A formação prática nos cursos de Pedagogia: afirmação ou enfraquecimento?
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19027Resumo
O presente ensaio articula elementos teórico-conceituais associados ao processo formativo do professor para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo o seu foco direcionado para a dimensão prática dessa formação. Tece um panorama geral dos cursos de Pedagogia, discorrendo sobre alguns dilemas e críticas que lhes são direcionadas, e pontua o lugar ocupado pelas práticas na estrutura curricular desses cursos. Lança mão de propostas correlatas à formação inicial de professores nos Estados Unidos da América e na Espanha para discutir algumas iniciativas dessa natureza que vêm ocorrendo no Brasil. Nesse diapasão, sob a luz das experiências norte-americana e espanhola, são discutidos três programas brasileiros voltados para os cursos de licenciatura, o que permite apontar para a realidade que assola o contexto brasileiro e indicar a necessidade de se (re)pensar a formação prática nos cursos de Pedagogia.