Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE <p>A revista<strong> Pesquisa e Debate em Educação (PDE)</strong><em>, e-</em>ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais [n.1: jan.-jun.; n. 2: jul.-dez.]), desde 2011. A partir de 2021, a publicação segue o modelo de fluxo contínuo. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).</p> pt-BR frederico.braida@arquitetura.ufjf.br (Frederico Braida) revista@caed.ufjf.br (Frederico Braida) Mon, 30 Jan 2023 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Politecnia e apropriações teórico-metodológicas no ensino médio integrado do IF Goiano – Campus Ceres https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/37659 <p class="00Textodoresumo">Este trabalho utilizou análise bibliográfica, visando um recorte histórico, tanto da rede de educação profissional e tecnológica quanto do conceito de politecnia, exercida pelo Campus Ceres do Instituto Federal Goiano. A história do Campus Ceres é marcada por um ensino inicialmente agrário expandido em diferentes áreas, oferecendo uma educação profissional pública, gratuita e de qualidade. Os Institutos Federais representam uma concepção de escola unitária e politécnica de formação omnilateral. Tais características exprimem que a educação tem o poder de transformar e emancipar cidadãos que não teriam outras oportunidades se não pelas políticas públicas aplicadas à educação. As conclusões evidenciam que, apesar da longa história de uma educação brasileira dual, os Institutos Federais quebram tais barreiras com uma escola politécnica, promovendo ações e políticas institucionais que garantem uma educação integradora, alinhando ações sociais, culturais e políticas ao ensino propedêutico e educação profissional.</p> Ramayane Bonacin Braga, Sarah Elayne de Freitas Rezende, Marcos de Moraes Sousa, Mirelle Amaral de São Bernardo, José Carlos Moreira de Sousa Copyright (c) 2023 Ramayane Bonacin Braga; Sarah Elayne de Freitas Rezende; Marcos de Moraes Sousa; Mirelle Amaral de São Bernardo; José Carlos Moreira de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/37659 Fri, 01 Dec 2023 00:00:00 +0000 Estágio curricular obrigatório https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/38250 <p>O estágio obrigatório é uma oportunidade de o estudante adquirir habilidades para o trabalho e de contextualizar o aprendizado no âmbito curricular. Este texto objetiva analisar as normativas do CEFET-MG sobre o estágio curricular obrigatório e verificar o estágio profissional supervisionado obrigatório e sua relação com os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na visão dos discentes dos cursos técnicos de Edificações, Informática e Mecatrônica, inscritos no Seminário de Conclusão dos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (SECLEPT), no período de 2017 a 2019. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, descritiva e exploratória, utilizando-se de análise documental. As análises mostraram que o estágio deve ter o trabalho como princípio educativo e, para os discentes, é uma importante etapa na sua formação integral. Entretanto, as normativas da instituição necessitam de um alinhamento em relação ao tratamento dado ao estágio para adequá-las à Lei nº. 11.788/2008. Outrossim verificamos um acréscimo de tempo para a conclusão dos cursos técnicos além do previsto nas normativas da instituição.</p> Roger Lourenço Fernandes, Sueli Machado Pereira de Oliveira Copyright (c) 2023 Roger Lourenço Fernandes; Sueli Machado Pereira de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/38250 Tue, 05 Sep 2023 00:00:00 +0000 Dr. Stone https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36493 <p>O presente artigo conduz uma discussão acerca dos enlaces entre letramento, construção de conhecimento científico e arte, a partir do mangá e anime <em>Dr. Stone</em>. Na obra japonesa, um grupo de pessoas, petrificadas no momento atual, desperta no ano 5738, voltando a habitar uma nova realidade do planeta Terra, desprovida de tecnologias ou recursos científicos modernos. Em nosso estudo, apresentaremos o desenvolvimento da narrativa, analisando-a a partir de pressupostos teóricos do campo do letramento (SOARES, 1998, 2014), do letramento científico (PITRELLI, 2003; SANTOS, 2020) e de suas relações com a arte e as relações interpessoais (KAHN e ZEIDLER, 2016). A discussão dos quatro grandes experimentos realizados no primeiro arco narrativo da obra nos permite problematizar como o mangá explora os elementos artísticos e as conexões linguístico-sociais entre os personagens como elementos indissociáveis da construção de conhecimento científico. </p> Carolina Alves Magaldi, Lucas Alves Mendes Copyright (c) 2023 Carolina Alves Magaldi; Lucas Alves Mendes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36493 Sun, 30 Apr 2023 00:00:00 +0000 Perfil do professor do Rio Grande do Norte https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35549 <p class="00Textodoresumo">Este estudo buscou traçar o perfil dos docentes do Rio Grande do Norte, analisando os dados de formação de professores, no período de 2010 a 2020. Para tanto, foram utilizadas informações coletadas pelo Censo Escolar e publicadas pelo INEP em sinopses estatísticas e indicadores de percentual de docente por grupo de adequação da formação à disciplina que leciona (2013 a 2020) e de docentes com curso superior (2011 a 2020). Os dados foram cotejados com as políticas nacionais e estaduais e com a literatura para construção de hipóteses. Após análise dos dados, conclui-se que ainda há um caminho a ser percorrido, pois existe um número significativo de professores no Estado, tanto do ensino fundamental quanto médio, fora do grupo de docentes com formação superior de licenciatura na mesma área da disciplina que leciona.