO VIOLENTA DA PERFORMANCE DE GÊNERO NO ROMANCE DE ÉDOUARD LOUIS
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2024.v17.45850Palabras clave:
Homofobia, psicanálise, Literatura francesa contemporâneaResumen
O livro Quem matou meu pai? do francês Édouard Louis, publicado no Brasil em 2023, com tradução de Marília Scalzo, conta a história de um personagem que decide refletir sobre a sua história a partir de um mergulho nas suas memórias, dentro do contexto familiar. Escrito em primeira pessoa, o narrador nos aproxima dos conflitos que viveu com o seu pai e amarra esses fatos com o contexto histórico e social da França, ao longo da história de sua família até os dias atuais. Dessa forma, o personagem trata das complexidades presentes em problemas como a pobreza, a homofobia e o preconceito social, que podem, metaforicamente, assassinar um homem. Portanto, o presente artigo se propõe a fazer uma leitura do texto a partir das reflexões sobre as violências, apontando a construção de uma performance de gênero à luz de teóricos como Judith Butler, Michel Foucault, Sigmund Freud, Jaques Lacan e Damian Leader.
Descargas
Citas
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Tradução: Renato Aguiar. - 13ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2017. (a)
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Tradução: Rogério Bettoni. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. (b)
FREUD, Sigmund. 1856 – 1939. Obras completas, volume 2 : estudos sobre a histeria (1893 – 1895) em coautoria com Josef Breuer. Tradução: Laura Barreto. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. 42ª ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2014.
LACAN, Jacques. O seminário livro 1: os escritos técnicos de Freud, 1953 – 1954. Tradução: Betty Milan. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
LEADER, Damian. Gozo: sexualidade, sofrimento e satisfação. Tradução: Vera Ribeiro. 1ª ed. Rio de Janeiro : Zahar, 2023.
LOUIS, Édouard. Quem matou meu pai? Tradução: Marília Scalzo. 1. ed. São Paulo : Todavia, 2023.
LOUIS, Édouard. Qui a tué mon père. França : Editora Seuil, 2018.
SAAVEDRA, Carola. O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim. Belo Horizonte: Relicário, 2021.
REIS, Carlos. Dicionário de Estudos Narrativos. Coimbra: Grupo Almedina, 2018.
ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. tradução Vera Ribeiro, Lucy Magalhães. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Aline Guimarães Couto, Fabrício Gonçalves Pacheco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/









