Turismo na Fronteira: sentidos e significados do turismo nas casas noturnas de Juiz de Fora

  • Euler David de Siqueira
Palavras-chave: Turismo, Cultura, Turiscentrismo, Corpo, Fronteira

Resumo

No turismo, o centro da cultura e da sociedade costuma ser destacado contra um pano de fundo que engloba desde o normal e corriqueiro até espaços marginais, liminares, proibidos e evitáveis. Isso equivale a dizer que na periferia ou nos limiares de uma cultura habitam formas e linguagens que escapam àquilo que se compreende como fundamental à natureza do fenômeno turístico. Se os espaços percebidos como culturais, no sentido de erudição (museus, casas de cultura, patrimônio arquitetônico, ruas limpas e parques ordeiros, ditos civilizados), reinam absolutos entre os atrativos turísticos, é porque, por oposição, o repulsivo, o feio, o marginal, o sujo e o perigoso representam o que está na borda do turismo e deve ser evitado, impedindo a sujeira, a contaminação e a poluição. Tudo aquilo que não se encaixa nas belas e puras imagens turísticas construídas meticulosamente visando operar como atrativo sedutor é varrido à periferia, construído como ameaça, delimitado como perigoso, ou é reconfi gurado com vias a ser ofertado como mais um dentre tantos outros bens e itens indispensáveis aos olhares atentos e curiosos de turistas em busca de distração e do pitoresco.

Referências

ACESSA.COM. Disponível em: . Acesso em: 4 fev. 2007.

BARTHES, Roland. Mitologias. 4. ed. São Paulo: Difel, 1980.

BECKER, H. S. As regras e sua imposição. In:
BECKER, H. S. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p.108–122.

CASTRO, Celso. Antes das praias. Nossa História, São Paulo, ano 3, n.28, p. 70–76, fev. 2006.

_______. Narrativas e imagens do turismo no Rio de Janeiro. In:VELHO,Gilberto(org). Antropologia urbana: cultura e sociedade no Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. p.80–87.

DAMATTA, Roberto. O ofício de etnólogo ou como ter anthropological blues. In: NUNES, Edson de Oliveira (Org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p.23–35.

_______. A casa e a rua. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

DOUGLAS, DUMONT, Louis. O individualismo. Homo hierarchicus. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

GEERTZ, Cliff ord. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

_______. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1998.

GPGUIANET. Disponível em: . Acesso em: 04 fev. 2007.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1989.

LEACH, Edmund. Cultura e comunicação. Lisboa: Edições 70, 1992.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e história. In: Antropologia estrutural dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976. p.328–366.

MAUSS, Marcel. Ensaios de sociologia. São Paulo: Perspectiva, 1981.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. Disponível em: . Acesso em: 4 fev. 2007.

REVISTA MARIE CLAIRE. Disponível em . Acesso em: 28 mar. 2007.

ROCHA, E. P. G. O que é etnocentrismo? 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

_______. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1985.

_______. “Tempo de casa” ou “carteira manjada”: notas para um estudo  de construção da identidade. Comum. Rio de Janeiro: FACHA, v. 2, n.8,  p.44–64, 1981.

SANTOS, R. J. Imagens do turismo, cultura e lugares híbridos em Gramado e Canela, RS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 28., 2005, Rio de Janeiro. Anais... p.14.

SIQUEIRA, Euler David de; SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, mito e imaginário nos postais das praias cariocas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 28., 2005, Rio de Janeiro. Anais... p.15.

_______. Samba no Galeão: corpo, cultura e representações do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO COM BASE LOCAL - ENTBL, 8., 2004, Curitiba. Anais... p.15.

SIQUEIRA, Euler David. 2006a. O melhor lugar do mundo é aqui: etnocentrismo e representações sociais nas revistas de turismo. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA - RBA. 25., 2006, Goiânia. Anais... CD–ROM.

_______.Para uma etnografi a do cartão-postal: destaque para a garota carioca. In: SEMINTUR MERCOSUL, 4., 2006, Caxias do Sul. Anais... CD–ROM.

_______.Ritual, turismo e cultura: o aeroporto do Galeão como lugar de passagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília. Anais... CD– ROM.

SHALLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In:
NUNES, Edson de Oliveira (Org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p.36– 46.
Publicado
2011-12-15
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA