Sequências didáticas na contação de mitos ovidianos

Autores

  • Letícia Machado Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Barbara Delgado Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda Cunha Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

contação de histórias, sequências didáticas, estudos clássicos, ensino de LP

Resumo

Este trabalho visa apresentar parte da prática do grupo Contos de Mitologia, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora, com alunos do 5º ano. A finalidade é divulgar a Cultura Clássica para os segmentos básicos da educação e aprimorar a formação acadêmica e didática dos bolsistas. Para isso, foram desenvolvidas sequências didáticas baseadas nos mitos da obra Metamorfoses, do poeta Ovídio. O trabalho difunde a contação dos mitos (a partir das narrativas ovidianas) e proporciona a criação de espaço para prática de gêneros orais, em diálogo com práticas escritas, na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDT, A. L.; GUSTSACK, F.; FELDMANN, J. Reflexões sobre a contação de histórias. Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):169-185. 17, 18, 19 de agosto, 2009.

BRONCKART, J.P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2 ed. 2. reimpr. São Paulo: EDUC, 2012.

_________. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COSSON, R. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20).

OVÍDIO. Metamorfoses. 2. ed. Lisboa: Cotovia, 2007. Tradução de Paulo Farmhouse Alberto.

SCHNEUWLY, B..Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2012.

SOUSA, F. C.; ZANIRATO, T. F. R. Contos de mitologia: a extensão universitária como forma de compartilhamento do saber. In: XIII Congresso Latino-Americano de Extensão Universitária, 2015, Havana. Caderno de anais do XIII Congresso Latino-Americano de Extensão Universitária. Havana: Editora da universidade de Havana, 2015.

TIAGO, M. V.; SOUSA, C. F.; AULER, J. Metamorfoses: a transformação dos mitos e o ato de (re)contar histórias. No prelo.

Downloads

Publicado

2017-03-17

Como Citar

MACHADO MIRANDA, L.; DELGADO AZEVEDO, B.; CUNHA SOUSA, F. Sequências didáticas na contação de mitos ovidianos. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 79–88, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23190. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: XXIV Semana de Estudos Clássicos da UFJF