</p> Rosângela Maria Silva Copyright (c) 2023 Rosângela Maria Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35549 Mon, 10 Apr 2023 00:00:00 +0000 Políticas públicas de financiamento da educação no Brasil https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34607 <p class="00Textodoresumo">O Financiamento da Educação no Brasil teve em sua trajetória grandes marcos. Um dos mais importantes foi a criação do FUNDEB, com 27 fundos de natureza contábil, um para cada estado e o Distrito Federal. Ao longo dos anos muito foi conquistado através dos recursos advindos desta política pública tão importante, mas muito ainda há a ser feito. Este estudo tem por finalidade analisar a contribuição do FUNDEB desde sua criação como FUNDEF, observando a forma como este recurso foi distribuído aos estados e municípios, como também refletir sobre o Novo FUNDEB e suas atuais projeções. Considera-se que o fundo contribuiu para melhor equilibrar desigualdades entre os entes federativos, porém espera-se que com a maior participação da União, já prevista na Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, haja uma distribuição mais homogênea dos recursos.</p> Caroline Gomes Ferreira, Luciana de Lima, Francisco Herbert Lima Vasconcelos Copyright (c) 2023 Caroline Ferreira Gomes; Luciana de Lima; Francisco Herbert Lima Vasconcelos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34607 Wed, 02 Aug 2023 00:00:00 +0000 Importância da leitura e gerenciamento do Banco Nacional de Itens na elaboração de avaliação institucional https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35310 <p>Este artigo discute as práticas pedagógicas envolvidas na produção de itens de qualidade para bancos de itens de avaliação institucional. O objetivo central consistiu em verificar os desafios e as dualidades para produção de item de qualidade para seu efetivo aproveitamento e utilização em avaliações institucionais ou para compor seus respectivos bancos de itens. Foram realizadas uma revisão bibliográfica documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Além disso, foi necessário realizar uma revisão da literatura pertinente ao tema para identificar conceitos e definição acerca de avaliação em larga escala e/ou institucional. Foram coletadas respostas de questionário disponibilizado via Google forms para docentes elaboradores e revisores de itens. Os resultados apontaram para falhas nos processos e falta de experiência de parte dos docentes na elaboração de itens para avaliação em larga escala.</p> Atair Silva de Sousa Copyright (c) 2023 Atair Silva de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35310 Wed, 15 Nov 2023 00:00:00 +0000 Materiais didáticos de matemática bilíngues para a educação escolar indígena no âmbito da rede básica de ensino mato-grossense https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36695 <p>Este ensaio objetiva, a partir das concepções teóricas e práticas educacionais interculturais que orientam a educação escolar indígena, tecer comentários sobre a apresentação de conteúdos por livros didáticos de matemática pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). As discussões levantadas neste trabalho foram instigadas a partir dos estudos acerca da diversidade linguística e cultural existente em Mato Grosso e no Brasil e os princípios para a educação indígena assinalados pelos documentos oficiais. Para esse fim, analisamos estudos teóricos sobre educação indígena e os documentos oficiais que conduzem as práticas escolares. Como resultado deste ensaio, verificamos a grande diversidade linguística existente no estado de Mato Grosso e no Brasil, apesar da interferência da globalização. Salienta-se ainda que diante do compromisso educacional de respeitar e valorizar todas as culturas e línguas, faz-se necessário o estudo dessa temática e sua atuação no âmbito da formação de professores.</p> Gabriel Marchetto, Raiane Ferreira Sombra Pires de Campos Copyright (c) 2023 Gabriel Marchetto; Raiane Ferreira Sombra Pires de Campos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36695 Wed, 01 Nov 2023 00:00:00 +0000 O currículo do curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36779 <p>Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de iniciação científica que teve como foco o estudo das questões de 5 avaliações (ano de 2005 à 2017) do ENADE, componente referente à Licenciatura em Química. O trabalho se encaminha na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa do tipo documental e exploratória. Tivemos como objetivos: 1) Verificar se os conteúdos manifestos nas avaliações estão em consonância com o currículo do curso; 2) Identificar quais são os conteúdos mais frequentes nas avaliações; 3) Identificar se há tendências nas questões. Com a interpretação dos quadros ilustrativos de cada avaliação do ENADE, observa-se que o currículo do curso de licenciatura em Química da instituição está em consonância com os conteúdos das provas, visto que, foi possível encontrar todas as categorias durante as questões do exame ao longo dos anos. É notável também uma certa frequência e tendência de conteúdos que se repetem ao longo das edições.</p> Janaina Farias de Ornellas, César Augusto Pereira Izidoro Copyright (c) 2023 Janaína Farias de Ornellas; César Augusto Pereira Izidoro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36779 Fri, 01 Dec 2023 00:00:00 +0000 Análise do plano nacional de educação no Instituto Federal do Ceará a partir de informações da plataforma em números https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34604 <p>O artigo aborda as metas 10 e 11 do Plano Nacional de Educação (PNE) no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Problema: qual a situação das metas 10 e 11 nas instituições de educação profissional técnica de nível médio? Justificativa: identificar a situação de cumprimento das metas 10 e 11 do PNE no IFCE na oferta do ensino técnico de nível médio, bem como em Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa amparou-se na Plataforma Em Números, gerenciada pelo IFCE, como base de dados. Entende-se que, apesar da instituição demonstrar implementar as estratégias das metas e considerando as que puderam ser identificadas, ainda há muito que trabalhar o PNE no IFCE.</p> Domingos Juvenal Nogueira Diógenes, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Wagner Bandeira Andriola Copyright (c) 2023 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34604 Fri, 01 Dec 2023 00:00:00 +0000