A supervisão em contextos de formação

alguns estudos em Portugal

  • Jane do Carmo Machado Universidade de Aveiro
  • Ana Isabel Andrade Universidade de Aveiro
  • Isabel Alarcão Universidade de Aveiro
  • Rui Neves Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Supervisão, Investigação, Formação, Trabalho

Resumo

Apresentação feita pelos Organizadores do número temático.

Biografia do Autor

Jane do Carmo Machado, Universidade de Aveiro

Desenvolve estudos de Pós-Doutoramento na área da Supervisão na Universidade de Aveiro – Portugal (2018-2020). É membro colaboradora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF (UAveiro). Doutora e Pós- Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação e Especialista em Administração Escolar pela Universidade Católica de Petrópolis e Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Foi Orientadora Escolar na rede pública de ensino de Petrópolis e Professora do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis – RJ- Brasil. Autora e coautora de comunicações e palestras em eventos nacionais e internacionais e de artigos sobre as temáticas sobre formação e trabalho docentes e supervisão. E-mail: janemachado@ua.pt; https://orcid.org/0000-0001-8786-4108

Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro

Professora Associada com Agregação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal), Ana Isabel Andrade é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra, tendo-se doutorado em 1997, na Universidade de Aveiro, com uma tese em Didática de Línguas. Tem sido responsável por unidades curriculares nos cursos de formação inicial e pós-graduada de professores. Participou em vários projetos de investigação e de formação, tendo coordenado o projeto ILTE (Intercomprehension in Language Teaching Education), financiado pelo Programa Socrates, e o projeto Línguas e Educação: construir e partilhar a formação, financiado pela FCT. Orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento, contando com várias publicações em livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. E-mail: aiandrade@ua.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3182-9351.

 

 

Isabel Alarcão, Universidade de Aveiro

Licenciada em Letras, mestre em Currículo e Instrução e doutorada em Educação, professora catedrática aposentada da Universidade de Aveiro, onde exerceu os cargos de Vice-reitora e Reitora. Integra, desde a fundação, o CIDTFF. É membro da SPCE e do CIDInE. Autora de vários livros e artigos, conferencista frequentemente convidada, é conhecido o seu pensamento sobre o papel das Didáticas Específicas na formação de professores bem como o da Supervisão no desenvolvimento profissional dos professores e das escolas, numa perspetiva reflexiva. E-mail: ialarcao@ua.pt Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5356-0931.

 

Rui Neves, Universidade de Aveiro

Doutor em Didática (UAveiro), Mestrado em Ciências do Desporto (UPorto), Licenciado em Educação Física (ULisboa). Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia e membro efetivo do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (UAveiro). Autor e coautor de comunicações em eventos nacionais e internacionais e de artigos sobre a temática da formação e trabalho docente. E-mail: rneves@ua.pt; https://orcid.org/0000-0002-3285-7733.

 

Referências

ALARCÃO, Isabel. A didáctica curricular na formação de professores. Em ESTRELA, A. e FERREIRA, J. (orgs.) Desenvolvimento Curricular e Didáctica das Disciplinas. Actas do IV Colóquio Nacional da Association Francophone Internationale de Recherche en Sciences de l'Education (AIPELF),1994, 1994, p. 723-732.
Publicado
2020-06-30