https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/issue/feedPesquisa e Debate em Educação2022-08-07T23:07:41+00:00Frederico Braidafrederico.braida@arquitetura.ufjf.brOpen Journal Systems<p>A revista<strong> Pesquisa e Debate em Educação (PDE)</strong><em>, e-</em>ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais [n.1: jan.-jun.; n. 2: jul.-dez.]), desde 2011. A partir de 2021, a publicação segue o modelo de fluxo contínuo. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).</p>https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35994Ansiedade2022-08-07T23:07:41+00:00Liliane Rezende Anastácioliliane.rezende.lili@gmail.comWalquíria da Conceição Ferreirawalquiriacferreira@yahoo.com.br<p class="00Textodoresumo">O presente artigo foi elaborado a partir da veiculação de uma webinar intitulada Ansiedade: uma reflexão. O evento foi promovido pelo projeto de extensão Matemática sem Barreiras da UEMG/Ibirité e teve como objetivo fazer uma reflexão acerca da importância da discussão do tema entre os alunos que cursam licenciaturas no campus, professores e toda a comunidade acadêmica, durante a pandemia da COVID-19. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, cujo objeto de análise foi a vivência de fala durante a transmissão ao vivo pelo YouTube e Instagram, o chat (que contava com a interação do público), um formulário para emissão de certificado e o preenchimento de uma ficha de acompanhamento de webinar feita pelos alunos para contabilização de horas de formação docente. Conclui-se através da pesquisa que, além da relevância de se tratar de temas transversais sobre saúde mental durante a graduação, os participantes perceberam a importância de cuidar de si próprios para depois cuidar do outro, sobretudo no ambiente escolar. A pandemia colocou em evidência o desenvolvimento de competências socioemocionais.</p>2022-09-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Liliane Rezende Anastácio; Walquíria da Conceição Ferreirahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36113As possibilidades do uso de podcast no ensino superior2022-01-27T12:52:21+00:00Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva Crepaldijornalismothiagocrepaldi@gmail.comSueli Heloisa Doriguetto Ferreirasueli.ferreira@uniube.br<p class="00Textodoresumo">Esta revisão de literatura objetivou traçar um panorama do uso da tecnologia digital <em>podcasts</em> no ensino superior brasileiro, por meio da análise dos trabalhos científicos que apontam usos empíricos dessa modalidade radiofônica na educação. A busca desse material foi feita no Portal de Periódicos CAPES e no Google Acadêmico e considerou os trabalhos completos, em português e publicados entre 2015 e 2020. Encontrou-se 76 registros, destes 20 compuseram o corpus dessa pesquisa. Para a análise qualitativa do material, usou-se os descritos disponíveis na literatura (DEAL, 2007; MCGARR, 2009; FREIRE, 2013). Os resultados apontaram que <em>podcasts</em> originais são os mais usados; comumente aplicado de modo suplementar, para o acesso de material complementar à aprendizagem de conteúdo; o uso, em muitos casos, não supera o modelo tradicional de educação.</p>2022-08-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Pesquisa e Debate em Educaçãohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34484O discurso da democratização e o privilegiamento do capital no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)2021-10-02T00:12:42+00:00Aloisio André dos Santosaloisioandre.santos@gmail.comAlcenir Soares dos Reisalcenirsoares@gmail.com<p>A problemática se desdobra em torno do entendimento da institucionalização do Fies enquanto política pública. O objetivo geral é analisar as implicações da popularização do Fies sob a ótica da democratização, do acesso à educação e da disseminação da informação. O percurso metodológico compreende a análise documental, quantitativa e qualitativa, entre 1999 a 2016, tendo como referências: a Lei Nº 10.260, de 12 de julho de 2001; Relatórios de Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU); o site do Fies – Ministério da Educação (MEC). Foi possível concluir que o Estado, por meio do Fies, teve papel fundamental no desempenho econômico da economização da educação, uma vez que as ações e políticas direcionadas para o ensino superior acabavam por beneficiar a oferta de vagas, o aumento do número de cursos por Instituições, as aquisições e até mesmos as fusões e formação de grandes empresas do ramo de educação.</p>2022-09-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Pesquisa e Debate em Educaçãohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/33452Itens digitais para avaliação da oralidade em Língua Portuguesa2021-09-27T17:12:12+00:00Fabiano Santos Saitoprof.fabiano.saito@gmail.com<p>O objetivo desta pesquisa aplicada é apresentar considerações teóricas e práticas sobre a produção de itens digitais voltados para a avaliação da oralidade em Língua Portuguesa. Esta pesquisa faz parte do projeto “Do papel para a tela: proposição de novas formas de avaliar a proficiência em Língua Portuguesa com itens produzidos para plataformas digitais”, financiado pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora (doravante Fundação CAEd/UFJF) e desenvolvido ao longo do ano de 2020. Como suporte teórico, parte-se dos pressupostos da oralidade em Língua Portuguesa, bem como os princípios de <em>design</em> de itens de avaliação e de itens digitais, bem como a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Metodologicamente esta é uma pesquisa aplicada, de abordagem exploratória e qualitativa. Para a produção experimental dos protótipos de itens digitais foi utilizada a plataforma TAO (<em>Testing Assisté par Ordinateur</em>). A partir da produção dos protótipos de itens digitais, realizou-se uma análise qualitativa sobre o <em>design</em> de itens digitais e sua possibilidade de aplicação em avaliações de larga escala. Como resultados parciais, aponta-se que a produção de itens digitais permite a exploração de suportes multimídia e hipermídia, que permitem a avaliação de habilidades de compreensão da escuta, que não são consideradas em instrumentos de avaliação impressos.