Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Submetendo para a seção de artigos ou a de resenhas, pelo menos um dos autores é discente de pós-graduação stricto sensu ou já é titulado (mestre e/ou doutor). Não se aplica para a seção de criação literária.
  • O(s) autor(es) não publicaram nesta revista anteriormente ou, tendo publicado, já se passou um interstício de 1 (um) ano a contar do semestre de publicação da submissão anterior.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto submetido não apresenta plágio de outros textos nem autoplágio. Lembre-se que os textos submetidos serão verificados conforme nossa Política antiplágio e similaridade.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (doc ou docx).
  • Os templates foram utilizados para diagramação geral do arquivo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível e estão ativas.
  • O autor que fizer a submissão compromete-se a informar, nos metadados e desde o início, o(s) nome(s) do(s) coautor(es) (se aplicável).
  • O autor inseriu, nos metadados da submissão de artigos e resenhas, o seu número ORCID e, se aplicável, o(s) de seu(s) coautor(es). Caso seja necessário, faça o cadastro aqui. Para criação literária, essa inserção é optativa.
  • O autor inseriu, nos metadados da submissão, o resumo, as palavras-chave e as referências bibliográficas do trabalho conforme as exigências de cada seção.

Diretrizes para Autores

IMPORTANTE: informamos aos autores que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam cuidadosamente dentro das normas estipuladas ou que forem submetidos fora do prazo das chamadas.

INFORMAÇÕES GERAIS

Não há custos para os autores na submissão e publicação de seus artigos nesta revista.

1. A Darandina Revisteletrônica é organizada e dirigida por discentes do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com pós-graduandos stricto sensu de outras instituições. Publicam-se duas edições anualmente, uma em fluxo contínuo e um dossiê temático. A revista é dedicada a trabalhos sobre Estudos Literários e outras práticas culturais correlatas, de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.

2. Para as seções de artigos e resenhas, mestres, doutores e discentes de Programas de Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) podem submeter em coautoria ou individualmente, enquanto alunos de graduação devem realizar co-autoria com mestres e/ou doutores e/ou pós-graduandos stricto sensu. Para a seção de criação literária, não há exigência de titulação mínima.

3. São aceitas submissões de artigos, resenhas e textos de criação literária (poemas, contos ou crônicas) para ambas as modalidades mencionadas. O material enviado é apreciado por uma Comissão editorial, que seleciona os textos e que poderá enviá-los também a um Conselho editorial formado por professores da Universidade Federal de Juiz de Fora. Após essa apreciação inicial, os textos selecionados são enviados para os pareceristas.

4. É possível que ocorram sugestões ao autor de modificações de estrutura ou conteúdo, sendo os trabalhos devolvidos para as modificações. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor, o qual tem a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado.

5. A publicação dos trabalhos será feita sob as seguintes condições: recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final da Equipe Editorial. Caso não ocorra o envio do texto modificado pelo(s) autor(es) quando solicitado e dentro do prazo, a submissão será rejeitada.

6. Serão aceitos trabalhos em português, inglês, espanhol, italiano e francês. Não serão acolhidos textos que apresentem erros graves de gramática e ortografia, que não estejam dentro do novo acordo ortográfico ou não respeitem a norma culta de quaisquer das línguas já citadas.

7. É vetado o envio de mais de um trabalho pelo mesmo autor em uma mesma chamada, ainda que esse seja mencionado como coautor de outra contribuição. Além disso, caso tenha seu trabalho publicado, deve-se respeitar o interstício de 1 (um) ano para submeter uma nova contribuição à Darandina a contar do semestre de publicação da submissão anterior.

8. Para evitar endogenia, a Darandina não aceitará, em cada edição, uma porcentagem maior que 30% de trabalhos de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Juiz de Fora.

9. Ao enviar sua contribuição e mediante o aceite, o autor concede à revista o direito de primeira publicação. Além disso, concorda com as informações presentes neste portal.

Confira aqui os templates para configuração de artigos, resenhas e criações literárias.

Artigos - Dossiê temático

1. A temática do artigo deve-se adequar à chamada aberta; consultar em "Chamada" a mais recente e suas datas. Caso o texto não possa ser inserido no dossiê, verifique a possibilidade de submeter para a seção Varia.

2. É necessário observar as informações gerais presentes nas Diretrizes para autores. As normas específicas para artigos descritas a partir daqui também se aplicam à seção Varia.

