Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE <p>A revista<strong> Pesquisa e Debate em Educação (PDE)</strong><em>, e-</em>ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais [n.1: jan.-jun.; n. 2: jul.-dez.]), desde 2011. A partir de 2021, a publicação segue o modelo de fluxo contínuo. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).</p> pt-BR frederico.braida@arquitetura.ufjf.br (Frederico Braida) revista@caed.ufjf.br (Frederico Braida) Mon, 10 Jan 2022 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Reflexões teóricas sobre o lugar e o papel das tecnologias digitais na formação inicial de professores em Portugal https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35328 <p class="00Textodoresumo">Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do desenvolvimento de competências digitais na formação inicial de professores em Portugal, tendo como base o cruzamento entre os parâmetros propostos pela União Europeia e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e as pesquisas científicas realizadas no país. Nele se dá conta das políticas e propostas para a efetivação deste aprendizado e sua integração em sala de aula, das principais estratégias implementadas, mas também das dificuldades encontradas na integração das competências digitais no processo de formação inicial dos professores. Os resultados mostram que Portugal possui políticas públicas impulsionadas pelas diretrizes estabelecidas pela União Europeia e que, apesar do fraco desempenho em alguns indicadores, é possível identificar indícios na literatura de que as Instituições que formam professores estão caminhando no sentido de fortalecer a aquisição destas competências tão essenciais na sociedade em que vivemos hoje.</p> Wender Antonio da Silva, Fernando Albuquerque Costa Copyright (c) 2022 Wender Antônio da Silva; Fernando Albuquerque Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35328 Mon, 25 Apr 2022 00:00:00 +0000 Descolonizar a educação inclusiva https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35016 <p>A política de inclusão e descolonização reside na produção de outros dispositivos de subjetividade, na questão da ressignificação da existência, na criação de outro esquema ontológico coerente com as múltiplas formas de seus habitantes. A multiplicidade é o principal conector entre os dois movimentos críticos. Aliás, uma de suas principais tarefas críticas consiste em interromper os modos canônicos de produção do conhecimento, contribuindo para lê-lo criticamente ou presentemente, tarefa que desde uma posição ninhuma é politicamente potente. O objetivo do trabalho é desenvolver, como discurso mais difundido mundialmente, a educação inclusiva foi transferida sobre uma classe de mensuração sem nenhuma para a geopolítica definida como Sul Global. Nesse ponto, não informa de um sistema de racionalidade elaborado pelo Norte Global, reproduzindo os interesses da zona do ser que impõe uma pseudo-racionalidade que opera sem referências objetivas em seu verdadeiro índice de singularidade. A educação inclusiva é uma elaboração conceitual que não é mais profunda que o eurocentrismo. Esse vínculo é baseado na metáfora da diferença colonial que consolida seu aparato cognitivo por meio de arcabouços epistemológicos normativos ocidentais. Meu trabalho concluiu identificando que o desejo descolonizador pela educação inclusiva assume o propósito ético de documentar um ato singular de redefinição ontológica, é produzir outras formas existenciais. Abre-se à imprevisibilidade do ser a partir da multiplicidade de singularidades, desafiando as subjetividades produzidas no curso da colonização. Além disso, para focalizar seu compromisso temos: a) solidariedade relacional, b) solidariedade transitiva ec) solidariedade criativa.</p> Aldo Ocampo González Copyright (c) 2022 Aldo Ocampo González https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35016 Wed, 20 Apr 2022 00:00:00 +0000 Aproximações entre as metodologias ativas e as teorias da aprendizagem https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34655 <p>Este artigo trata das metodologias ativas e das teorias da aprendizagem. Com o objetivo de compreender as bases teóricas que fundamentam as metodologias denominadas <em>peer instruction</em>, mapas mentais/conceituais e a aprendizagem baseada em problemas/projetos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica (<a href="https://www.redalyc.org/jatsRepo/3073/307352541006/index.html#redalyc_307352541006_ref20">FACHIN, 2006</a>). Foram identificadas as seguintes teorias que embasam as metodologias ativas em questão, respectivamente: behaviorismo (teoria comportamentalista), epistemologia genética (teoria piagetiana) e abordagem sociointeracionista (teoria histórico-cultural), sendo esta última também próxima da pedagogia freiriana. O confronto de tais metodologias com suas bases teóricas, ao lado da análise do papel do professor e da avaliação nos processos educativos, apontam para um posicionamento epistemológico contrário à abordagem multimetodológica na educação. Conclui-se salientando para uma compreensão das teorias que sustentam os métodos, pois o uso de métodos e técnicas de maneira isolada e aleatória pode ser prejudicial para o sucesso dos processos educativos.