https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/issue/feedPesquisa e Debate em Educação2025-05-26T18:03:24+00:00Frederico Braidafrederico.braida@ufjf.brOpen Journal Systems<p>A revista<strong> Pesquisa e Debate em Educação (PDE)</strong><em>, e-</em>ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais [n.1: jan.-jun.; n. 2: jul.-dez.]), desde 2011. A partir de 2021, a publicação segue o modelo de fluxo contínuo. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).</p>https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/46445Desafios e estratégias pedagógicas para a educação de crianças com altas habilidades na educação infantil2025-01-08T21:48:15+00:00Fernanda Sainça do Pradofernandaprado_msn@hotmail.comGilson Xavier de Azevedogilsoneduc@yahoo.com.br<p class="00Textodoresumo">O objetivo deste artigo é analisar os desafios e as estratégias pedagógicas voltadas para a educação de crianças com altas habilidades na Educação Infantil. O tema é relevante, pois essas crianças apresentam necessidades educacionais específicas, que, muitas vezes, não são adequadamente atendidas nas práticas pedagógicas tradicionais. Observou-se, no decorrer da análise das fontes, a necessidade de identificar as dificuldades enfrentadas pelos educadores no atendimento a essas crianças e propor estratégias que favoreçam seu desenvolvimento integral tanto cognitivo quanto social e emocional. Entre os principais achados, destaca-se a importância de práticas pedagógicas diferenciadas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, o uso da tecnologia, a diferenciação curricular e o ensino colaborativo. Tais abordagens permitem que essas crianças explorem suas habilidades de maneira mais autônoma e criativa, promovendo não apenas seu desenvolvimento acadêmico, mas, também a empatia e o pensamento crítico. Além disso, ressalta-se a relevância da colaboração entre a escola e a família no apoio ao desenvolvimento das crianças com altas habilidades. A metodologia adotada foi a exploratória de caráter bibliográfico. A conclusão reforça que, para promover uma educação inclusiva e eficaz para essas crianças, é necessário um comprometimento contínuo com a formação de educadores, além da adaptação de práticas pedagógicas, visando a não apenas o avanço acadêmico, mas, também, ao bem-estar emocional e social das crianças. Assim, a equidade e a excelência educacional podem ser alcançadas.</p>2025-01-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Pesquisa e Debate em Educaçãohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/45695Ciências humanas no ciclo de alfabetização2025-05-26T18:03:24+00:00Miriam Raquel Piazzi Machadomiriamraquelpiazzi@gmail.com<p>Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Avaliações Externas no Ciclo de Alfabetização: Matriz Curricular de Referência em Ciências Humanas e itens exemplares em diálogo com a BNCC”, que teve como questão “a matriz de referência para as avaliações em larga escala está alinhada ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?” O objetivo do artigo é apresentar o estudo sobre as matrizes de referência de Ciências Humanas História/Geografia no primeiro ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos), articuladas à BNCC. A metodologia se constituiu em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Quanto aos resultados, foi possível estabelecer algumas relações entre a BNCC, a Geografia Crítica e a História e as Matrizes de Referência de Avaliação da Geografia e História no 1º bloco do Ensino Fundamental, adequando os descritores e as classes dessas matrizes às habilidades apresentadas na BNCC.</p>2025-07-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Miriam Raquel Piazzi Machadohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/44778Acessibilidade e inclusão no ensino superior em tempos de pandemia2025-01-06T17:41:04+00:00Laís Lopes de Souza Gonçalveslaislsg98@gmail.comAldeir Carlos Nasareth de Vasconcellosaldoufjf@gmail.comMylene Cristina Santiagomylene.santiago@ufjf.brRodolfo Luís Leite Batistarodolforllb@ufjf.br<p>Este estudo buscou identificar as atividades realizadas pelos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das Universidades Federais da Região Sul do Brasil durante o período da pandemia, por meio de uma análise documental. Foram investigadas 11 universidades da região, com foco nos conceitos de inclusão, acessibilidade, diferença, tecnologias assistivas, barreiras, deficiência e Desenho Universal para a Aprendizagem. A pesquisa revelou como esses conceitos são abordados pelas instituições e de que maneira suas práticas se diversificam. Além disso, identificou-se a influência de princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e de documentos oficiais, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), na implementação de ações voltadas à acessibilidade. Os resultados foram analisados à luz de referenciais teóricos que possibilitaram validar e aprofundar as reflexões sobre as estratégias adotadas pelas universidades para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior.</p>2025-06-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Laís Lopes de Souza Gonçalves; Aldeir Carlos Nasareth de Vasconcellos; Mylene Cristina Santiago; Rodolfo Luís Leite Batista https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/45903A educação profissional e tecnológica como política pública na Amazônia Ocidental2024-11-29T16:44:53+00:00Jefferson Bissat Amimamim.jefferson@gmail.comLuís Pedro de Melo Plesepedro.plese@ifac.edu.brKelen Gleysse Maia Andradekelen.dantas@ifac.edu.brJosé Jair Maldanerjair.maldaner@ifsc.edu.brMarcelo Rythowemmarcelo@ifto.edu.br<p class="00Textodoresumo">Esta pesquisa de revisão bibliográfica e documental tem como objetivo analisar o papel do Instituto Federal do Acre como política pública de EPT no contexto da Amazônia brasileira. Utilizando uma abordagem metodológica baseada em uma análise crítica de fontes secundárias, a pesquisa explora os resultados e desafios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) na oferta de uma educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e emancipatória no contexto da Amazônia Ocidental. Os resultados indicam que, apesar dos avanços significativos, persistem desafios relacionados à interiorização e ao custo amazônico. O artigo contribui para um debate abrangente sobre o reconhecimento da EPT como uma Política Pública de Estado prioritária, destacando a necessidade de políticas específicas para enfrentar as particularidades da região.</p>2025-01-10T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Pesquisa e Debate em Educaçãohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/44903Educação e saúde2024-12-26T13:31:36+00:00Denise Fernandesdenise.fernandes@ifc.edu.brJuliana Amadeijuliana.amadei@ifc.edu.brReginaldo Leandro Plácidoreginaldo.placido@ifc.edu.brFatima Peres Zago de Oliveirafatima.oliveira@ifc.edu.brEder Aparecido de Carvalhoeder.carvalho@ifc.edu.br<p>O contexto escolar representa um espaço estratégico para se adquirir conhecimento, realizar mudanças no estilo de vida e de comportamento, pois, pela sua permanência prolongada neste ambiente, o estudante desenvolve vínculos facilitados, tanto para o seu cotidiano imediato, quanto para sua vida. Este artigo configura-se como uma pesquisa documental e bibliográfica com a questão balizadora: de que maneira a enfermagem contribui para a proposta de educação integral oferecida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia? A análise dos documentos possibilitou compreender a atuação do enfermeiro no ambiente escolar, suas principais ações e contribuições para a educação em saúde. Conclui e apresenta de quais formas suas ações colaboram para uma formação integral do estudante. O trabalho apresenta a história da transformação social que as escolas e os enfermeiros escolares exercem na sociedade brasileira, em especial os assistidos pela Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia.</p>2024-01-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Pesquisa e Debate em Educação