3. Os artigos deverão ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, incluindo todos os seus elementos.

4. O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, na cor preta. Os tamanhos vão variar conforme:

    a) título: 14;
    b) resumo, resumo em língua estrangeira, palavras-chave e citações diretas longas: 11;
    c) subtítulos, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências: 12;
    d) notas de rodapé, legendas, texto da fonte das ilustrações e tabelas: 10.

5. O texto deve estar com o seguinte espaçamento:

    a) resumo, resumo em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento e conclusão: 1,15;
    b) citações diretas longas, notas de rodapé, referências e legendas de ilustrações e tabelas: simples.

6. O parágrafo deve ter 1,27 cm de recuo em sua primeira linha.

7. O texto deve estar com alinhamento justificado, com exceção do título, que deve estar centralizado, e das referências, as quais são alinhadas à esquerda.

8. Em relação às margens, deve-se respeitar a seguinte configuração: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm.

9. Demais informações para a apresentação do texto:

a. TÍTULOS
O título do trabalho deverá ser disposto na primeira linha, centralizado, em negrito, caixa alta e em fonte tamanho 14. Logo abaixo do primeiro resumo e palavras-chave, inserir título do trabalho em língua estrangeira com a mesma configuração e em fonte tamanho 12. Títulos e subtítulos das seções devem estar em numeração arábica, sem recuo de parágrafo, em negrito (numeração, título e subtítulo), com maiúscula somente para a primeira letra da primeira palavra e em nomes próprios, em fonte tamanho 12. Deve-se saltar uma linha antes e uma depois do título de seção. Usar o sistema “número seguido de ponto final”. Exemplo:

1. A construção dos sentidos

Não numerar Introdução, Conclusão e Referências.

b. AUTORIA
Não devem constar quaisquer informações sobre o/a autor/a ou autores
, assegurando a política de avaliação às cegas. Favor atentar-se para a exclusão de quaisquer dados que possam identificar a autoria do texto, o que inclui os dados de propriedade do arquivo, conforme aparece na seção "Assegurando a avaliação cega por pares".

c. RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
A palavra RESUMO deve estar em caixa alta e negrito, seguida de dois pontos (:), sem recuo de parágrafo. Redigir o texto em parágrafo único, com 150 a 200 palavras, dando preferência ao uso de terceira pessoa e voz ativa. Então, deve-se saltar uma linha simples, colocar Palavras-chave: (em negrito, apenas a primeira letra maiúscula) e inserir de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Após as palavras-chave, o autor deverá pular uma linha e incluir, depois do título em língua estrangeira, um resumo em língua estrangeira (espanhol, francês, inglês ou italiano), acompanhado de suas respectivas palavras-chave. A fonte para os dois resumos e suas palavras-chave deve ter tamanho 11.

Nota: se o artigo for submetido em língua estrangeira, o segundo resumo deve necessariamente vir em português brasileiro.

d. PAGINAÇÃO
Deve-se manter a numeração do template. Os editores farão a numeração específica antes da publicação, quando necessário.

f. CITAÇÃO
Recomenda-se que, quando o nome do/a autor/a citado/a estiver incorporado ao texto e não entre parênteses, utilize-se também seu primeiro nome em sua primeira ocorrência, seguido, entre parênteses, do ano da publicação, abreviatura de página(s) e o número desta(s). Exemplo: Segundo Roberta Nogueira (2023, p. 42),...

Quando entre parênteses, apenas o(s) sobrenome(s) utilizado(s) para referência deve(m) ser utilizado(s), tendo apenas a primeira letra em maiúscula. Exemplo: (Nogueira, 2023, p. 42).

g. CITAÇÃO DIRETA
Se a citação tiver até três linhas, virá incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas. Para as citações longas (com mais de três linhas), pular uma linha antes e outra depois do bloco de texto citado e digitá-lo a 4 cm à direita da tabulação, em espaço simples, sem aspas, com fonte tamanho 11. Se necessário, para marcar o corte de trechos da citação, utilizar colchetes e reticências: [...].

h. CITAÇÃO DE CITAÇÃO (APUD)
É a menção de um documento, ao qual não se teve acesso diretamente. Ocorre quando o pesquisador encontra uma citação dentro de uma obra que está consultando. Exemplo: De acordo com Feijó (1997, p. 10 apud Belluzo, 2007, p. 74), “Texto texto texto texto texto texto”. Recomenda-se, contudo, que seja evitada.

