Apresentação

Autores

  • Fernanda Cunha Sousa
  • Sandra Almeida

Resumo

Semana de Estudos Clássicos é o mais antigo evento permanente realizado pela Faculdade de Letras da UFJF. Há mais de 20 anos, reúne estudantes e estudiosos da área de Estudos Clássicos, oferecendo à comunidade acadêmica conferências, mesas-redondas e minicursos sobre enfoques dos estudos clássicos no Brasil, com particular ênfase em desdobramentos atuais de pesquisa realizadas em importantes centros do Brasil e do exterior.

 

Entre os dias 3 e 6 de novembro de 2014, a 23ª edição da Semana de Estudos Clássicos da FALE/UFJF propôs o tema Discere et docere – aprender e ensinar os clássicos e convidou a comunidade acadêmica a colocar em debate diferentes perspectivas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da cultura greco-romana, da Antiguidade aos nossos dias, abarcando questões de linguagem, literatura, sociedade e cultura. 

 

Como o objetivo principal deste evento é complementar a formação pedagógica dos graduandos em Latim, propiciando contato com pesquisas e possibilitando o desenvolvimento e apresentação de trabalhos, surgiu a proposta de, pela primeira vez, reunir os trabalhos completos resultantes das apresentações ocorridas durante o evento em formato de dossiê, a fim de colaborar para a difusão dos temas discutidos.

 

Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios é uma publicação eletrônica semestral, pertencente à Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cujo objetivo é divulgar trabalhos de alunos de graduação e de pós-graduação de instituições de ensino nacionais e internacionais que abordem questões pertinentes aos estudos clássicos e tradutórios. 

 

Nada melhor e mais prazeroso para nós do que reunir esforços e lançar o Dossiê resultante da 23ª Semana de Estudos Clássicos em parceria com a Revista Rónai! 

 

Abrimos este dossiê com o brilhante texto vida além da morte no Coliseu? do Prof. Dr. Antônio Martinez de Rezende, da UFMG, que propõe uma discussão entre as relações que podem ser estabelecidas entre os valores intrínsecos da poesia de Marcial em seus versos de celebração do Caesareo Amphitheatro e os projetos políticos implícitos na edificação daquele espaço celebrado.

 

O texto Do latim ao português: estudo diacrônico sobre as vogais, da Profª. Drª. Daniela Samira da Cruz Barros, da UFRRJ, traz uma abordagem histórica da língua portuguesa, ao estudar as origens latinas dos nossos fonemas vocálicos.

 

A Profª. Drª. Fernanda Cunha Sousa (UFJF) e a doutoranda Simone Sales Marasco Franco (UFRJ) propõem, no texto Desvios de morfologia verbal em relação à norma clássica descrita nas gramáticas, uma análise linguística da morfologia verbal presente no texto da Cena Trimalchionis e discutem a preparação dos estudantes de latim para lidar com textos que fogem dos padrões formais do Latim Clássico.  

 

Em A retórica para além da literatura, o Prof. Dr. Wagner Silveira Rezende (CAEd/UFJF) apresenta a importância da retórica em outros loci, além do literário, mostrando como suas características (aristotélicas) são fundamentais para áreas de pensamento relacionadas à ciência e à filosofia, caso da teoria social e da ciência política não somente na Antiguidade.

 

A mestranda Katia Regina Giesen (UFES) propõe, em Retórica e elogio nas Cartas de Plínio, o Jovem, algumas reflexões sobre como é feita a utilização do discurso de louvor nas epístolas plinianas e com quais possíveis funções.

 

Em Dioniso, um herói épico?, o mestrando Paulo Henrique Oliveira de Lima (USP) nos apresenta o resultado de sua pesquisa de mestrado intitulada A face heroica de Dioniso nas Dionisíacas de Nono de Panópolis, em que mostra como o autor da referida obra constrói um Dioniso com características de toda a literatura grega antiga.

 

Com o artigo intitulado Ars oratoria e ars amatoria em Heroides XIV, a mestranda Cecília Marcela Ugartemendía (USP) analisa o discurso persuasivo de Hipermestra e demonstra que sua construção se corresponde, em termos gerais, com as partes do discurso expostas no De oratore de Cícerodando especial destaque ao uso dos elementos não racionais da inventio -ethos pathos.

 

No artigo Ornamentos de elocução nas Tetralogias de Antifonte, o mestrando Roberto Fernandes De Nardi (USP) apresenta um levantamento de alguns ornamentos de elocução encontrados nos três discursos que constituem as Tetralogias de Antifonte, a fim de mostrar alguns dos procedimentos linguísticos e estilísticos utilizados pelo autor numa obra que muitos acreditam ter sido composta durante o estágio de formação da prosa ática, ou seja, a segunda metade do século V a.C.

 

O graduado Jefferson da Silva Pontes (UFJF), no texto Institutio oratoria VI, 2: poesia e retórica na peroração, mostra como Quintiliano defende que os afetos constituem o modo mais eficaz para mover os ânimos dos juízes, trabalhando com o tratamento desse assunto em sua obra com base nos seis excertos da Eneida utilizados ao longo do segundo capítulo do sexto livro da Institutio oratoria.

 

Em seguida, temos 03 trabalhos de graduandos de diferentes instituições, abordando a difusão dos Estudos Clássicos através de projetos de extensão, que abordam diferentes aspectos da contação de histórias a partir das Metamorfoses, do poeta Ovídio. São eles: Mitologia e contação de históriasScripta manent, uerba uolant, de João Victor Leite Melo, em parceria com sua orientadora Profª. Drª. Charlene Martins Miotti (UFJF); Contos de mitologia: formação acadêmica e extensão em diálogo, de Juliana Nascimento da Silva e Souza, Bárbara Delgado Azevedo, Deborah Evangelista Damasceno, Luís Cláudio Dadalti, Mariana Souza Veiga, em parceria com sua orientadora Profª. Drª. Fernanda Cunha Sousa (UFJF); Experiências de extensão: a Literatura Clássica como forma de unir a sociedade à Universidade, de Renata Silva Nery e Jenifer Lorrane S. Teodoro, Jean Carlos B. Moura, em parceria com sua orientadora Profª. Drª. Tatiana Franca Rodrigues Zanirato (UFG/Jataí).

 

Os artigos aqui reunidos demonstram bem a proposta do evento e da Rónai: colocar em diálogo professores, pós-graduandos e graduandos da área de Estudos Clássicos, com trabalhos diversificados e em diferentes estágios de suas pesquisas, visando sempre ao aprendizado mútuo.   

 

As editoras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-08-15

Como Citar

CUNHA SOUSA, F.; ALMEIDA, S. Apresentação. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23035. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: XXIII Semana de Estudos Clássicos da UFJF