Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO DARANDINA REVISTELETRÔNICA

IMPORTANTE: Informamos aos autores colaboradores que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam cuidadosamente dentro das normas estipuladas.

INFORMAÇÕES GERAIS

1 – A Darandina Revisteletrônica é organizada e dirigida por alunos do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora. São duas as edições anuais, no primeiro e no segundo semestre. A revista é dedicada a trabalhos de estudos literários e outras práticas culturais, de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras, graduandos e pós-graduandos.

2 – São aceitos para publicação artigos, resenhas e textos de criação artística. O material enviado é apreciado por uma Comissão editorial, que seleciona os textos e que poderá enviá-los também a um Conselho editorial formado por professores da Universidade Federal de Juiz de Fora.

3 – A Comissão ou o Conselho poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Serão devolvidos para correção os trabalhos para as modificações. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado.

6 – Serão aceitos trabalhos em português, inglês, francês, espanhol e italiano. No entanto, não serão acolhidos trabalhos cujo texto contenha erros graves de gramática e ortografia, não estejam dentro do novo acordo ortográfico ou não correspondam com a norma culta padrão de quaisquer das línguas acima citadas.

7 – Ao enviar sua contribuição, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista.

8 - Todos os textos devem ser enviados em programa Word for Windows, em arquivo .doc, tamanho A4, fonte Times New Roman.

DIRETRIZES DE FORMATAÇÃO E NORMATIZAÇÃO PARA ARTIGOS E  RESENHAS

TÍTULO 

O título do trabalho deverá ser disposto na primeira linha do texto, centralizado, em negrito e caixa alta. Títulos e subtítulos das seções: em numeração arábica, sem recuo de parágrafo, em negrito (numeração, título e subtítulo), com maiúscula somente para a primeira letra da primeira palavra da seção. Usar o sistema “número seguido de ponto final”.

Exemplo: 1. A construção dos sentidos.

Não numerar Introdução, Conclusão e Referências.

AUTORIA

Abaixo do título não devem constar quaisquer informações sobre o autor(a) ou autores assegurando a política de avaliação às cegas.

RESUMO

A palavra “resumo” deve estar em caixa alta e negrito, seguida de dois pontos, sem recuo de parágrafo. Redigir o texto em parágrafo único, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Inserir de três a cinco palavras-chave, uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula. Imediatamente abaixo ao resumo na língua do texto, o autor deverá incluir também, um resumo em língua estrangeira (uma das quatro permitidas para publicação na revista: espanhol, francês, inglês, italiano), acompanhado de suas respectivas palavras-chave.

PAGINAÇÃO

Não há paginação no texto feito para a revista.

CITAÇÃO DIRETA

Se a citação tiver até três linhas, virá incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas. As citações com mais de três linhas ficarão abaixo do parágrafo, em bloco, com início sob a linha anterior, a 4 cm à direita da tabulação, em espaço simples, sem aspas. As referências das citações deverão ser indicadas entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, data da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10).

CITAÇÃO DE CITAÇÃO (APUD)

É a menção de um documento, ao qual não se teve acesso diretamente. Ocorre quando o pesquisador encontra uma citação dentro de uma obra que está consultando. Exemplo: De acordo com Feijó (1997, p. 10 apud BELLUZZO, 2007, p. 74), “Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto”.

 CITAÇÕES TRADUZIDAS

Citações traduzidas de língua estrangeira devem usar a tradução no corpo do texto e o texto na língua original em nota de rodapé.

CITAÇÃO DE TÍTULOS

Citações de títulos de obras teóricas e de ficção e os títulos de álbuns de música devem vir em itálico; títulos de textos como poemas, contos, capítulos de livros ou canções devem vir entre aspas duplas. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico.

NOTAS DE RODAPÉ

As notas de rodapé deverão ficar fora das margens, com expoente. As notas de rodapé ficam separadas do texto por um espaço simples e um filete (linha) de 5 cm. Numeradas sequencialmente, sobrescritas, com algarismos arábicos.

