Práticas intergeracionais e TIC

um contributo para uma revisão da literatura

Autores

  • Paula Mota
  • Rui Neves Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.19042

Resumo

Neste artigo propomo-nos realizar uma revisão da literatura sobre a implementação de programas intergeracionais mediados pelas TIC referenciados em bases de dados. Foram utilizados dezassete artigos de diversas bases de dados que contemplam os tema-chave a abordar. Posteriormente foram desenvolvidas as subcategorias que resultaram da análise dos trabalhos: envelhecimento ativo e aprendizagem ao longo da vida; TIC e aprendizagem intergeracional; e TIC e aproximação familiar. A análise dos dados demonstra que a aplicação de programas intergeracionais mediados pelas TIC contribui para solidificar processos de aprendizagem e alterar a perceção tanto dos mais novos como dos mais velhos em relação à outra geração, contribuindo para a aproximação familiar, especialmente, nas famílias separadas por grandes distâncias.

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Biografia do Autor

Paula Mota

Mestre em Educação Especial pelo Instituto Superior de Ciências Educativas, Odivelas; Portugal.

Rui Neves, Universidade de Aveiro

departamento de Educação e Psicologia/ Centro de Investigação em didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Publicado

2019-06-05