Desafios e perspectivas para o ensino de história indígena em Minas Gerais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46287

Keywords:

Ensino de história; indígenas; Minas Gerais

Abstract

O ensino de História passou por muitas transformações ao longo dos últimos quarenta anos, deixando para trás a perspectiva da decoreba e encontrando um caminho voltado para o pensamento e a ação críticas. Contudo, quando se trata da questão indígena, ainda encontramos grandes obstáculos, apesar dos significativos avanços na legislação. Diante do cenário, este artigo tem por objetivo, justamente, levantar as percepções que estudantes dos primeiro e segundo anos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFJF possuem sobre os povos indígenas de Minas Gerais. Mostraremos, desta forma, que, apesar da temática indígena estar inserida nos currículos e nas obras didáticas, a forma como está sendo trabalhada não atende aos objetivos de formar para uma cidadania plena, capaz de respeitar e compreender as diferenças, sejam elas étnicas ou de qualquer outra forma, revelando ainda termos uma longa caminhada pela frente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando Gaudereto, Colégio de Aplicação da UFJF

Graduado em História (UFJF), Mestre e Doutor em História (UFF).

References

Almeida, Fabiana Rodrigues Garbelini de. A anatomia de uma interdição: narrativas, pagamentos e silenciamentos na construção da BNCC de História. (Tese de Doutorado). Juiz de Fora: UFJF, 2021.

Almeida, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: EDFGV, 2010.

Amantino, Márcia. O mundo das feras: moradores do sertão oeste de Minas Gerais - século XVIII. São Paulo: Annablume, 2008.

Arroyo, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

Brasil. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. In: Diário Oficial da União, 10 de março de 2008.

Castro, Natália Paganini Pontes de Faria. Entre coroados e coropós: a trajetória do padre Manuel de Jesus Maria nos sertões do rio Pomba (1731-1811). (Dissertação de Mestrado). Juiz de Fora: UFJF, 2010.

Cerri, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: EDFGV, 2011.

Conselho Indigenista Missionário. Relatório Violência Contra Povos Indígenas no Brasil (Dados de 2023). Brasília: Conselho Indigenista Missionário, 2024.

Côrtes, Clélia Neri. Educação escolar indígena: resistência ativa e diálogos interculturais. Salvador: EDUFBA, 2023.

Langfur, Hal. The forbiden lands: colonial identity, frontier violence, and the persistence of Brazil’s eastern indians. Stanford: Stanford University Press, 2006.

Lakatos, Eva Maria & Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Autor. Conflitos agrários em Minas Gerais: o processo de conquista da terra na área central da Zona da Mata (1767-1820). (Tese de Doutorado). Niterói: UFF, 2013.

Autor; Vicente, Gabriel Braga; Mayrink, Natasha. Os indígenas nos livros didáticos: uma abordagem crítica. In: Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Recife, Vol. 2, nº 1, p. 124-139, 2016, Colégio de Aplicação UFPE.

Autor & Ferreira, Rosângela Veiga Júlio. Impactos do ensino de história na formação do pensamento crítico: desafios de educar para a compreensão da consciência histórica das sociedades indígenas. In: Instrumento. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. Juiz de Fora, vol. 18, nº 2, jul./dez. 2016.

Autor. A luta pelo reconhecimento na América Portuguesa: relações entre indígenas e colonizadores nas Minas Setecentistas. In: Projeto História. São Paulo, nº 57, pp. 60-83, set./dez., 2016.

Machado, Marina Monteiro. Entre fronteiras: posses e terras indígenas nos sertões (Rio de Janeiro, 1790-1824). Guarapuava: Unicentro, 2012.

Monteiro, John Manuel. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

Munduruku, Daniel. Tecendo a memória. In: Tecendo a Memória | Itaú Cultural (itaucultural.org.br) acessado em 14 de outubro de 2024 às 14:23.

Munduruku, Daniel. Usando a palavra certa pra doutor não reclamar. In: Usando a palavra certa pra doutor não reclamar | Itaú Cultural (itaucultural.org.br) acessado em 15 de outubro de 2024 às 10:39.

Munduruku, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.

Oliveira, Aline Nóbrega & Braga, Patrícia Benedita Aparecida. Decolonialidade e educação como devir: avanços e impedimentos da Lei 11.645/2008. In: Realis: Revista de Estudos Antiutilitaristas e Pós-coloniais. Vol. 12, nº 2, jul./dez. 2022.

Paiva, Adriano Toledo. Os indígenas e os processos de conquista dos sertões de Minas Gerais (1767-1813). Belo Horizonte: Argumentum, 2010.

Pissolato, Elizabeth; Flecher, Júlia; Pêgas, Lucas. Retomada étnica Puri: movimentos entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. In: 6º Simpósio Científico ICOMOS/Brasil: Patrimônio cultural e direitos humanos. Juiz de Fora: UFJF, 11 a 14 de dezembro de 2023.

Pissolato, Elizabeth & Oliveira-Castro, Andréa. Apresentação. In: PISSOLATO, Elizabeth & OLIVEIRA-CASTRO, Andréa (orgs.). Políticas ameríndias de contra-colonialidade no século XXI. Juiz de Fora: EDUFJF, 2023.

Prado, Beatriz Martins dos Santos; Pedro, Rachel da Costa; Gomes, Marineide de Oliveira. Um olhar sobre a Lei Federal 11.645/2008: antecedentes, concepções e evolução. In: Leopoldianum. Ano 44, 2018, nº122.

Resende, Maria Leônia Chaves de; Rocha, Leonardo Cristian; Sales, Cristiano Lima; Palma, P. Estrada Real: um lugar de memória dos povos indígenas? In: Tempos Gerais (São João Del Rei). vol. 5, p. 43-63, 2014.

Rios, Layana do Amaral & Silva, Cláudia. Influenciadores digitais indígenas: o Instagram como mídia para manifestação identitária e ativista de indígenas da Amazônia brasileira. In: Brazilian Creative Industries Journal. Novo Hamburgo, vol. 3, nº 1, jan./jun. 2023.

Saraiva, Luiz Fernando. História regional e vestibulares. In: CES Revista. Juiz de Fora, vol. 19, p. 81-98, 2005.

Traspadini, Roberta Sperandio. A dialética da dependência contemporânea: a educação como mercadoria. In: Rebela: Revista de estudos Latinoamericanos. Vol. 8, nº1, jan./abril 2018.

Published

2024-12-20

Issue

Section

Artigos