i. CITAÇÕES TRADUZIDAS
Citações de obras publicadas em língua estrangeira devem usar a tradução no corpo do texto e o texto na língua fonte em nota de rodapé. Se a tradução tiver sido realizada pelo/a próprio/a autor/a, deixar indicado apenas na primeira ocorrência, por meio de nota de rodapé, que todas as traduções daquela obra são de sua responsabilidade.

j. CITAÇÃO DE TÍTULOS E PALAVRAS ESTRANGEIRAS
Menções a títulos de obras completas, como livros e discos, devem vir em itálico. Títulos de partes de obras, como poemas, contos, capítulos ou canções, devem vir entre aspas duplas. Exemplo: Os contos "Amor" e "Uma galinha" integram o livro Laços de família, de Clarice Lispector.

Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico. Em caso de dúvidas, consultar no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa se o termo já foi incorporado à língua.

k. CITAÇÃO DE OBRAS CLÁSSICAS
Citações de obras clássicas devem seguir as práticas correntes na área de Estudos Clássicos. Assim, no corpo do texto:

1- para autores latinos, utilizar as abreviaturas do Oxford Classical Dictionary, disponíveis aqui;
2- para autores gregos, utilizar as abreviaturas do Greek-English Lexicon (LSJ), disponíveis aqui.

Essas abreviaturas devem ser acompanhadas pelos números necessários, como de livro, poema, versos, e pela indicação de tradutor/a. Exemplo: para Horácio, Odes, 1.28, versos 1 a 6, utilizar: (Hor., Carm. 1.28.1-6, trad. Nome do Tradutor). Já nas referências, as obras devem ser apresentadas como as demais, seguindo as normas da revista.

l. NOTAS DE RODAPÉ
As notas de rodapé deverão ficar fora das margens, com expoente. As notas de rodapé ficam separadas do texto por um espaço simples e um filete (linha) de 5 cm e devem ter fonte com tamanho 10 e espaçamento simples. Numeradas sequencialmente, sobrescritas e com algarismos arábicos. Normalmente, o próprio Word já configura as notas, mas solicitamos que se verifique sua adequação.

m. REFERÊNCIAS
É um elemento pós-textual obrigatório, com exceção das criações literárias. São ordenadas alfabeticamente, por sobrenome do autor, atendendo aos padrões da ABNT, não sendo numeradas. Deve haver uma linha em branco entre cada uma das referências, as quais devem estar alinhadas à esquerda e com espaçamento simples. O título e o subtítulo da obra consultada devem ser reproduzidos tal como figuram no documento. O título deve ser iniciado em maiúscula, enquanto o restante do título deve ser em minúsculo, a não ser os nomes próprios e as siglas. Além disso, deve-se respeitar as nomenclaturas em idioma estrangeiro. Destaca-se o título utilizando o itálico. O título é separado do subtítulo por dois pontos. O subtítulo nunca é destacado por negrito ou itálico e deve ser escrito com letras minúsculas, a não ser os nomes próprios e as siglas. Também se deve respeitar as nomenclaturas em idioma estrangeiro. A pontuação (dois pontos e o ponto final) também não deve ser destacada com negrito ou itálico. Ao se citar parte de uma obra, indicar as informações desta com o uso de In, em itálico. Em caso de citação de vários textos de um/a mesmo/a autor/a ou quando o capítulo e o livro tenham o/a mesmo/a autor/a, deve-se repetir seu nome nas referências e não utilizar underlines.

Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico (link), precedido da expressão “Disponível em:”, e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”. A data deve seguir os modelos: 15 jul. 2023 e 17 maio 2023.

Exemplos:

  • Livros: NOME do(s) Autor(es). Título: subtítulo. Tradução de: Nome do tradutor (se houver). número da edição (a partir da 2ª). Local: Editora, ano.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Extratos traduzidos do francês por Cibele Braga, Erika Viviane Costa Vieira, Luciene Guimarães, Maria Antônia Ramos Coutinho, Mariana Mendes Arruda e Miriam Vieira. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010 [1982].

  • Capítulos de livros: NOME do(s) Autor(es) do Capítulo. Título do capítulo. In: NOME do(s) Autor(es) do Livro. Título do livro em itálico. Tradução de: Nome do tradutor (se houver). número da edição (a partir da 2ª). Local: Editora, ano.

HORSTER, Marietta; REITZ, Christiane. “Condensation” of literature and the pragmatics of literary production. In: HORSTER, Marietta; REITZ, Christiane (ed.). Condesing texts – Condensed texts. Palingensia 98. Stuttgart: Franz Steiner Verlag, 2010. p. 3-14.

