Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios é uma publicação online vinculada à Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O seu objetivo é divulgar trabalhos que abordem questões pertinentes aos estudos clássicos e tradutórios.

A Rónai aceita submissões inéditas em português, inglês, francês, espanhol e italiano dos seguintes gêneros: artigos, traduções, resenhas críticas e entrevistas. Podem submeter textos estudantes de pós-graduação, bem como mestres e doutores egressos de instituições de ensino nacionais e estrangeiras.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios adota o sistema de avaliação duplo-cego. O processo de avaliação dos textos segue três etapas: 1) verificação da adesão ao foco e escopo da revista; 2) verificação da adesão às diretrizes para autores; 3) avaliação cega por dois pareceristas ad hoc, que emitirão pareceres sobre os textos submetidos, em relação à sua originalidade e relevância quanto ao tema apresentado no texto. Em sua avaliação, o(a) parecerista escolhe uma entre estas recomendações:

Aceitar: a submissão pode ser aceita como está ou necessita apenas de correções pontuais.

Correções obrigatórias: a submissão precisa de correções exequíveis a curto prazo. Sua aprovação posterior depende da incorporação das sugestões feitas pelo(a) avaliador(a).

Submeter novamente para avaliação: a submissão precisa de correções exequíveis a curto prazo e uma nova avaliação após incorporação das sugestões feitas pelo(a) avaliador(a).

Submeter a outra revista: a submissão não atende ao escopo da revista.

Rejeitar: a submissão não atende ao padrão editorial da revista ou precisa de a submissão precisa de correções substanciais.

Ver comentários: se nenhuma das opções for adequada, o(a) avaliador(a) deve justificar a recomendação com comentários ao(a) editor(a).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento em nível internacional. Assim, não será aplicada qualquer taxa quer a leitores, quer a autores.

 

Periodicidade

A Rónai publica um volume por ano, composto de dois números semestrais.

 

Indexação

A Rónai atualmente está indexada nos seguintes indexadores: DOAJ, Diadorim, Latindex, Livre, EBSCO, EBZ, MLA, REDIB, Sumários.org.

 

Arquivamento

O arquivamento da revista é feito pelos sistemas LOCKSS e CLOCKSS.