Conflitos de interesses

Instruções sobre os conflitos de interesses

  1. Possíveis conflitos de interesses devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.

  2. Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa.

  3. Considerando a possibilidade de conflitos de interesses, o periódico não publica artigos de autoria dos próprios editores da revista.

  4. Se os editores adjuntos tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.

  5. Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Assim, devem ser consideradas as relações de trabalho com o autor (como participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito). Ainda que o processo de avaliação seja cego, há situações - como a especificidade de um tema de pesquisa - que podem permitir divisar esses casos.