https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/issue/feed Pesquisa e Debate em Educação 2024-10-17T19:43:48+00:00 Frederico Braida frederico.braida@ufjf.br Open Journal Systems <p>A revista<strong> Pesquisa e Debate em Educação (PDE)</strong><em>, e-</em>ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais [n.1: jan.-jun.; n. 2: jul.-dez.]), desde 2011. A partir de 2021, a publicação segue o modelo de fluxo contínuo. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).</p> https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/41039 As mídias nos documentos oficiais do Ensino Médio 2024-04-02T20:15:24+00:00 Samanda Nunes Sales samnunes71@gmail.com Sabrina Nunes Sales sabrinaufma@gmail.com <p>A investigação teve como objetivo central verificar como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular inserem o uso das mídias no processo educacional do campo das ciências naturais. Diante disso, a investigação é qualitativa e, como procedimento técnico-analítico, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. Verifica-se que, nos documentos, a utilização das mídias e o seu uso crítico são apontados, contudo, não é apresentado os conhecimentos necessários que os estudantes precisam construir para julgarem a credibilidade e confiabilidade das informações disseminadas nas mídias. Dessa forma, ao identificar essas ausências, sugere-se que o estudo das questões sobre o consenso científico, a expertise, a credibilidade, as credenciais e os conflitos de interesses do porta-voz são fundamentais para que os estudantes saibam julgar a confiabilidade e credibilidade de uma afirmação.</p> 2024-05-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/40068 A distribuição de matrículas no ensino superior presencial em Minas Gerais 2023-01-18T20:53:58+00:00 Ana Paula Guedes Henrique anapaula_guedesh@hotmail.com Maria Teresa Gonzaga Alves mtga@ufmg.br <p>O objetivo desta pesquisa é analisar a formação socioeconômica do estado de Minas Gerais e relacioná-la com as características de perfil dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior presenciais no ano de 2018. Como resultado notamos que nas regiões concentradas ao norte do estado, pobres e com população em sua maioria negra o ensino superior apresentou menores taxas de matrículas e se revelou ausente em determinadas microrregiões. Nessas áreas a presença de estudantes negros e do sexo feminino é superior. Já nas regiões mais ao sul do estado, com altas taxas de matrículas, os estudantes brancos estavam em maioria. No setor público dessas regiões a prevalência foi de estudantes do sexo masculino e brancos, já no privado os grupos com maiores percentuais de estudantes brancos do sexo feminino. Nossos resultados demonstraram que o estado de Minas Gerais é marcado por aquilo que chamou de “divisão racial do espaço”, extremamente desvantajosa para a população negra.</p> 2024-03-07T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Ana Paula Guedes Henrique; Maria Teresa Gonzaga Alves https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/44851 A presença negra na História da Educação do Brasil 2024-10-17T19:43:48+00:00 Kelly de Faro Sousa kellydefaro@gmail.com Livia Souza da Silva liviasilva@ufpa.br <p>O presente artigo tem como objetivo analisar estudos recentes do campo da história da educação que se ocupem das questões étnico-raciais no Brasil. A pesquisa utilizou uma abordagem de "estado do conhecimento", através de uma revisão bibliográfica, resultando em 2 teses e 9 dissertações. A análise revelou uma ausência de pesquisas com perspectiva negra, destacando a necessidade de questionar os sistemas que perpetuam essas desigualdades. Critérios de seleção e avaliação são cruciais para promover a inclusão de pesquisadores negros e incentivar estudos que abordem a experiência e contribuição da comunidade negra na educação. A comunidade acadêmica e instituições de ensino têm um papel vital em apoiar pesquisas que ampliem a representatividade e inclusão de diversos grupos étnico-raciais, contribuindo para um conhecimento mais abrangente e refletindo a complexidade e diversidade da sociedade brasileira, além de proporcionar uma visão mais reflexiva do lugar do negro na História da Educação e na historiografia brasileira.