Sobre a Revista

Histórico

A revista Pesquisa e Debate em Educação (PDE), e-ISSN 2237-9444, é um periódico científico publicado semestralmente (duas edições anuais), desde 2011. A PDE está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A PDE foi disponibilizada nas versões impressa e digital até o v. 5, n. 1 (2015), ISSN 2237-9436. A partir desse volume, a PDE passou a ser publicada somente em versão eletrônica. Eventualmente, alguma edição poderá ser veiculada, além da versão eletrônica, em versão impressa (como é o caso do v. 10, n. 1 [2020]).

Atualmente, todas as edições da revista já estão disponibilizadas neste Portal de Periódicos da UFJF. O site anterior (http://www.revistappgp.caedufjf.net/) foi desativado. 

A partir do v. 11, n. 1 (2021), a revista passou a publicar em fluxo contínuo. O modelo de publicação em fluxo contínuo tem como característica a agilidade na publicação de artigos. Uma vez que os artigos são aprovados e diagramados, eles são publicados imediatamente, não sendo necessária a finalização de um número com todos os artigos publicados.

 

Foco e Escopo

A revista Pesquisa e Debate em Educação é uma publicação semestral, vinculada ao PPGP/CAEd/FACED/UFJF, que tem por objetivo ser uma publicação reconhecida pela área, tendo ampla circulação na comunidade acadêmica-científica, por meio do acesso livre on-line.

O público leitor da revista é constituído pelos profissionais da área de Educação, Ensino e áreas afins, pesquisadores, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores e demais interessados. A revista contribui para o diálogo interno da comunidade acadêmica, propiciando debates sobre questões teóricas relevantes e contemporâneas.

A revista, atualmente, aceita, para publicação, apenas artigos inéditos/originais, que não foram publicados em outros periódicos nem como trabalho completo em anais de evento (no caso de trabalhos já publicados em eventos, poderá ter, no máximo, 30% de similaridade). A recepção dos artigos é em fluxo contínuo. Serão aceitos, para avaliação, manuscritos em português, espanhol e inglês. Não serão aceitas traduções.

A publicação dos artigos respeitará o mínimo de 24 artigos anuais com uma diversidade institucional e regional dos seus autores – 80% dos artigos devem estar vinculados a, no mínimo, quatro instituições diferentes da UFJF, atentando-se para diferentes regiões do Brasil. De modo geral, todos os artigos dialogarão com as linhas de pesquisa do PPGP, em especial, com os temas da gestão e avaliação da educação pública.

Os artigos, que são prioridade nesta revista, são estudos teóricos resultantes de pesquisa, assim como artigos de intervenção oriundos de análise de situações recentes, com perfil mais ensaístico e propostas de crítica e discussão sobre questões educacionais. O Conteúdo dos trabalhos assinados é de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Serão aceitos artigos que contenham, no máximo, cinco autores. A titulação mínima para os autores é o mestrado. Observa-se que serão aceitos artigos que tenham como coautores graduandos, graduados e mestrandos, desde que haja, dentre os autores, um doutor.

 

Seções

A revista Pesquisa e Debate em Educação (PDE) conta, atualmente, com uma seção regular para recepção de manuscritos. Seções temáticas poderão ser abertas.

A seção "Pesquisa aplicada" publica artigos acadêmicos, relacionados à gestão e à avaliação educacional brasileira e as suas temáticas adjacentes, ampliando e conectando o panorama profissional de seu público-alvo: gestores da educação pública. Também são aceitos artigos que se destinam à comunicação e desenvolvimento profissional, com o objetivo de tornar visível a dimensão da atuação dos gestores educacionais brasileiros, bem como estabelecer uma contínua troca de informações e de experiências bem sucedidas entre estes atores.

 

A RPDE se propõe à formação e ao diálogo direto com seu público-alvo e interessados na área, estando aberta à publicação de artigos, relatos de experiência, textos de opinião e resenhas concernentes aos seus editais de publicação.

 

Processo de Avaliação pelos Pares (Blind peer-review)

Todos os manuscritos enviados à revista serão submetidos à revisão editorial.

Inicialmente, os textos são avaliados quanto à originalidade (sendo submetidos a software antiplágio [desde 2021, todas as revistas vinculadas ao Portal de Periódicos da UFJF passaram a utilizar o iThenticate: Plagiarism Detection Software]) e quanto à adequação ao escopo da revista e forma.

Em seguida, os artigos são avaliados por pares, geralmente em formato de avaliação duplamente cega (em sistema blind peer-review), por, no mínimo, dois revisores, com titulação de doutor ou livre-docente. Se o editor receber revisões conflitantes, o artigo será enviado a um terceiro revisor, antes da decisão final do editor-chefe (ou dos editores adjuntos ou dos editores convidados). Caso o artigo já esteja publicado em formato preprint, o tipo de revisão adotado é o simples-cego (revisão por pares cega simples). 

Em casos excepcionais, os artigos serão avaliados/revisados pela equipe editorial.

 

Política de editoração

A revista Pesquisa e Debate em Educação conta com uma equipe responsável pela revisão ortográfica e formatação/diagramação. Portanto, os artigos aprovados poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo. As alterações serão submetidas à aprovação dos autores.

