NARRATIVAS MULTIMODAIS EM LIBRAS
LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DE LEITURA ENTRE SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49583Palabras clave:
acessibilidade, educação bilíngue, infância, libras, literatura surdaResumen
O artigo examina o papel da literatura infantil em Libras como ferramenta para o crescimento de habilidades de leitura entre crianças surdas. Pela análise de histórias multimodais que unem partes visuais, ͏gestuais e textuais, discute-se como estas obras ajudam ͏na inclusão linguística e cultural, respeitando as particularidades da comunidade ͏surda. Pensando que a obtenção da língua escrita por crianças surdas tem desafios específicos, a livraria͏ em Libras surge como um recurso de ensino͏ potente, capaz de mediar o acesso à leitura͏ ͏por meio da Línguas de Sinais. O estudo também fala ͏sobre ideias da͏ edição tecnológica que aumentaram a criação e o movimento dos͏ livros acessíveis, contribuindo para a͏ formação de leitores críticos e independentes. Pensando sobre ͏os ͏afetos͏ dessas histórias na criação da identidade surda e no apoio à educação bilingue, o artigo͏ mostra caminhos para uma prática literária mais inclusiva e ͏atenta ͏às muitas formas de se expressar.
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