</p> Thiago Jovane Nascimento, Marilane Maria Wolff Paim Copyright (c) 2022 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34655 Mon, 20 Jun 2022 00:00:00 +0000 Um olhar sobre a educação financeira em documentos que norteiam o trabalho pedagógico de duas escolas públicas do Paraná https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34344 <p class="00Textodoresumo"><span style="font-size: 11.0pt;">Este trabalho tem como objetivo identificar como a educação financeira é abordada na Base Nacional Comum Curricular, no Referencial Curricular do Paraná e no Projeto Político Pedagógico de duas instituições estaduais de ensino, localizadas no Norte do Paraná. A pesquisa qualitativa utilizou a análise documental dos referidos textos, que norteiam o currículo do sistema de ensino nacional, estadual e institucional. Constata a relevância da educação financeira ser tratada como uma habilidade que compõe as aprendizagens essenciais no currículo, embora ainda seja pouco o que os Projetos Político Pedagógicos analisados trazem para ser desenvolvido sobre o tema, seja em projetos ou ações que as escolas realizam.</span></p> Daiany dos Reis Santana, Jonis Jecks Nervis Copyright (c) 2022 Daiany dos Reis Santana; Jonis Jecks Nervis https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34344 Fri, 20 May 2022 00:00:00 +0000 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Sucesso Escolar https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34052 <p class="00Textodoresumo">O estudo objetiva construir um “perfil” dos fatores explicativos das escolas ditas de sucesso na perspectiva do índice do IDEB, considerando os discursos dos dirigentes municipais de ensino, em uma cidade do Rio Grande do Norte. Consiste em uma abordagem qualitativa, que utiliza da técnica de análise de discurso foucaultiana. Os resultados apontam que o sucesso escolar está associado a diversos fatores, desde o compromisso profissional, a responsabilidade da família frente a educação dos filhos, as condições mínimas necessárias para a promoção de uma educação de qualidade, como a estrutura escolar. Reconhece que os índices não são suficientes para mensurar a qualidade do ensino e o sucesso de uma instituição. No entanto, os escores apontam caminhos na busca de melhorar a oferta da educação, pois estes não devem ter um fim em si mesmos, mas serem um aparato de diagnóstico e reflexão da prática desenvolvida pelos sujeitos escolares.</p> Ciclene Alves da Silva, Maria Beatriz Fernandes Copyright (c) 2022 Ciclene Alves da Silva; Maria Beatriz Fernandes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34052 Tue, 15 Mar 2022 00:00:00 +0000 Um estudo de caso dos alunos com altas habilidades/superdotação na perspectiva da inclusão social e da interdisciplinaridade no contexto da educação básica em Mato Verde – MG https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/33012 <p>Os alunos com déficits de aprendizagens e superdotação devem estar inseridos em salas regulares e com professores de apoio, mediante as normas do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para tanto, o objetivo do presente estudo é conhecer a realidade dos alunos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Altas Habilidades/ Superdotagem (AH/SD) na Escola Estadual Professor José Américo Barbosa localizada em Mato Verde-MG. O AEE na escola supracitada é caracterizado pela necessidade de conhecer e entender as relações de ensino e aprendizagem estabelecidas neste atendimento devido à grande demanda. Nesse contexto, a interdisciplinaridade configura-se pela realidade de articulação entre os educadores do ensino regular e o professor de apoio juntamente com os educandos. Portanto, aproximar as áreas do saber e promover uma nova forma de pensar e articular a interdisciplinaridade, portanto, este estudo contribui para a produção de conhecimento científico, social e educacional.