</p>2022-07-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Fabiano Santos Saitohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35998Potencial democrático da Internet2022-06-02T18:35:48+00:00Mauricio dos Reis Brasãombrasao@gmail.com<p>Esta produção trata sobre a revisão de literatura realizada em pesquisa de doutoramento com a temática “Educação e Tecnologia”, para demonstrar que a Internet possui implicações políticas significativas. O estudo possui natureza teórica, com abordagem qualitativa e fundamentação fenomenológica baseadas nas contribuições de Bicudo (2011), cujo recorte teórico perpassa as obras de Feenberg (1986; 1995; 2010; 2017), Feenberg e Barney (2003), Feenberg e Friesen (2012) e Marx (2004; 2008). Nota-se que a ação humana, e não a tecnologia, decidirá o futuro da Internet, pois, quando as tecnologias são entendidas como terrenos de luta, e não como elementos fixos e acabados, elas são desqualificadas e expostas a críticas e transformações. Desse modo, o aspecto mais inovador da Internet é a capacidade de apoiar uma reflexão coletiva sobre os interesses dos participantes em todos os domínios da vida.</p> <p> </p>2022-09-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Pesquisa e Debate em Educaçãohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34598O IDEB e o SAEB2021-08-16T00:00:53+00:00Alessandra Cristina Pacheco Santosalessandra.pacheco@ufvjm.edu.brStella Maris Lemos Nunesstellamlnunes@gmail.comAdriana Assis Ferreiraaassisferreira@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é discutir e exemplificar como interpretar os resultados do IDEB e do SAEB de uma escola, considerando que tal análise pode contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Especialmente com os resultados do IDEB, temos assistido, por parte da mídia e dos governos e secretarias, a divulgação de rankings entre as escolas, como se esse fosse o principal objetivo do sistema de avaliação, em detrimento da análise substantiva do significado daquele índice para aquela escola. Através de uma abordagem qualitativa, utilizamos a análise documental como instrumento de produção dos dados. Compreendemos que, a análise dos resultados dessas avaliações pode possibilitar interpretações pedagógicas, oportunizando a oferta de um ensino de melhor qualidade para todos os alunos, conforme preleciona a Constituição brasileira. </p>2022-08-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Alessandra Cristina Pacheco Santos; Stella Maris Lemos Nunes; Adriana Assis Ferreirahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34042Contribuições do Peer Instruction para o ensino de Ciências2021-08-15T23:33:22+00:00Cíntia Moralles Camillocintiacamillo@gmail.comKarine Gehrke Graffunderka.graffunder@gmail.com<p>Esta pesquisa objetivou mapear artigos nas plataformas <em>Scielo </em>e Google Acadêmico, no período entre 2010 e março de 2021, o qual buscou identificar e analisar as contribuições da metodologia de ensino <em>Peer Instruction</em> no ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa exploratória a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, com análise do nível de ensino; região; disciplina; conteúdo abordado; ferramentas e recursos tecnológicos; avaliação e, contribuições. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos artigos tiveram como público-alvo o Ensino Médio, mas afirma-se que o <em>Peer Instruction</em> está em ascensão, principalmente no Ensino Superior. Conclui-se que é necessário investir na formação inicial do professor para que este mude toda uma cadeia de ensino e aprendizagem que a muito tempo vem formatando o professor na sua formação. Diante disso, o <em>Peer Instruction</em> se mostrou capaz de agir em prol da promoção de atitudes científicas e de uma aprendizagem conceitual.</p>2022-07-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Cíntia Moralles Camillo; Karine Gehrke Graffunderhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32915Desafios educacionais em tempos de aulas remotas2021-08-22T00:01:30+00:00Cássia Araújo Moraes Bragacassia_moara@hotmail.comPatrícia Aguiar Tavarespat.agtav@gmail.com<p>O objetivo do trabalho consiste em analisar os desafios e ações desenvolvidas pelo Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas, para continuidade dos cursos presenciais no período da pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica e documental, a primeira visando identificar o conhecimento disponível sobre o assunto, para contextualização e aprofundamento da temática, priorizando artigos científicos publicados recentemente (Adorno, 2020; Castaman; Rodrigues, 2020; Colemarx 2020; Lagares, 2020, Martins, 2020, Senhoras, 2020) e a segunda permitiu o acesso aos documentos regulamentadores, em âmbito federal e institucional (leis, portarias, decretos, editais) relacionados ao ensino em tempos de pandemia. As principais alternativas encontradas pela Instituição para minimizar os impactos da pandemia foram a adoção do ensino remoto e de ações de assistência<br />estudantil. No entanto, não suprem de forma completa a demanda de acesso e permanência dos discentes, exigindo constante avaliação e aprimoramento, com a participação da comunidade acadêmica. </p>2022-09-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Pesquisa e Debate em Educação