Espaço e Turismo: Reflexões Contemporâneas

  • Rita Maria de Paula Garcia Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Turismo, Espaço, Multiplicidade

Resumo

O espaço geográfico é um conceito e prática a partir das ações humanas, do ser-no-mundo, é concebido na mesma velocidade e proporção em que a sociedade se transforma e se torna múltipla, sendo os fenômenos simultâneos, a dinamicidade crescente, e as trajetórias em constante construção. O turismo é uma prática social, logo espacial, deste ser que se desloca. As características do espaço como diferença/multiplicidade contínua do espaço traduz a dinâmica e reconhece as diferentes trajetórias. O turismo está inserido neste contexto e é expressão da sociedade de consumo e acompanha a eficiência e avanços tecnológicos de comunicação e transportes que indiscutivelmente asseguram deslocamentos e permanências mais diversificadas, seguras e cômodas. Por outro lado, faz uso estrategicamente da diferença/multiplicidade discreta para destacar e distinguir por determinados atributos os atrativos turísticos e tornar os lugares e experiências únicas destacando a heterogeneidade. Para tal pesquisa, realizou-se pesquisa bibliográfica em fontes secundárias acerca de espaço e turismo com objetivo de analisar o fenômeno turístico a partir de fundamentos teóricos, principalmente, geográficos.

Biografia do Autor

Rita Maria de Paula Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Sou Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná (2003), Especialista em Gestão Estratégica do Turismo pela Pontifícia Universidade Católica (2004), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2007), Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense.

Atuo no Departamento de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Nova Xavantina, desde 2007.

Nesta universidade desenvolvo ensino, pesquisa e extensão através de projetos multidisciplinares.

Publicado
2014-01-10
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA