Ser Professor em Portugal

a problemática do acesso à formação/profissão

Authors

  • Rui Neves Departamento de Educação e Psicologia / Centro de Investigação em Didática e Tecnologia Educativa - Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30715

Keywords:

Ser professor, Acesso, Desenvolvimento profissional

Abstract

O presente artigo procura caraterizar e refletir acerca da questão do acesso à formação e à profissão de Ser Professor no atual contexto social e político em Portugal. Para isso, descreve-se o contexto da formação inicial de educadores e professores e sua articulação com o ingresso na profissão. Em sequência, perspetiva-se a atual situação em Portugal, nos seus constrangimentos, desafios e oportunidades. Com um enquadramento em documentação europeia e nacional, traça-se um panorama entre a análise crítica da realidade e as exigências de um processo de desenvolvimento profissional dos professores que para além de atrair as novas gerações, combatam o abandono por meio de políticas de qualificação, credibilização e reconhecimento.

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Published

2020-06-30