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  • Chamada de trabalhos aberta para dossiê "Educação e espaços de ensino e aprendizagem: projeto e gestão"

    2024-10-28

    A história da Educação está diretamente vinculada à história dos espaços escolares. Portanto, a compreensão da dimensão psicopedagógica dos espaços de ensino e aprendizagem se faz necessária para uma visão mais holística da Educação. O reconhecimento do espaço educacional como componente da formação humana mostra-se extremamente relevante para toda comunidade escolar.

     

    Este dossiê, da revista Pesquisa e Debate em Educação (CAEd/UFJF), convida à exploração das múltiplas dimensões dos espaços de ensino e aprendizagem, sejam eles formais (da Educação Infantil ao Ensino Superior) ou informais, desde o projeto até a gestão.

     

    Nesse contexto, ratificamos as sábias palavras de Paulo Freire, quando afirma que “há uma pedagogicidade indiscutível na materialidade do espaço” (Freire, 1996, p. 50). Como se vê, Educação e espaço, seja ele físico e/ou virtual, formam um par praticamente indivisível. Não restam dúvidas de que o espaço é também um mediador nas relações de ensino e aprendizagem.

     

    Vale ainda destacar, tal como afirmou a arquiteta Lina Bo Bardi, que “é de se esperar que a generosidade das ideias pedagógicas e a funcionalidade da arquitetura possam, enfim, se unir” (Brasil, 2014, p. 24). Portanto, neste dossiê, são bem-vindas as discussões sobre a Educação e as práticas pedagógicas a partir das reflexões sobre o projeto e a gestão dos espaços.

     

    Os tópicos de interesse, mas não se limitando a eles, são:

    • Os paradigmas e as problemáticas dos espaços de ensino ao longo da história: da Educação infantil ao Ensino Superior.
    • A gestão da infraestrutura arquitetônica das escolas (públicas).
    • Os espaços de ensino e aprendizagem na contemporaneidade.
    • O espaço escolar na formação dos alunos.
    • A dimensão psicopedagógica dos edifícios escolares.
    • Possíveis articulações entre os projetos político-pedagógicos e a arquitetura escolar.
    • [A linguagem dos] métodos e processos projetuais para pensar a arquitetura escolar contemporânea.
    • Arquitetura escolar e futuros possíveis: novas abordagens metodológicas para análise e proposição dos espaços de ensino e aprendizagem.
    • Tecnologias imersivas e generativas e o pensamento de novos ambientes de ensino e aprendizagem.
    • A cultura digital e o espaço escolar.
    • Os papeis do projeto de espaços de ensino e aprendizagem: concepção, forma e uso.
    • A questão do espaço no contexto da educação a distância (EaD).
    • A escola, o bairro e a cidade.

     

     

    Os trabalhos devem ser, prioritariamente, frutos de reflexões e pesquisas acadêmicas.

    Os artigos devem seguir as normas da revista Pesquisa e Debate em Educação, disponíveis em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE.

    Na aba “Submissões” do site da revista, é possível ter mais informações sobre o processo de publicação. Qualquer dúvida, é possível fazer contato com a equipe editorial pelo e-mail revista@caed.ufjf.br.

     

    Os trabalhos poderão ser enviadosaté o dia 10/12/2024 (data prorrogada até 10/01/2025)Os artigos serão recebidos, até a data limite, em fluxo contínuo, e a publicação também se dará em fluxo contínuo, de acordo com o processo editorial, durante o primeiro semestre de 2025.

    As submissões são gratuitas e não há taxa de publicação!

     

     

    Editores do dossiê:

    Dr. Frederico Braida (UFJF)

    Dr. Antonio Colchete (UFJF)

    Dr. Daniel de Carvalho Moreira (UNICAMP)

    Dra. Doris C. C. K. Kowaltowski (UNICAMP)

    Dr. Klaus Chaves Alberto (UFJF)

    Dra. Larissa Negris de Souza (UFMG)

     

    ___________________________________________________ 

    Referências:

    BRASIL. Ministério da Educação. Territórios educativos para educação integral. Brasília: MEC, 2014.

    FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 50.

     

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  • Chamada de artigos em fluxo contínuo

    2024-10-28

    A revista Pesquisa e Debate em Educação permanece aberta (em fluxo contínuo) para o recebimento de novos artigos. As avaliações e publicações também são realizadas em fluxo contínuo, ou seja, assim que os artigos são aprovados seguem para publicação.

     

    Na aba “Submissões” do site da revista, é possível ter mais informações sobre o processo de publicação. Qualquer dúvida, é possível fazer contato com a equipe editorial pelo e-mail revista@caed.ufjf.br.

     

    As submissões são gratuitas e não há taxa de publicação!

     

    Para nós, da equipe editorial, é sempre um prazer colaborar na comunicação pública da ciência e na divulgação científica!

     

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  • Chamada de artigos para a Revista Pesquisa e Debate em Educação

    2024-05-29

    A revista Pesquisa e Debate em Educação permanece aberta (em fluxo contínuo) para o recebimento de novos artigos (a serem avaliados ainda em 2024) . Os artigos enviados até o dia 30 de junho de 2024 e que forem aprovados pelos pareceristas serão publicados no volume 14 (2024) da revista.

     

    Na aba “Submissões” do site da revista, é possível ter mais informações sobre o processo de publicação. Qualquer dúvida, é possível fazer contato com a equipe editorial pelo e-mail revista@caed.ufjf.br.

     

    As submissões são gratuitas e não há taxa de publicação!

     

    Para nós, da equipe editorial, é sempre um prazer colaborar na comunicação pública da ciência e na divulgação científica!

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  • A revista Pesquisa e Debate passará a publicar um número regular por ano

    2023-08-02

    Dando continuidade ao processo de publicação em fluxo contínuo, fruto da adoção das boas práticas de publicação científica, a partir de 2023, a revista  Pesquisa e Debate passará a publicar um número regular por ano, contando, no mínimo, com 24 artigos. 

    Os números especiais poderão ser publicados, por editores convidados, a partir das deliberações do Conselho Científico.

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  • A revista Pesquisa e Debate passará a publicar um número regular por ano

    2023-08-02

    Dando continuidade ao processo de publicação em fluxo contínuo, fruto da adoção das boas práticas de publicação científica, a partir de 2023, a revista  Pesquisa e Debate passará a publicar um número regular por ano. 

    Os números especiais poderão ser publicados, por editores convidados, a partir das deliberações do Conselho Científico.

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  • A partir de 2021, a revista Pesquisa e Debate em Educação adota o modelo de publicação em fluxo contínuo

    2021-03-09

    Seguindo uma tendência das boas práticas de publicação científica, a partir do v. 11, n. 1 (2021), a revista Pesquisa e Debate em Educação (PDE) adotará o modelo de publicação em fluxo contínuo. Esse modelo tem como característica a agilidade na publicação de artigos.

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  • Edital 01/2021 PDE - Edital de chamada de editoras/editores convidadas/convidados e propostas de números temáticos para 2021

    2021-02-28

    O Conselho Editorial da revista Pesquisa e Debate em Educação (PDE), e-ISSN 2237-9444, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), torna público o presente edital e convida doutoras e doutores a submeterem propostas para atuarem como editoras convidadas ou editores convidados de números temáticos a serem publicados no ano de 2021.

     

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  • Chamada de trabalhos para a edição v. 10 n. 2 (2020)

    2020-06-03

    A Revista Pesquisa e Debate em Educação (RPDE) está com chamada aberta para artigos a serem avaliados para publicação no segundo semestre de 2020.

    O prazo para submissão de artigos é até 01/09/2020.

    Embora a RPDE receba artigos em fluxo contínuo, todos os artigos enviados até 01/09/2020 serão avaliados para publicação no segundo semestre de 2020. 

    Observação: o próximo número não será temático. Serão bem-vindos artigos de quaisquer temáticas, desde que estejam dentro do escopo da revista.  

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