REFERÊNCIAS

Referências é um elemento pós-textual obrigatório. Referências ordenadas alfabeticamente, por sobrenome do autor, atendendo aos padrões da ABNT; não numeradas. Não há espaçamento entre as referências. Alinhadas a esquerda, de preferência justificadas. O título e o subtítulo devem ser reproduzidos tal como figuram no documento; o título deve-se iniciar em maiúscula. O restante do título deve ser em minúsculo, a não ser os nomes próprios e as siglas. Além disso, deve-se respeitar as nomenclaturas em idioma estrangeiro. O título é separado do subtítulo por dois pontos. Destaca-se o título utilizando-se negrito ou itálico. O subtítulo nunca é destacado (negrito ou itálico) e deve ser escrito com letras minúsculas, a não ser os nomes próprios e as siglas. Além disso, deve-se respeitar as nomenclaturas em idioma estrangeiro. A pontuação (dois pontos e o ponto final) não deve ser destacada (negrito ou itálico). Quando a obra possuir dois ou três subtítulos, deve-se destacar apenas o título principal. Texto inserido em outra obra de ver o código In em itálico.

Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão “Disponível em”: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

  • Livros: nome do(s) autor(es), título (em negrito), edição, local, editora e data.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 6. ed. Rio de Janeiro: L. Cristiano, 1995.

  • Capítulos de livros: nome do(s) autor(es) do artigo; título do capítulo; título do livro em negrito; organizador(es) da coletânea; número da edição (a partir da 2ª); local de publicação.

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (Orgs). História dos jovens II: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

  • Artigos de periódicos: nome do(s) autor(es), título do artigo: subtítulo (se houver). Título do periódico, Local, volume, número, páginas, mês e ano.

NOGUEIRA, Roberto Passos. Para uma análise existencial da saúde. In: Interface: Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, v. 10, n. 20, p. 333-345, jul./dez. 2006.

  • Monografias, dissertações e teses:

MINTO, Lala Watanabe. O público e o privado nas reformas da usina superior brasileiro: do golpe de 1964 aos anos 90. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2005.

RODRIGUES, Vagner Jose do Sacramento. Gerencia de privacidade para aplicações sensíveis ao contexto em redes móveis. Tese (Doutorado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

  • Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais. Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p.

  • Documentos eletrônicos:
  • ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/ navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.
  • CD-ROM:

KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

ELEMENTOS ILUSTRATIVOS

Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos, etc., devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas sequencialmente, seguindo a mesma fonte e espaçamento do texto.

OBSERVAÇÃO

A revista não aceita idem, ibidem.

Artigos

Os artigos deverão ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, englobando resumo, abstract, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, ilustrações e tabelas. É vetado o envio de mais de um trabalho pelo mesmo autor, ainda que este seja mencionado como coautor de outro trabalho.

COR DA FONTES

PRETO

TAMANHO DE FONTES

 

14

título

12

parte texto, referência

11

resumo e abstract, citações textuais

10

notas de rodapé, legendas, texto da fonte das ilustrações e tabelas

 

ESPAÇAMENTO

 

1,15

·         resumo (máximo 5 linhas)

·         abstract (máximo 5 linhas)

·         parte texto: introdução, desenvolvimento e conclusão

simples

·         citações de mais de três linhas

·         notas de rodapé

·         legendas de ilustrações e tabelas

·         referências

O texto deve ser justificado

 MARGENS

Os trabalhos devem ser enviados respeitando a seguinte configuração: 1,27 cm de recuo para parágrafo, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm.

Criações Literárias

Os textos de criação artística poderão extrapolar as configurações de margem e fonte, não havendo também um número de páginas definido. Serão recebidos, do mesmo autor, no máximo 05 textos de criação artística; destes, serão publicados, no máximo, 03 textos.

 

Resenhas

As resenhas devem conter entre 2 e 5 páginas e deverão ter, como objeto, obras teóricas, críticas e literárias. Somente serão aceitas resenhas sobre livros que tenham sido publicados nos últimos cinco anos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.