</p> Verônica Cruz Silveira Barbosa, Ana Cláudia Soares da Silva, Jaete Pinto da Silva Copyright (c) 2022 Verônica Cruz Silveira Barbosa; Ana Cláudia Soares da Silva; Jaete Pinto da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/33012 Mon, 14 Feb 2022 00:00:00 +0000 e-Val https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36983 <p class="00Ttuloresumo" style="margin-top: 0cm;"><span style="color: windowtext; font-weight: normal;">O trabalho tem como objetivo apresentar o instrumento “e-Val: Avaliação da Interatividade em Itens Digitais”, um protótipo que diagnostica os níveis de interatividade de itens digitais. O e-Val é fruto da pesquisa realizada pelas autoras no período de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021 e compreendeu, na revisão teórico-bibliográfica, na definição dos elementos tecnológicos e pedagógicos responsáveis pela interação, bem como dos indicadores com índices de relevância e critérios com níveis de interatividade. Na sequência, ocorreram o desenvolvimento e a prototipagem do instrumento e a validação por meio da análise em itens digitais disponíveis nas plataformas MathemaTIC e TAO. Os resultados obtidos mostraram que o instrumento é eficaz não só para auxiliar os desenvolvedores de itens digitais quanto ao planejamento e design da interatividade, como também para a análise do nível de interatividade em itens já desenvolvidos. Quanto à análise dos itens digitais disponíveis nas plataformas citadas, estes apresentam variados níveis de interatividade. A plataforma MathemaTIC, voltada para atividades de aprendizagem no cotidiano escolar, apresenta design mais atrativo, elementos de gamificação, e o uso do e-Val apontou para níveis de média e alta interatividade. Já os itens digitais produzidos pelas equipes do CAEd/UFJF com a plataforma TAO, apresentam baixa interatividade. As análises mostraram que ainda há prevalência da transposição dos itens desenvolvidos em meio impresso para o meio digital, com foco para os conteúdos específicos e/ou ações em que a interatividade é trivializada por objetos ou opções de respostas clicáveis e sequências lineares de navegação, bem como raras associações entre conhecimentos, pares ou estratégias didático-pedagógicas para se chegar às respostas possíveis.</span></p> Liamara Scortegagna, Adriana Rocha Bruno Copyright (c) 2022 Liamara Scortegagna; Adriana Rocha Bruno https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36983 Fri, 20 May 2022 00:00:00 +0000 A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35023 <p>O Ensino Médio tem sido a etapa da educação com os resultados mais precários em avaliações nacionais de larga escala. Urgem, portanto, intervenções que possam responder a essa contingência. Neste artigo, adotamos uma teoria educacional capaz de engendrar uma aprendizagem significativa crítica que, aliada às novas tecnologias digitais, conforma-se ao modo não linear de aprendizagem. Subsidiados por essa abordagem teórica, o objetivo é desenvolver, como produto tecnológico, uma estratégia avaliativa baseada nas WebQuests, em conjunto com tecnologias TRI-CAT, que apresentam características impossíveis de se mimetizar em avaliações por meios não digitais. Aplica-se essa proposta ao ensino de ciências na disciplina de Física do Ensino Médio. Para tanto, este estudo é apresentado em três partes. Na primeira parte, faz-se uma discussão fundamentada sobre os pressupostos educacionais e avaliativos que podem sustentar uma proposta de WebQuest com itens de múltipla escolha. Na segunda, são abordados os pressupostos metodológicos desta pesquisa tecnológica. Na terceira parte, é descrito o modelo de WebQuest com itens de múltipla escolha, expondo parte dos resultados alcançados no projeto-piloto, que contou com a participação de nove estudantes do Ensino Médio. Como resultado, este artigo aponta que a WebQuest com itens de múltipla escolha é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino mais afins das TICs.</p> Marcello Ferreira, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Olavo Leopoldino da Silva Filho, Marcos Rogério Martins Costa, Joaquim José Soares Neto Copyright (c) 2022 Marcello Ferreira; Danielle Xabregas Pamplona Nogueira; Olavo Leopoldino da Silva Filho; Marcos Rogério Martins Costa; Joaquim José Soares Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35023 Thu, 10 Feb 2022 00:00:00 +0000 Estratégias de ensino https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34684 <p>Este trabalho tem por escopo apresentar a aplicação e os resultados das estratégias de ensino GV/GO e <em>Brainstorming</em>, provenientes da realização de uma prática pedagógica, desenvolvida com discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Estadual, localizada na cidade de Macapá - AP. As atividades foram realizadas em seis aulas da disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no ano letivo de 2018. Na discussão, problematização e exploração, utilizamos como tendência de ensino a Filosofia da Educação Matemática, por meio de estratégias de ensino com temas envolvendo a alfabetização matemática. Os resultados corroboraram para verificar que os discentes desconheciam a estratégia de ensino GV/GO e tinham participado em atividades usando o <em>Brainstorming</em>. Constatamos que os discentes apresentaram maior articulação e compreensão do domínio teórico dos conhecimentos de matemática e sua importância no processo de ensino e de aprendizagem, quando empregadas estratégias diferenciadas.