Equipe Editorial

Anelise de Freitas

Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (2011), licenciatura em Letras, com habilitação em língua portuguesa e espanhola e suas respectivas literaturas (2017) e mestrado em Letras: Estudos Literários (2017) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é doutoranda em Letras: Estudos Literários pela mesma instituição. Desenvolve pesquisa com foco em Poéticas Contemporâneas da América Latina, Poesia Contemporânea Brasileira, Poesia Contemporânea Argentina, Poesia e Espaço, Literatura Comparada, Escrita Criativa e Performances/Performatividade.

Beatriz Jobim Pérez Senra

Licenciada em Latim e Literaturas Latinas (2006); em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa (2006), ambas licenciaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, Brasil. Atualmente é mestranda em Letras: Estudos Literários (2020), também pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolve pesquisa com foco nos estudos sobre e jardins, paisagens asiáticas, voz poética, preceitos filosóficos-religiosos ocidentais e orientais, sincronicidade quântica aplicada ao emprego da linguagem, performance da interpretação literária, literatura de matriz de língua portuguesa na Ásia.

Bernard Martoni Mansur Corrêa da Costa

Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa (2006) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre (2016) e doutorando em Letras: Estudos Literários, na linha de pesquisa Literatura, Crítica e Cultura, também pela UFJF. Atua como membro do grupo de pesquisa Narrativas Visuais: experiências literárias (NAVEL). Desenvolve pesquisas na área de linguagem de narrativas em histórias em quadrinhos.

Jéssica Frutuoso Mello

Licenciada em Letras com habilitação em Português pela Universidade Federal de Alfenas (2017) e mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Araraquara (2019). Atualmente é doutoranda também em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora e cursa o Bacharelado em Letras: Tradução – Latim na mesma instituição. Desenvolve pesquisa com foco em Literatura Clássica, Literatura Comparada e estudo do gênero literário, principalmente, epopeias.

José Gomes Pereira

José Gomes Pereira tem graduação no Curso Superior de Letras, pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e mestrado em Literatura Brasileira, pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Sua área de pesquisa se direciona aos estudos pós-coloniais, especificamente, nas questões de identidade do negro na literatura brasileira. A pesquisa de mestrado teve a orientação da Professora Doutora Ana Claudia Duarte Mendes, no Programa de Mestrado PROFLETRAS, promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados. Atualmente, é estudante do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários - nível doutorado, promovido pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo orientado pela Professora Doutora Bárbara Simões Daibert. Os estudos atuais da tese se concentram na obra da escritora brasileira Maria Firmina dos Reis.

Mayara Moratori Peixoto

Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, Brasil. Mestre (2018) e doutoranda em Letras: Estudos Literários pela mesma instituição, atuando na linha de pesquisa Literatura, Crítica e Cultura, sob orientação do professor Gilvan Procópio Ribeiro. Desenvolve pesquisa sobre teoria da narrativa, modernidade e contemporaneidade, concentrando-se na obra dos escritores brasileiros Osman Lins (1924-1978) e Antonio Callado (1917-1997).

Marcos Paulo de Araújo Barros

Marcos Paulo de Araújo Barros é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Comunicação e Identidades pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Possui graduação em Comunicação Social pela UFJF e Letras pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna. É especialista em Arte, Cultura e Educação pela UFJF. É repórter e cronista do jornal Tribuna de Minas, em Juiz de Fora. No campo das artes cênicas, atua como ator e diretor teatral.

Marisa Loures

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-graduada (especialista) em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Candido Mendes. Graduada em Letras – Português e respectivas literaturas, também pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e Graduada em Comunicação Social, pela Universidade Salgado de Oliveira. É professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, da rede pública estadual de MG e da rede privada de Juiz de Fora. Desde 2015, assina a coluna Sala de Leitura, do jornal Tribuna de Minas. Desenvolve pesquisas com foco em memória, feminismo e jornalismo literário.

Patrícia de Paula Aniceto

Doutoranda em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bolsista PBPG da UFJF. Mestre em Letras: Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES/JF) (2006). Graduada em Letras: Português / Inglês pelo CES/JF. Professora de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Professora de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Língua Portuguesa. É membro do Grupo de Pesquisa “Travessias e Feminismo(s): estudos identitários de autoria feminina”, desde setembro de 2018.

Taynara Ribeiro Pessoa

Atualmente é doutoranda em Estudos Literários pela UFJF. Possui graduação em Humanidades e Letras Português/Inglês pela UFVJM e é Mestre em Ciências Humanas com ênfase em linguagens e cultura, pela mesma instituição. Desenvolve projetos na área de Teoria e Crítica Literária, com ênfase nos seguintes temas: hermenêutica, interdisciplinaridade, religiosidade, literatura portuguesa e gêneros trágicos.

Vanessa Gonçalves

Possui graduação em Letras: língua portuguesa e suas respectivas literaturas (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Estudos Literários (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, onde, atualmente, é doutoranda. Desenvolve pesquisa no campo dos Estudos Decoloniais sobre literaturas de autoria feminina, com ênfase em narrativas brasileiras.