Atividade experimental problematizada (AEP)

revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências

Autores

  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília
  • Samara Magalhães Pereira Universidade Federal do Pampa
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31125

Palavras-chave:

Atividade Experimental Problematizada, Resolução de Problemas, Ensino de Ciências, Revisão Bibliográfica

Resumo

O ensino experimental fundamentado na busca por solução de problemas baseia-se, sobretudo, na relação estabelecida entre os desafios e a busca de estratégias particularizadas para cercá-los a determinada maneira. Temos trabalhado nesta área de pesquisa nos últimos anos, investigando abordagens experimentais problematizadas (AEP). Muito se tem produzido neste campo científico, sob diversos vieses, e este trabalho se dedica a analisar determinado extrato da produção acadêmica correlata. Foram analisados 12 periódicos científicos nas áreas de Ensino, Educação, Ensino de Química e Ensino de Física, relativamente ao período de 2010 a 2015, selecionando-se 104 trabalhos de interesse. A revisão dos periódicos resultante deste trabalho fornece uma visão ampla e concreta de como a experimentação e a resolução de problemas vêm sendo estudadas/pesquisadas aproximadamente nos últimos cinco anos, em particular na correlação que se estabelece entre elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Silva, A. L. S. da, Ferreira, M., Pereira, S. M., & Silva Filho, O. L. da. (2019). Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências. Pesquisa E Debate Em Educação, 9(1), 459–471. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31125

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)