</p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/43835 A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais 2024-07-23T14:33:51+00:00 Jaksilande Araújo de Lima jaksilande12@gmail.com Luís Pedro de Melo Plese pedro.plese@ifac.edu.br <p>O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa e análise da criação dos Institutos Federais de Educação no país, com ênfase especifica no processo da centralidade da verticalização. Mediante a análise qualitativa dos atos e documentos institucionais. Como objeto de pesquisa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, segunda instituição federal do Estado do Acre, com a especificidade na formação de profissionais com capacitação técnica-científica qualificada para o crescimento e desenvolvimento regional. A outorga para a criação dos Institutos Federais, contribuiu significativamente, para a implementação da educação profissional e tecnológica no Brasil. Fator propulsor à integração e expansão do ensino básico e superior, com a oferta da promoção de oportunidades em ensino, pesquisa e extensão e o estabelecimento da população estudantil acreana com consciência crítica.</p> 2024-09-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/43266 A desvalorização do profissional professor 2024-07-02T14:33:26+00:00 Jonathans Paiva Sichineli jsichineli@gmail.com Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro terezinha_mgl@hotmail.com <p>A profissão docente é uma das mais antigas do mundo, pois, desde o surgimento da humanidade, os sujeitos foram, ora aprendizes, ora facilitadores de aprendizagem. Nessa perspectiva, entender como as múltiplas desvalorizações desse profissional se construíram é o passo primordial para o avanço dos debates e reflexões que pautam a vida profissional desses indivíduos. Sustentado por discussões da literatura brasileira, o presente documento tem como objetivo realizar um levantamento sócio-histórico-cultural sobre a desvalorização do docente, buscando estabelecer reflexões entre o mundo do passado e a contemporaneidade. Como resultado, a pesquisa revela que a desvalorização do profissional docente se manifesta em três âmbitos: social, escolar e profissional, levando-nos à conclusão de que a valorização desse profissional é urgente e necessária para promover uma educação de qualidade e, principalmente, para atribuir devido reconhecimento ao profissional que forma a sociedade.</p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/42488 Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) 2024-08-13T13:54:59+00:00 Cletiane Medeiros Costa de Araujo cletiane.araujo@hotmail.com Ítalo Fittipaldi italofittipaldi@gmail.com Saulo Felipe Costa s.felipe@hotmail.com <p>O presente artigo buscou analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na região Nordeste, a partir da análise de cobertura espacial do Programa no ano de 2020. A abordagem espacial da execução do PDDE possibilitou identificar possíveis desigualdades no acesso a serviços de melhoria estrutural e/ou pedagógicas das escolas em decorrência da sua localização territorial (áreas urbana e rural). A análise descritiva e inferencial (utilizando modelos de estimação pelo método dos mínimos quadrados) foi focada nas unidades gestoras pertencentes às redes públicas municipais dos estados da região Nordeste. Os achados da pesquisa empírica sugerem possível efeito da alocação desses recursos para o combate ao analfabetismo entre crianças e jovens na região, enfatizando assim a importância do PDDE como um importante vetor de contribuição para a cidadania em uma região marcada pelas desigualdades socioeconômicas.</p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/42197 Expansão das universidades no Brasil e o papel social das novíssimas instituições 2024-04-17T17:50:43+00:00 Leonardo Barbosa e Silva barbosaesilva.leonardo@ufu.br Rafaela Rodrigues Martins rafaela.martins1504@gmail.com <p class="00Textodoresumo">Este estudo analisa o processo de expansão das universidades federais brasileiras a partir do programa REUNI. Utilizando um recorte de idade das instituições, objetivou descobrir se a expansão foi insensível aos direitos sociais, corroborando ou não as críticas iniciais. Para tanto, utilizou de abordagem quantitativa com pesquisa documental sobre os dados de composição demográfica, orçamento (previsão e execução) e cobertura da assistência estudantil, além de índices de evasão. Concluiu-se que as universidades criadas no REUNI têm uma composição demográfica mais popular, receberam e executaram maiores orçamentos per capita, possuem coberturas de assistência maiores e os assistidos evadem proporcionalmente menos.