Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Atualmente, a formatação dos artigos para publicação na Revista Pesquisa e Debate em Educação está passando por uma revisão.

Em breve será disponibilizado o formato a ser adotado. 

Provisoriamente, as especificações para a submissão dos artigos são:

  1. Editor de texto: Word for Windows 1997 ou posterior, tamanho A4, com margem superior e esquerda de 3 cm, margem inferior e direita de 2 cm e com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entrelinhas simples.
  2. A extensão do trabalho – incluindo títulos, resumo, palavras-chave, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas – deverá ter de 4.000 a 6.000 palavras.
  3. O título do trabalho deve estar no início da primeira página, centralizado e sem identificação do(s) autor(es). Seguido do título em inglês.
  4. Antes do corpo do trabalho deverá vir um resumo em português, de 100 a 150 palavras, seguido por três a cinco palavras-chave.
  5. Na sequência, apresentar o abstract e as keywords.
  6. As citações deverão ser apresentadas entre parênteses no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte citada, a data de publicação e, em caso de citações diretas, a(s) página(s) citada(s), seguindo as normas da ABNT.
  7. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.
  8. As notas de rodapé deverão evitadas. Caso sejam imprescindíveis, todas as notas deverão ser numeradas e colocadas no pé da página, utilizando comando automático do editor de textos.
  9. Anexar, como documento suplementar, em arquivo de texto contendo: título do trabalho, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), filiação completa dos autores (incluindo instituição, unidade e departamento de origem [Ex.: UFJF. Mestrado em Educação Faculdade de Educação]), breve curriculum em que se mencione titulação acadêmica (máximo cinco linhas), ocupação profissional e/ou acadêmica atual, e-mail e telefone. Em caso de vários autores, informar esses dados para cada autor. Colocar os autores em ordem de autoria do artigo. Serão aceitos artigos com, no máximo, até cinco autores.

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Os nomes completos, filiações e endereços eletrônicos informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta revista e serão publicados conforme declarados. Os demais dados coletados não serão disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.