</p> Claudionor de Oliveira Pastana, Danielly Foro do Espírito Santo, Isete da Silva Sousa Copyright (c) 2022 Claudionor de Oliveira Pastana; Danielly Foro do Espírito Santo; Isete da Silva Sousa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34684 Mon, 26 Sep 2022 00:00:00 +0000 O Programa Parlamento Jovem em Câmaras Municipais como mecanismo na implementação da nova Base Nacional Comum Curricular https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34378 <p>O Programa Parlamento Jovem tem potencial para criar oportunidades de participação democrática e contribuir com os elementos curriculares previstos na nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC. De modo comparativo analisou-se duas experiências pedagógicas sobre este Programa executado por duas Câmaras Municipais. O objetivo foi traçar paralelos entre estes programas de modo a ilustrar seus limites e possibilidades, do ponto de vista pedagógico e de efetividade em seu potencial formativo para cidadania, participação e compreensão sobre política. Foi destacada a relação com a vida escolar, compreensão de cidadania e trabalho e protagonismo juvenil a partir de entrevistas realizadas com as responsáveis pedagógicas atuais de cada Programa. O programa agrega-se à instituição escolar como um mecanismo de apoio e suporte para a construção das competências e habilidades sobre cidadania, política e participação social. A efetividade político-pedagógica destes programas pode ser maior com apoio da Câmara, parcerias institucionais e compreensão das necessidades dos estudantes.</p> Eloise Medice Colontonio, Luciano Miguel Moreira dos Santos Copyright (c) 2022 Eloise Medice Colontonio; Luciano Miguel Moreira dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34378 Wed, 30 Mar 2022 00:00:00 +0000 O gerencialismo na educação pública estadual do RJ e seus efeitos na juvenilização da EJA https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34236 <p class="00Textodoresumo">O gerencialismo na educação é a expressão neoliberal implementada na condução e formulação de políticas públicas, nas últimas três décadas. Busca-se neste artigo abordar as políticas públicas gerenciais aplicadas na rede pública estadual do Rio de Janeiro (RJ), tendo a juvenilização da EJA como um dos seus efeitos. De caráter bibliográfico e com aportes de documentos e dados abertos, a pesquisa é ancorada na perspectiva materialista-histórica e dialética, com o objetivo de analisar e superar o que o fenômeno da juvenilização da EJA oculta sob sua aparência. Conclui-se que existe uma relação intrínseca entre as demandas de organismos supranacionais da educação e as políticas públicas implementadas pela Secretaria Estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro, que produz a juvenilização da EJA como expressão de estratégias para promover a distorção idade-série e obliterar possíveis impactos nos resultados do fluxo escolar.</p> Marcos Vinicius Reis Fernandes, Marcia Soares de Alvarenga Copyright (c) 2022 Marcos Vinicius Reis Fernandes; Marcia Soares de Alvarenga https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34236 Thu, 10 Mar 2022 00:00:00 +0000 A escola e suas contribuições no processo da alfabetização científica e tecnológica https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/33233 <p>Este artigo traz em seu bojo reflexões acerca da Alfabetização Científica e Tecnológica no âmbito da Educação Básica. Objetivou-se abordar conceitos da Alfabetização Científica e Tecnológica, tecendo relações com o ensino no contexto escolar e com a formação continuada de professores. Para tanto, este estudo, de cunho qualitativo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, fez uso de textos de autores como Chassot (2011); Fourez (1995); Sasseron (2018); Sasseron e Carvalho (2011; 2008), entre outros. As leituras e análises enfatizam as contribuições da escola, do currículo e da prática docente como elementos oportunos para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica durante o processo de escolarização dos estudantes. O presente estudo propicia também a problematização e o diálogo com todos os sujeitos educadores que vislumbram na Alfabetização Científica e Tecnológica as possibilidades de múltiplas leituras, interpretações, aprendizagens e transformações da realidade do mundo em que se vive.</p> Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Geilson de Arruda Reis, Nilcéia Frausino da Silva Pinto Copyright (c) 2022 Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Geilson de Arruda Reis, Nilcéia Frausino da Silva Pinto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/33233 Sat, 02 Apr 2022 00:00:00 +0000