 

Política de Acesso Aberto (Open Access)

A revista Pesquisa e Debate em Educação adota uma política de acesso livre imediato ao seu conteúdo, a fim de conferir maior visibilidade aos textos publicados. Tanto a publicação quanto o acesso aos artigos são gratuitos, garantindo maior democratização ao conhecimento científico. Para que tenham seus artigos publicados, os autores não recebem nenhum valor financeiro, assim como não precisam pagar nenhum valor.

 

Política de Licenciamento

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative  Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial na revista Pesquisa e Debate em Educação.

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na revista Pesquisa e Debate em Educação.

Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e a distribuir seus artigos, por exemplo, nos repositórios institucionais, em suas páginas pessoas ou nas redes sociais). Tais ações têm por objetivo a difusão do conhecimento científico.

 

Política de Ética

A política de ética da revista Pesquisa e Debate em Educação considera o comportamento abrange todos os segmentos envolvidos na publicação: autores, editores e pareceristas (avaliadores ad hoc).

Esta declaração foi adaptada e se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE).

Princípios éticos:

As decisões dos Editores e do Conselho Editorial não serão influenciadas por considerações fontes de receita.

A revista Pesquisa e Debate em Educação tem um compromisso com os princípios éticos e está disposta a publicar correções, esclarecimentos e retratações quando necessários.

Com relação às reclamações éticas sobre um manuscrito, os editores tomarão as medidas necessárias para apuração de eventuais reclamações e providenciarão, se necessário, as correções e/ou as retratações.

Responsabilidade dos Editores:

Decisão de publicação: os editores responsáveis por decidir sobre quais artigos submetidos à revista devem ser publicados são guiados pelas políticas da revista, as quais devem obedecer às exigências legais, sem a violação de direitos autorais e plágio.

Transparência e respeito: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores.

Confidencialidade: os editores não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.

Divulgação e conflitos de interesse: os editores podem recusar avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse, por questões colaborativas, competitivas ou outras ligações com qualquer um dos autores. Quando necessário, o editor pode designar um editor específico e isento para cuidar do processo editorial de determinado artigo.

Envolvimento e cooperação em investigações: os editores tomarão medidas cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Responsabilidade editorial: os editores preservarão a identidade dos pareceristas no anonimato e tratarão os manuscritos como documentos confidenciais.

Deveres dos Revisores (Pareceristas, Avaliadores Ad Hoc):

Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais, não deve divulgar qualquer informação sobre o manuscrito com terceiros.

Divulgação e conflito de interesses: os pareceristas devem manter em sigilo e não devem se utilizar, para proveito pessoal, ideias obtidas por meio da leitura dos manuscritos.

Sobre as fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores, bem como devem chamar a atenção dos editores sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.

Deveres dos Autores:

Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais. A revista utiliza o sistema de escaneamento com software antiplágio para verificação de similaridade dos manuscritos. Plágio constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores não poderão publicar manuscritos que descrevam essencialmente o mesmo conteúdo em mais de um periódico.

Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, pois o trabalho de outros autores deve ser sempre reconhecido. As informações obtidas em uma conversa, correspondência ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte.

Erros em trabalhos publicados: quando os autores descobrem um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação informar e cooperar com os editores para a correção do artigo.

Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.

 

Declaração de privacidade

Os nomes completos, filiações e endereços eletrônicos informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta revista e serão publicados conforme declarados. Os demais dados coletados não serão disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Orientações para cadastro de usuários

Para se cadastrar na revista Pesquisa e Debate em Educação, seguir as orientações abaixo:

  1. No campo “pronome de tratamento”, deixe em branco, pois facilitará a busca dos usuários cadastrados por nome e metadados;
  2. Preencha seu ORCID e a URL (endereço eletrônico da página) do seu Currículo Lattes. Caso não possua o número ORCID, cadastre-se através do link https://orcid.org/.
  3. No campo “papéis”, marque as opções que assim desejar: “Leitor”, “Autor” e/ou “Avaliador”. Apenas serão aceitos avaliadores com Doutorado ou Livre-docência.
  4. Ao final, clicar em “salvar”.

 

Indicadores

A revista Pesquisa e Debate em Educação possui um índice H de 11 e o Índice i10 de 12, formulado a partir do Google Acadêmico em agosto de 2023. No Google Metrics, os índices são: h5-index=6 e h5-median=9.

 

Estatísticas e métricas

Google Scholar - Artigos mais citados Google Acadêmico

Google Scholar Metrics - Métrica do Google Acadêmico

 

Fontes de indexação: catálogos, portais, diretórios e bases de dados 

Base de dados

Sumarios.org - Sumários de revistas brasileiras

Diretórios

DOAJ - Directory of Open Access Journals

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

ULRICHS - Ulrichs Periodical Directory

Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras

Indexadores

Google Scholar - Google Acadêmico

Portais

Periódicos de Minas - Portal Periódicos de Minas

Portal de Periódicos UFJF - Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

LivRe - Revistas de livre acesso

Periódicos Capes - Portal de Periódicos CAPES/MEC

I2OR - International Institute of Organized Research

ESJI - Eurasian Scientific Journal Index

Research Bib - Researchbib Journal Index and Archive

Scilit - Scientific Literature

REDIB - Red Iberoamericana de Inovacción y Conocimiento Científico

Crossref - Crossref Metadata Search

Oasisbr - Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto

Qualis Periódicos

Na Plataforma Sucupira, de acordo com a avaliação Qualis/CAPES (2017-2020), a Revista Pesquisa e Debate em Educação está qualificada como B1.