</p> 2024-07-24T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Leonardo Barbosa e Silva; Rafaela Rodrigues Martins https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/41701 Estudos da região nordeste acerca do Pibid e contribuições na formação docente 2024-08-02T15:18:50+00:00 Kymberli Luana Santos Ramos kymberliluana@gmail.com Marília Seabra Pantoja liapantoja164@gmail.com Rosineide de Sousa de Jucá rosejuca@gmail.com Pedro Franco de Sá pedro.sa@uepa.br <p>O objetivo deste trabalho é revisar a literatura de estudos da região nordeste do Brasil acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e suas contribuições na formação docente. Trata-se de uma revisão sistemática que se delineia em pesquisa bibliográfica, assim como parte dos procedimentos metodológicos foi feita a busca por meio dos estudos do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes que passaram por etapas de levantamento, seleção e análise. Foram selecionados oito trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão definidos para esta revisão. Na revisão, foram consideradas duas categorias de análise: as contribuições na formação inicial e continuada de bolsistas e supervisores do Pibid e as implicações na prática de professores iniciantes egressos desse Programa. De modo geral, por intermédio dos resultados encontrados, inferimos que o Pibid traz contribuições para a formação de professores e os estudos se debruçam sobre os principais pontos que permeiam essas contribuições.</p> 2024-12-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/41249 Crianças e o ensino remoto no contexto da pandemia 2024-03-07T14:15:21+00:00 Ana Lucia Rodrigues Cardoso Abrantes ana.abrantes@uscsonline.com.br Maria Fátima Ramos de Andrade mfrda@uol.com.br <p>O presente artigo por objetivo investigar como as crianças foram ouvidas no período do ensino remoto, instituído pelo setor educacional durante a pandemia de covid-19, nos anos de 2020 e 2021. Trata-se de um estudo bibliográfico realizado a partir de levantamento de pesquisas e artigos científicos que abordaram a temática no período. Foram encontrados quatorze trabalhos, entre eles um que ouviu as crianças. Concluiu-se que a suspensão das aulas afetou os diversos segmentos da comunidade escolar e influenciou o aprendizado das crianças. O setor privado estava melhor preparado que o público, e as crianças com maior vulnerabilidade econômica foram mais prejudicadas. Assim, observaram-se desafios na adaptação dos segmentos que compõem a escola e constataram-se dificuldades enfrentadas pelas crianças. A partir dos resultados da pesquisa, ressalta-se a importância da escuta das crianças, a fim de estruturar ações que superem obstáculos como os surgidos ao longo da vigência do ensino remoto</p> 2024-06-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/40679 Contribuições do entrelaçamento entre a maiêutica socrática e a pedagogia freiriana para o ensino 2024-03-01T14:43:15+00:00 Luana Kunzler luanakunzler@hotmail.com Derli Juliano Neuenfeldt derlijul@univates.br Rogério José Schuck rogerios@univates.br <p class="00Textodoresumo"><span style="font-size: 11.0pt;">Este artigo é um oriundo de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo da pesquisa foi inves-tigar contribuições do entrelaçamento entre a maiêutica socrática e a pedagogia freireana para o ensino. Pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, neste trabalho sintetiza-se resultados da pesquisa bibliográfica. Realizou-se análise textual discursiva. Do entrelaçamento das principais obras de Platão, sobre Sócrates, e de Paulo Freire, emergiram quatro categorias, denominadas princípios pedagógicos: o diálogo; a libertação; professor “fecundador” e “parteiro” e centralidade no aluno. A partir da análise das obras e do aprofundamento dos princípios, conclui-se que Sócrates e Paulo Freire, em contextos históricos distantes, apresentam metodologias a contribuir para o desenvolvimento de um ensino fomentador de sujeitos críticos. Entende-se que este estudo auxilia a enfrentar os diversos desafios no ensino brasileiro, podendo inspirar outros professores a fecundar e a partejar novas possibilidades pedagógicas, além de fortalecer a compreensão que o ensino pode ser libertador.</span></p> 2024-06-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/45105 O processo de universalização do voto dos estudantes do Ensino Fundamental na escolha de diretores no município de Vitória-ES 2024-08-06T14:19:50+00:00 Fátima Dias da Motta fatimadm@hotmail.com Eduardo Augusto Moscon Oliveira eduardomoscon@hotmail.com Charla Barbosa de Oliveira oliveiracharla@hotmail.com <p>Dentre os mecanismos de gestão democrática nas escolas municipais do &lt;omitido para revisão cega&gt;, estão o conselho escolar e a eleição direta para função gratificada de diretores. Desde 1992, a eleição direta para diretores é garantida pela lei orgânica do município e outros dispositivos legais como decretos e portarias. A partir do processo eleitoral de 2017, instituiu-se a universalização do voto dos estudantes a partir do primeiro ano do ensino fundamental. Tal normativa do Conselho Municipal de Educação &lt;omitido para revisão cega&gt; incluiu as crianças a partir de seis anos de idade no processo eleitoral. O presente artigo resgata o percurso histórico deste movimento e os olhares sobre a participação das crianças tendo como principal desafio o trabalho pedagógico dos conselheiros escolares e comissões eleitorais com as crianças no sentido de incluí-las no processo de escolha do diretor escolar.