https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/issue/feedPesquisa e Debate em Educação2022-01-25T23:00:49+00:00Frederico Braidafrederico.braida@arquitetura.ufjf.brOpen Journal Systems<p>A revista<strong> Pesquisa e Debate em Educação (PDE)</strong><em>, e-</em>ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais [n.1: jan.-jun.; n. 2: jul.-dez.]), desde 2011. A partir de 2021, a publicação segue o modelo de fluxo contínuo. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).</p>https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34236O gerencialismo na educação pública estadual do RJ e seus efeitos na juvenilização da EJA2021-07-02T17:26:05+00:00Marcos Vinicius Reis Fernandesviniciusiserj@gmail.comMarcia Soares de Alvarengamsalvarenga@uol.com.br<p class="00Textodoresumo">O gerencialismo na educação é a expressão neoliberal implementada na condução e formulação de políticas públicas, nas últimas três décadas. Busca-se neste artigo abordar as políticas públicas gerenciais aplicadas na rede pública estadual do Rio de Janeiro (RJ), tendo a juvenilização da EJA como um dos seus efeitos. De caráter bibliográfico e com aportes de documentos e dados abertos, a pesquisa é ancorada na perspectiva materialista-histórica e dialética, com o objetivo de analisar e superar o que o fenômeno da juvenilização da EJA oculta sob sua aparência. Conclui-se que existe uma relação intrínseca entre as demandas de organismos supranacionais da educação e as políticas públicas implementadas pela Secretaria Estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro, que produz a juvenilização da EJA como expressão de estratégias para promover a distorção idade-série e obliterar possíveis impactos nos resultados do fluxo escolar.</p>2022-03-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Marcos Vinicius Reis Fernandes; Marcia Soares de Alvarengahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/33012Um estudo de caso dos alunos com altas habilidades/superdotação na perspectiva da inclusão social e da interdisciplinaridade no contexto da educação básica em Mato Verde – MG2021-07-27T15:13:04+00:00Verônica Cruz Silveira Barbosavcruz27@yahoo.com.br Ana Cláudia Soares da Silvaanaclaudia.univ@yahoo.com.brJaete Pinto da Silvajaethsilva@hotmail.com<p>Os alunos com déficits de aprendizagens e superdotação devem estar inseridos em salas regulares e com professores de apoio, mediante as normas do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para tanto, o objetivo do presente estudo é conhecer a realidade dos alunos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Altas Habilidades/ Superdotagem (AH/SD) na Escola Estadual Professor José Américo Barbosa localizada em Mato Verde-MG. O AEE na escola supracitada é caracterizado pela necessidade de conhecer e entender as relações de ensino e aprendizagem estabelecidas neste atendimento devido à grande demanda. Nesse contexto, a interdisciplinaridade configura-se pela realidade de articulação entre os educadores do ensino regular e o professor de apoio juntamente com os educandos. Portanto, aproximar as áreas do saber e promover uma nova forma de pensar e articular a interdisciplinaridade, portanto, este estudo contribui para a produção de conhecimento científico, social e educacional.</p>2022-02-14T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Verônica Cruz Silveira Barbosa; Ana Cláudia Soares da Silva; Jaete Pinto da Silvahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35023A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio2022-01-25T23:00:49+00:00Marcello Ferreiramarcellof@unb.brDanielle Xabregas Pamplona Nogueiradanielle.pamplona@gmail.comOlavo Leopoldino da Silva Filhoolavolsf@unb.brMarcos Rogério Martins Costamarcosrmcosta15@gmail.comJoaquim José Soares Netoneto@fis.unb.br<p>O Ensino Médio tem sido a etapa da educação com os resultados mais precários em avaliações nacionais de larga escala. Urgem, portanto, intervenções que possam responder a essa contingência. Neste artigo, adotamos uma teoria educacional capaz de engendrar uma aprendizagem significativa crítica que, aliada às novas tecnologias digitais, conforma-se ao modo não linear de aprendizagem. Subsidiados por essa abordagem teórica, o objetivo é desenvolver, como produto tecnológico, uma estratégia avaliativa baseada nas WebQuests, em conjunto com tecnologias TRI-CAT, que apresentam características impossíveis de se mimetizar em avaliações por meios não digitais. Aplica-se essa proposta ao ensino de ciências na disciplina de Física do Ensino Médio. Para tanto, este estudo é apresentado em três partes. Na primeira parte, faz-se uma discussão fundamentada sobre os pressupostos educacionais e avaliativos que podem sustentar uma proposta de WebQuest com itens de múltipla escolha. Na segunda, são abordados os pressupostos metodológicos desta pesquisa tecnológica. Na terceira parte, é descrito o modelo de WebQuest com itens de múltipla escolha, expondo parte dos resultados alcançados no projeto-piloto, que contou com a participação de nove estudantes do Ensino Médio. Como resultado, este artigo aponta que a WebQuest com itens de múltipla escolha é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino mais afins das TICs.</p>2022-02-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Marcello Ferreira; Danielle Xabregas Pamplona Nogueira; Olavo Leopoldino da Silva Filho; Marcos Rogério Martins Costa; Joaquim José Soares Netohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/33233A escola e suas contribuições no processo da alfabetização científica e tecnológica2021-07-05T21:10:43+00:00Andreia Cristina Pontarolo Lidoinoandreia.lidoino@universo.univates.brGeilson de Arruda Reisgeilson.reis@universo.univates.brNilcéia Frausino da Silva Pintonilceia.pinto@universo.univates.br<p>Este artigo traz em seu bojo reflexões acerca da Alfabetização Científica e Tecnológica no âmbito da Educação Básica. Objetivou-se abordar conceitos da Alfabetização Científica e Tecnológica, tecendo relações com o ensino no contexto escolar e com a formação continuada de professores. Para tanto, este estudo, de cunho qualitativo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, fez uso de textos de autores como Chassot (2011); Fourez (1995); Sasseron (2018); Sasseron e Carvalho (2011; 2008), entre outros. As leituras e análises enfatizam as contribuições da escola, do currículo e da prática docente como elementos oportunos para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica durante o processo de escolarização dos estudantes. O presente estudo propicia também a problematização e o diálogo com todos os sujeitos educadores que vislumbram na Alfabetização Científica e Tecnológica as possibilidades de múltiplas leituras, interpretações, aprendizagens e transformações da realidade do mundo em que se vive.</p>2022-04-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Geilson de Arruda Reis, Nilcéia Frausino da Silva Pinto