Desafios e perspectivas para o ensino de história indígena em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46287Palabras clave:
Ensino de história; indígenas; Minas GeraisResumen
O ensino de História passou por muitas transformações ao longo dos últimos quarenta anos, deixando para trás a perspectiva da decoreba e encontrando um caminho voltado para o pensamento e a ação críticas. Contudo, quando se trata da questão indígena, ainda encontramos grandes obstáculos, apesar dos significativos avanços na legislação. Diante do cenário, este artigo tem por objetivo, justamente, levantar as percepções que estudantes dos primeiro e segundo anos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFJF possuem sobre os povos indígenas de Minas Gerais. Mostraremos, desta forma, que, apesar da temática indígena estar inserida nos currículos e nas obras didáticas, a forma como está sendo trabalhada não atende aos objetivos de formar para uma cidadania plena, capaz de respeitar e compreender as diferenças, sejam elas étnicas ou de qualquer outra forma, revelando ainda termos uma longa caminhada pela frente.
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