Conflitos de interesses
Instruções sobre os conflitos de interesses
- Possíveis conflitos de interesses devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.
- Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa.
- Considerando a possibilidade de conflitos de interesses, o periódico não publica artigos de autoria dos próprios editores da revista.
- Se os editores adjuntos tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.
- Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Assim, devem ser consideradas as relações de trabalho com o autor (como participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito). Ainda que o processo de avaliação seja cego, há situações - como a especificidade de um tema de pesquisa - que podem permitir divisar esses casos.