https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/issue/feedPesquisa e Debate em Educação2023-05-16T12:23:38+00:00Frederico Braidafrederico.braida@arquitetura.ufjf.brOpen Journal Systems<p>A revista<strong> Pesquisa e Debate em Educação (PDE)</strong><em>, e-</em>ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais [n.1: jan.-jun.; n. 2: jul.-dez.]), desde 2011. A partir de 2021, a publicação segue o modelo de fluxo contínuo. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).</p>https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/38250Estágio curricular obrigatório2023-05-16T12:23:38+00:00Roger Lourenço Fernandesrogerlfernandes@hotmail.comSueli Machado Pereira de Oliveirasueli.machado@ifsuldeminas.edu.br<p>O estágio obrigatório é uma oportunidade de o estudante adquirir habilidades para o trabalho e de contextualizar o aprendizado no âmbito curricular. Este texto objetiva analisar as normativas do CEFET-MG sobre o estágio curricular obrigatório e verificar o estágio profissional supervisionado obrigatório e sua relação com os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na visão dos discentes dos cursos técnicos de Edificações, Informática e Mecatrônica, inscritos no Seminário de Conclusão dos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (SECLEPT), no período de 2017 a 2019. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, descritiva e exploratória, utilizando-se de análise documental. As análises mostraram que o estágio deve ter o trabalho como princípio educativo e, para os discentes, é uma importante etapa na sua formação integral. Entretanto, as normativas da instituição necessitam de um alinhamento em relação ao tratamento dado ao estágio para adequá-las à Lei nº. 11.788/2008. Outrossim verificamos um acréscimo de tempo para a conclusão dos cursos técnicos além do previsto nas normativas da instituição.</p>2023-09-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Roger Lourenço Fernandes; Sueli Machado Pereira de Oliveirahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35549Perfil do professor do Rio Grande do Norte2022-04-27T19:00:11+00:00Rosângela Maria Silvaangel.ib@hotmail.com<p class="00Textodoresumo">Este estudo buscou traçar o perfil dos docentes do Rio Grande do Norte, analisando os dados de formação de professores, no período de 2010 a 2020. Para tanto, foram utilizadas informações coletadas pelo Censo Escolar e publicadas pelo INEP em sinopses estatísticas e indicadores de percentual de docente por grupo de adequação da formação à disciplina que leciona (2013 a 2020) e de docentes com curso superior (2011 a 2020). Os dados foram cotejados com as políticas nacionais e estaduais e com a literatura para construção de hipóteses. Após análise dos dados, conclui-se que ainda há um caminho a ser percorrido, pois existe um número significativo de professores no Estado, tanto do ensino fundamental quanto médio, fora do grupo de docentes com formação superior de licenciatura na mesma área da disciplina que leciona.</p>2023-04-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Rosângela Maria Silvahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/36493Dr. Stone2022-05-20T23:01:19+00:00Carolina Alves MagaldiCarolina.a.magaldi@gmail.comLucas Alves Mendeslucas.alves1987@hotmail.com<p>O presente artigo conduz uma discussão acerca dos enlaces entre letramento, construção de conhecimento científico e arte, a partir do mangá e anime <em>Dr. Stone</em>. Na obra japonesa, um grupo de pessoas, petrificadas no momento atual, desperta no ano 5738, voltando a habitar uma nova realidade do planeta Terra, desprovida de tecnologias ou recursos científicos modernos. Em nosso estudo, apresentaremos o desenvolvimento da narrativa, analisando-a a partir de pressupostos teóricos do campo do letramento (SOARES, 1998, 2014), do letramento científico (PITRELLI, 2003; SANTOS, 2020) e de suas relações com a arte e as relações interpessoais (KAHN e ZEIDLER, 2016). A discussão dos quatro grandes experimentos realizados no primeiro arco narrativo da obra nos permite problematizar como o mangá explora os elementos artísticos e as conexões linguístico-sociais entre os personagens como elementos indissociáveis da construção de conhecimento científico. </p>2023-04-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Carolina Alves Magaldi; Lucas Alves Mendeshttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/34607Políticas públicas de financiamento da educação no Brasil2021-09-27T17:09:14+00:00Caroline Gomes Ferreiracarolinegf@alu.ufc.brLuciana de Limaproluli@gmail.comFrancisco Herbert Lima Vasconcelosherbert@virtual.ufc.br<p class="00Textodoresumo">O Financiamento da Educação no Brasil teve em sua trajetória grandes marcos. Um dos mais importantes foi a criação do FUNDEB, com 27 fundos de natureza contábil, um para cada estado e o Distrito Federal. Ao longo dos anos muito foi conquistado através dos recursos advindos desta política pública tão importante, mas muito ainda há a ser feito. Este estudo tem por finalidade analisar a contribuição do FUNDEB desde sua criação como FUNDEF, observando a forma como este recurso foi distribuído aos estados e municípios, como também refletir sobre o Novo FUNDEB e suas atuais projeções. Considera-se que o fundo contribuiu para melhor equilibrar desigualdades entre os entes federativos, porém espera-se que com a maior participação da União, já prevista na Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, haja uma distribuição mais homogênea dos recursos.</p>2023-08-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Caroline Ferreira Gomes; Luciana de Lima; Francisco Herbert Lima Vasconcelos