https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/issue/feed Pesquisa e Debate em Educação 2022-01-25T23:00:49+00:00 Frederico Braida frederico.braida@arquitetura.ufjf.br Open Journal Systems <p>A revista<strong> Pesquisa e Debate em Educação (PDE)</strong><em>, e-</em>ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais [n.1: jan.-jun.; n. 2: jul.-dez.]), desde 2011. A partir de 2021, a publicação segue o modelo de fluxo contínuo. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).</p> https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34236 O gerencialismo na educação pública estadual do RJ e seus efeitos na juvenilização da EJA 2021-07-02T17:26:05+00:00 Marcos Vinicius Reis Fernandes viniciusiserj@gmail.com Marcia Soares de Alvarenga msalvarenga@uol.com.br <p class="00Textodoresumo">O gerencialismo na educação é a expressão neoliberal implementada na condução e formulação de políticas públicas, nas últimas três décadas. Busca-se neste artigo abordar as políticas públicas gerenciais aplicadas na rede pública estadual do Rio de Janeiro (RJ), tendo a juvenilização da EJA como um dos seus efeitos. De caráter bibliográfico e com aportes de documentos e dados abertos, a pesquisa é ancorada na perspectiva materialista-histórica e dialética, com o objetivo de analisar e superar o que o fenômeno da juvenilização da EJA oculta sob sua aparência. Conclui-se que existe uma relação intrínseca entre as demandas de organismos supranacionais da educação e as políticas públicas implementadas pela Secretaria Estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro, que produz a juvenilização da EJA como expressão de estratégias para promover a distorção idade-série e obliterar possíveis impactos nos resultados do fluxo escolar.</p> 2022-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Marcos Vinicius Reis Fernandes; Marcia Soares de Alvarenga https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/33012 Um estudo de caso dos alunos com altas habilidades/superdotação na perspectiva da inclusão social e da interdisciplinaridade no contexto da educação básica em Mato Verde – MG 2021-07-27T15:13:04+00:00 Verônica Cruz Silveira Barbosa vcruz27@yahoo.com.br Ana Cláudia Soares da Silva anaclaudia.univ@yahoo.com.br Jaete Pinto da Silva jaethsilva@hotmail.com <p>Os alunos com déficits de aprendizagens e superdotação devem estar inseridos em salas regulares e com professores de apoio, mediante as normas do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para tanto, o objetivo do presente estudo é conhecer a realidade dos alunos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Altas Habilidades/ Superdotagem (AH/SD) na Escola Estadual Professor José Américo Barbosa localizada em Mato Verde-MG. O AEE na escola supracitada é caracterizado pela necessidade de conhecer e entender as relações de ensino e aprendizagem estabelecidas neste atendimento devido à grande demanda. Nesse contexto, a interdisciplinaridade configura-se pela realidade de articulação entre os educadores do ensino regular e o professor de apoio juntamente com os educandos. Portanto, aproximar as áreas do saber e promover uma nova forma de pensar e articular a interdisciplinaridade, portanto, este estudo contribui para a produção de conhecimento científico, social e educacional.</p> 2022-02-14T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Verônica Cruz Silveira Barbosa; Ana Cláudia Soares da Silva; Jaete Pinto da Silva https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35023 A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio 2022-01-25T23:00:49+00:00 Marcello Ferreira marcellof@unb.br Danielle Xabregas Pamplona Nogueira danielle.pamplona@gmail.com Olavo Leopoldino da Silva Filho olavolsf@unb.br Marcos Rogério Martins Costa marcosrmcosta15@gmail.com Joaquim José Soares Neto neto@fis.unb.br <p>O Ensino Médio tem sido a etapa da educação com os resultados mais precários em avaliações nacionais de larga escala. Urgem, portanto, intervenções que possam responder a essa contingência. Neste artigo, adotamos uma teoria educacional capaz de engendrar uma aprendizagem significativa crítica que, aliada às novas tecnologias digitais, conforma-se ao modo não linear de aprendizagem. Subsidiados por essa abordagem teórica, o objetivo é desenvolver, como produto tecnológico, uma estratégia avaliativa baseada nas WebQuests, em conjunto com tecnologias TRI-CAT, que apresentam características impossíveis de se mimetizar em avaliações por meios não digitais. Aplica-se essa proposta ao ensino de ciências na disciplina de Física do Ensino Médio. Para tanto, este estudo é apresentado em três partes. Na primeira parte, faz-se uma discussão fundamentada sobre os pressupostos educacionais e avaliativos que podem sustentar uma proposta de WebQuest com itens de múltipla escolha. Na segunda, são abordados os pressupostos metodológicos desta pesquisa tecnológica. Na terceira parte, é descrito o modelo de WebQuest com itens de múltipla escolha, expondo parte dos resultados alcançados no projeto-piloto, que contou com a participação de nove estudantes do Ensino Médio. Como resultado, este artigo aponta que a WebQuest com itens de múltipla escolha é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino mais afins das TICs.</p> 2022-02-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Marcello Ferreira; Danielle Xabregas Pamplona Nogueira; Olavo Leopoldino da Silva Filho; Marcos Rogério Martins Costa; Joaquim José Soares Neto https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/33233 A escola e suas contribuições no processo da alfabetização científica e tecnológica 2021-07-05T21:10:43+00:00 Andreia Cristina Pontarolo Lidoino andreia.lidoino@universo.univates.br Geilson de Arruda Reis geilson.reis@universo.univates.br Nilcéia Frausino da Silva Pinto nilceia.pinto@universo.univates.br <p>Este artigo traz em seu bojo reflexões acerca da Alfabetização Científica e Tecnológica no âmbito da Educação Básica. Objetivou-se abordar conceitos da Alfabetização Científica e Tecnológica, tecendo relações com o ensino no contexto escolar e com a formação continuada de professores. Para tanto, este estudo, de cunho qualitativo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, fez uso de textos de autores como Chassot (2011); Fourez (1995); Sasseron (2018); Sasseron e Carvalho (2011; 2008), entre outros. As leituras e análises enfatizam as contribuições da escola, do currículo e da prática docente como elementos oportunos para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica durante o processo de escolarização dos estudantes. O presente estudo propicia também a problematização e o diálogo com todos os sujeitos educadores que vislumbram na Alfabetização Científica e Tecnológica as possibilidades de múltiplas leituras, interpretações, aprendizagens e transformações da realidade do mundo em que se vive.</p> 2022-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Geilson de Arruda Reis, Nilcéia Frausino da Silva Pinto