Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE <p>A revista<strong> Pesquisa e Debate em Educação (PDE)</strong><em>, e-</em>ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais [n.1: jan.-jun.; n. 2: jul.-dez.]), desde 2011. A partir de 2021, a publicação segue o modelo de fluxo contínuo. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).</p> pt-BR frederico.braida@arquitetura.ufjf.br (Frederico Braida) revista@caed.ufjf.br (Frederico Braida) Tue, 20 Jul 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Educação mediada por tecnologias digitais https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32922 <p>Este ensaio propõe refletir sobre o uso das tecnologias digitais nas práticas educacionais, de modo que os participantes da escola incorporem as TICs de forma crítica e reflexiva, correlacionando-as com o contexto vivido por eles. Nele irá se discutir mediação com o uso de ferramentas digitais, com base na metodologia transdisciplinar citada pelo autor Basarab Nicolescu e o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Trata-se de compreender os espaços e as pessoas que integram o contexto educacional e nele considerem o uso de instrumentos digitais na mediação pedagógica dentro de cada realidade presente nos âmbitos educacionais. Diante do cenário, nota-se a necessidade de uma educação com autonomia e liberdade para o viver; escolhas e pensamentos que partem de movimentos singulares para a comunidade, no que tange à “ecologia da ação”, conceito abarcado também na obra de Morin, na qual ele explica que escolhas demandam consciência pois há um contexto onde irá ressoar e escapará de seus propósitos originais.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação. Tecnologia. Docência.</p> Regina Célia Alves Cunha Copyright (c) 2021 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32922 Tue, 20 Jul 2021 00:00:00 +0000 Coordenador pedagógico e o ensino remoto https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32806 <p class="00Textodoresumo">O estudo visa analisar quais têm sido os principais desafios da dinâmica do ensino remoto no trabalho do Coordenador Pedagógico (CP) no âmbito da escola pública. Utiliza-se, como lócus de reflexão, a realidade educacional de um município situado na região amazônica. Dentre os objetivos propostos, busca-se: identificar os recursos tecnológicos utilizados pelos CPs como respostas aos desafios vivenciados na escola; compreender a percepção dos CPs sobre a dinâmica do ensino remoto; e verificar as contribuições e discrepâncias do ensino remoto na atuação profissional dos CPs. As discussões resultam de pesquisa de campo, contemplando o uso de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados. Dos resultados obtidos, constata-se que são inúmeros os desafios ocasionados ao fazer pedagógico dos CPs, exigindo a organização e acompanhamento das ações em busca da materialidade do processo ensino-aprendizagem, mesmo diante de condições deficitárias de trabalho: conflitos, sinal precário de internet, ausência de formação etc.</p> José Flábio dos Santos Copyright (c) 2021 José Flábio dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32806 Tue, 20 Jul 2021 00:00:00 +0000