Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas

Autores

  • Marcello Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Formação docente, Licenciatura interdisciplinar, Pedagogia da pesquisa, Resolução de problemas, Tecnologias educacionais

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a relação de três tecnologias educacionais (TE), a Alfabetização Científica (AC), a Resolução de Problemas (RP) e a Pedagogia da Pesquisa (PP) – respectivamente como concepção, metodologia e autonomia na formação de um professor de Ciências – em relação à proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (CLCE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que oferece formação em quatro licenciaturas (Ciências, Física, Matemática e Química) interdisciplinares e integradas. Para tanto, utilizou-se a análise de conteúdo, que propicia o estudo das correlações entre os elementos textuais e as intenções do emissor, visando à interpretação textual. Verificaram-se eixos centrais que demonstram uma aproximação da proposta do CLCE às TE da AC, RP e PP, bem como a influência dessas perspectivas na formação do professor de Ciências encaminhada no curso.

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Como Citar

Ferreira, M. ., & Silva, A. L. S. da . (2020). Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas. Pesquisa E Debate Em Educação, 5(1), 83–105. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966

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