</p> 2024-10-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/39939 A experimentação como abordagem avaliativa no ensino de química 2024-04-30T17:00:08+00:00 Elivelton Santos da Silva elivelton.litu@gmail.com Ademir de Souza Pereira ademirpereira@ufgd.edu.br Vivian dos Santos Calixto viviancalixto@ufgd.edu.br <p class="00Textodoresumo">O presente trabalho consiste em apresentar os resultados de um levantamento bibliográfico dos anais publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) entre os anos de 2015 a 2019, com finalidade de abordar suas percepções quanto à avaliação e a utilização da experimentação como instrumento avaliativo. A pesquisa é qualitativa e segue princípios de estudos de revisão de literatura. O levantamento dos trabalhos sobre tal estratégia didática foi delineado com a seguinte questão de pesquisa: “Como as atividades experimentais no ensino de ciências têm sido apresentadas, enquanto instrumento avaliativo em trabalhos do ENPEC, entre os anos de 2015 e 2019?”. Foram analisados 8 trabalhos. Foi possível verificar que poucos trabalhos estão alinhados com a avaliação formativa e diagnóstica, o que aponta para reflexões que o instrumento avaliativo realizado em atividades experimentais, majoritariamente, é o relatório tradicional.</p> 2024-06-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/43960 Bakhtin e a formação de professor/a da área de Ensino de Ciências 2024-07-23T14:48:58+00:00 Joice Menezes Lupinetti lupinetti@hotmail.com Adriana Marques de Oliveira adrianamarques@ufgd.edu.br <p>Neste artigo realizamos uma revisão bibliográfica entre os anos de 2009 e 2019.&nbsp; O intento foi investigar como a perspectiva deste referencial teórico contribui na/para a formação de professores da área de Ensino de Ciências. Neste viés, buscamos compreender como foram tecidas as pesquisas publicizadas nos periódicos mencionados. A pesquisasse caracteriza como qualitativa do tipo bibliográfica. Os trabalhos analisados demonstraram a importância da interação dialógica na construção do conhecimento, ressaltando a necessidade de uma formação docente que promova a reflexão crítica, a autonomia intelectual e a ética profissional. Diante disso, emergem possibilidades para aprofundar o conhecimento nessa área. Uma linha de pesquisa poderia explorar as interações dialógicas entre professores/as e alunos/as e a influência do processo de ensino e aprendizagem em disciplinas específicas, como física, biologia ou química.</p> 2024-09-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/43396 Atividades científico-culturais, meios de consumo e interesses sobre ciência e tecnologia de estudantes ingressantes em um curso de pedagogia 2024-08-21T14:24:01+00:00 Maria Luiza Ferreira mluiza.ferreira95@gmail.com Letícia Estevão Moraes leticia.ufscar@gmail.com <p class="00Textodoresumo">Os interesses e atividades sobre C&amp;T de futuros professores coletados em 2021 foram estudados através de um questionário, em escala Likert, elaborado com base na pesquisa de percepção pública realizada no Brasil em 2015. O questionário foi respondido por 89 ingressantes no curso de Pedagogia. Nas análises foram utilizadas técnicas de estatística descritiva. Os estudantes eram compostos, em sua maioria (87%) do sexo feminino, sendo 89% de jovens entre 17 e 24 anos de idade. A pesquisa revelou que os estudantes possuem interesse em temas relacionados à C&amp;T, porém, não se consideram informados a respeito dos assuntos; apresentaram baixa participação em atividades científico-culturais, predominando a preferência por bens culturais massificados. A Semana Nacional da Ciência e os museus de C&amp;T figuram como os espaços não formais menos visitados pelos participantes. Fontes usadas para se informar sobre C&amp;T incluíram a internet (Instagram), tv e jornais.</p> 2024-09-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/42811 Composição do IDEB 2024-06-05T15:48:27+00:00 Abner Nunes Emerich de Paula abnerdepaula@gmail.com <p align="justify">Este estudo apresenta uma contextualização da utilização de indicadores educacionais e realiza uma reflexão sobre uma dimensão ausente nesse indicador: a ponderação pelos fatores externos à escola. A motivação da reflexão é a constatação de que há fatores que não são controlados pela escola e que afetam o desempenho acadêmico dos estudantes, sobretudo os relacionados à vulnerabilidade social. Como forma de proposição, faremos um paralelo entre a estrutura do IDEB e do IDE, indicador utilizado pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo para medir a qualidade das escolas estaduais. O IDE destaca-se por considerar os fatores externos que afetam o desempenho dos estudantes e, portanto, das unidades escolares.