Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, conforme o template disponível, tendo entre 4.000 e 6.000 palavras.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A partir de 01/01/2021, todos os artigos submetidos deverão estar formatados, de acordo com o template da Revista Pesquisa e Debate em Educação. O artigo que não estiver no formato será automaticamente recusado.

Baixe o template aqui: Template RPDE 2021 (fazer download como .docx, não abrir como Documento do Google).

Segue um resumo das especificações do artigo:

  1. Para a avaliação, deverá ser submetido um arquivo sem qualquer identificação dos autores, de suas instituições e de onde a pesquisa foi realizada, em Word for Windows 1997 ou posterior, conforme o template. Substituir as identificações pela seguinte expressão: "<omitido para revisão cega>";
  2. Ao todo, o artigo deve ter, no mínimo 4.000 palavras e, no máximo, 6.000 palavras, incluindo desde a Introdução até as Referências (inclusive). Não são considerados títulos, identificação, resumos, palavras-chave e informações complementares;
  3. Título, resumo (entre 100 e 150 palavras) e palavras-chave (de três a cinco) deverão estar em Português, em Inglês e em Espanhol;
  4. As citações deverão ser apresentadas entre parênteses no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte citada, a data de publicação e, em caso de citações diretas, a(s) página(s) citada(s), seguindo as normas da ABNT;
  5. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (conforme o template);
  6. As notas deverão ser evitadas. Caso sejam imprescindíveis, todas as notas deverão ser numeradas e colocadas ao final (serão adotadas notas de fim e não notas de rodapé), utilizando comando automático do editor de textos (conforme o template);
  7. No metadados, deverão ser informados: Título, Resumo, Palavras-chave (após cada palavra, apertar a tecla "Enter"), Title, Abstract, Keywords, Título em Espanhol, Resumen, Palabras clave,  Nome dos autores (em Nome, colocar todos os nomes; em Sobrenome, colocar apenas o último nome), E-mail, Instituição/Afiliação (informar nome da Instituição por completo [sem abreviação], Instituto ou Faculdade, Programa de Pós-graduação ou Departamento, Cidade, Estado, País), Orcid (caso precise cadastrar, acesse https://orcid.org/signin), Resumo da Biografia (inserir o link para o Currículo Lattes), Referências (as Referências devem estar de acordo com a ABNT. O primeiros nomes dos autores deverão estar por extenso e não abreviados. Exemplo: "TAL, Fulana de". e não "TAL, F. de").

Pesquisa aplicada

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Os nomes completos, filiações e endereços eletrônicos informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta revista e serão publicados conforme declarados. Os demais dados coletados não serão disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.