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, Giovanni; SCHMITT, Jean-Claude (Orgs). História dos jovens II: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

  • Artigos de periódicos: NOME do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo (se houver). Título do periódico em itálico, Local, volume, número, páginas, mês e ano.

NOGUEIRA, Roberto Passos. Para uma análise existencial da saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 10, n. 20, p. 333-345, jul./dez. 2006.

  • Monografias, dissertações e teses: NOME do Autor. Títulos em itálico: subtítulo (se houver). Ano do depósito. Tipo do trabalho (grau e curso) - Nome da Faculdade, Nome da Universidade, Local (cidade), ano da defesa.

MINTO, Lala Watanabe. O público e o privado nas reformas da usina superior brasileiro: do golpe de 1964 aos anos 90. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2005.

RODRIGUES, Vagner Jose do Sacramento. Gerência de privacidade para aplicações sensíveis ao contexto em redes móveis. 2006. Tese (Doutorado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

  • Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos: AUTOR do Trabalho. Título: subtítulo (se houver). In: NOME DE EVENTO, número, ano, local de realização. Título da publicação [...]. Local de publicação (cidade): editora, data, páginas inicial - final do trabalho.

ZUBEN, Andréa Von; CASTAGNA, Cláudio; BALDINI, Marina B. D.; RANGEL, O; ANGERAMI, R. N.; RODRIGUES, R. C. A.; PRESOTTO, Douglas. Vigilância epidemiológica da leishmaniose visceral americana (LVA) em cães no município de Campinas, São Paulo. In: REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM DOENÇAS DE CHAGAS, 26.; REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM LEISHMANIOSES, 14., 2010, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Universidade Federal do Triangulo Mineiro, 2010. p. 135-175.

  • Documentos eletrônicos:

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/ navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2002.

  • Observação: referências de documentos não contemplados nesses modelos devem seguir as normas da ABNT, utilizando itálico para os destaques de título.

n. ELEMENTOS ILUSTRATIVOS
Elementos ilustrativos (como tabelas, figuras, fotos) devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo as devidas informações em suas partes superior e inferior. Os títulos devem ser centralizados acima da figura e numerados sequencialmente, seguindo a mesma fonte do texto, conforme o exemplo:

FIGURA 1 – Título

Indicação de fonte e legenda deve aparecer em fonte tamanho 10 e com espaçamento simples. A obtenção de autorização para utilização de imagens é de total responsabilidade dos autores.

o. OBSERVAÇÃO
A revista não aceita idem, ibidem.

Artigos - Publicação contínua

Os artigos submetidos para esta seção têm temática livre dentro dos Estudos Literários - ou seja, diferente do tema da chamada para o dossiê - e devem seguir as mesmas instruções de formatação estipuladas para o dossiê a partir do número 2 ("É

Resenhas

As resenhas devem conter entre 2 e 5 páginas e ter, como objeto, obras teóricas, críticas e literárias que tenham sido publicadas nos últimos três anos. Abaixo do título da resenha, tendo saltado uma linha, deve aparecer a referência do texto resenhado conforme as normas da revista. Caso o autor utilize outras referências, estas devem constar em seção específica ao final do texto. A resenha não precisa ter resumo e palavras-chave. Não devem constar quaisquer informações sobre o/a autor/a ou autores da resenha, assegurando a política de avaliação às cegas. Favor atentar-se para a exclusão de quaisquer dados que possam identificar sua autoria, o que inclui os dados de propriedade do arquivo, conforme aparece na seção "Assegurando a avaliação cega por pares". Outras questões, como fonte e espaçamento, devem ser formatadas como os artigos do dossiê.

Criações Literárias

Os textos de criação artística podem ser poema(s), conto(s) ou crônica(s), os quais poderão extrapolar a formatação padrão da revista. Também não há um número de páginas definido. Serão recebidos, do mesmo autor, no máximo 5 textos de criação artística, dos quais serão publicados, no máximo, 3. As criações passarão por um processo de avaliação aberto e coletivo feito por membros da equipe editorial. Como nas outras seções, os autores não devem se identificar nos textos submetidos para avaliação. Serão emitidos pareceres assinados pelos avaliadores e devolvidos aos autores via plataforma OJS. Não é preciso inserir resumo e palavras-chave, e as referências devem ser colocadas conforme haja a necessidade.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.