</p> 2024-08-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/42439 Efeitos sonoros a partir de arcos voltaicos 2024-04-17T17:20:15+00:00 José Milton Ferreira Júnior jmiltonferreiraj@gmail.com Rafael Maciel da Silva rafael.eletrica9696@gmail.com Jéssyca de Freitas Lima Brito jessyca.brito@professores.unifanor.edu.br Bruna Tarciana Cavalcante Bezerra profbrunatcbezerra@gmail.com Suely Alves Silva suely.silva@professores.unifanor.edu.br <p>Os conteúdos estudados na engenharia elétrica, em específico na disciplina de eletromagnetismo, apresentam um alto nível de abstração, tornando o aprendizado complexo e, por vezes, com baixo rendimento de aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho traz uma proposta de construção e abordagem didática de uma máquina de arcos voltaicos baseada na bobina de Tesla, que, por meio de interações sonoras associadas às suas frequências, visa apresentar os conceitos teóricos de forma prática e lúdica, tornando o conteúdo mais plausível e verossímil. &nbsp;Destarte, este estudo tem como objetivo apresentar, a partir de uma abordagem experimental, a teoria da indução eletromagnética, os aspectos teóricos e práticos envolvidos na elaboração e execução do projeto descrito, além de propor métodos de abordagem e avaliação formativa que buscam o desenvolvimento da autonomia e da participação ativa e cooperativa do estudante.</p> 2024-05-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/41935 Estratégias de aprendizagem, autoconsciência e locus de controle em estudantes universitários 2024-09-04T12:40:17+00:00 Thais da Silva-Ferreira thais.sil.fe@hotmail.com Jeniffer Ferreira-Costa cjf.jeniffer@gmail.com Daiane Fuga da Silva daianefuga@hotmail.com Ivan Wallan Tertuliano ivanwallan@gmail.com Daniel Bartholomeu d_bartholomeu@yahoo.com.br José Maria Montiel montieljm@hotmail.com <p class="00Textodoresumo">A consciência de si e as atribuições dos juízos que interpretam os acontecimentos são aspectos da individualização do sujeito. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre a autoconsciência e o locus de controle nas estratégias de aprendizagem de universitários. A amostra foi composta por 25 universitários. Utilizou-se de uma abordagem quantitativa, a Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson, a Escala de Autoconsciência Revisada (EAC-R) e a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U). O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética X. Os resultados não revelaram correlações significativas entre as variáveis. Foram observadas intercorrelações nas medidas de autoconsciência e a relação negativa entre a idade e a dimensão de controle externo, bem como relação negativa entre o semestre e o controle interno. Conclui-se que o locus de controle e a autoconsciência não apresentaram relação com as estratégias empregadas pelos universitários na aprendizagem.</p> 2024-10-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/41295 Relato de experiência 2024-06-05T15:05:36+00:00 Ana Clara de Arruda Nunes anaclara.arruda.nunes@gmail.com Josiane Cristina Souza Farias Josianecristina94@yahoo.com.br Maria Carolina Ferreira Tosta carolpdrg98@gmail.com Paula de Azevedo da Silva psipaulaazevedo@gmail.com Janaina Cassiano Silva janacassiano@ufcat.edu.br <p>O presente trabalho refere-se a um relato de experiência sobre atividades realizadas nas turmas de educação infantil e primeiro ciclo do ensino fundamental, em duas escolas municipais de uma cidade do interior de Goiás, por alunas do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão. O objetivo do presente estudo busca demonstrar a importância das escolas de fato discutirem sobre as questões étnico-raciais, diversidade e respeito, de maneira didática, lúdica, com criticidade. Tal demanda está posta no cotidiano das crianças, sendo necessária a interposição das(os) educadoras(es) para propiciar sentidos e significados a essas temáticas de modo que não reproduzam preconceitos. O referencial teórico utilizado é a Teoria Histórico-Cultural, que compreende o desenvolvimento infantil de forma processual e ancorado nas mediações sociais, históricas e culturais. Concluiu-se ser essencial que a psicologia escolar rompa com a visão estereotipada de sua práxis no contexto educacional, promovendo vivências transformadoras para toda a comunidade escolar.</p> 2024-06-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Ana Clara de Arruda Nunes; Maria Carolina Ferreira Tosta; Josiane Cristina Souza Farias; Paula de Azevedo da Silva; Janaina Cassiano Silva