A formação prática nos cursos de Pedagogia: afirmação ou enfraquecimento?

Autores

  • Deniele Pereira Batista Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19027

Resumo

O presente ensaio articula elementos teórico-conceituais associados ao processo formativo do professor para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo o seu foco direcionado para a dimensão prática dessa formação. Tece um panorama geral dos cursos de Pedagogia, discorrendo sobre alguns dilemas e críticas que lhes são direcionadas, e pontua o lugar ocupado pelas práticas na estrutura curricular desses cursos. Lança mão de propostas correlatas à formação inicial de professores nos Estados Unidos da América e na Espanha para discutir algumas iniciativas dessa natureza que vêm ocorrendo no Brasil. Nesse diapasão, sob a luz das experiências norte-americana e espanhola, são discutidos três programas brasileiros voltados para os cursos de licenciatura, o que permite apontar para a realidade que assola o contexto brasileiro e indicar a necessidade de se (re)pensar a formação prática nos cursos de Pedagogia.

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Biografia do Autor

Deniele Pereira Batista, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

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Publicado

2018-03-22